Cultura Notícias

Binance NFT lança nova plataforma com digigrafias da artista visual Paula Klien, e mais outros 99 artistas e criadores globais.

A artista visual Paula Klien, em seu stúdio.

Artista contemporânea de enorme talento e criatividade, Paula Klien, uma das maiores e mais expressivas artistas visuais brasileiras, renomada e conceituada nacional e internacionalmente, através de sua arte, sempre apresentou uma revolução estética, desestrutural e estrutural em suas obras, fundamentadas e inspiradas intuitivamente na filosofia oriental milenar, criado a partir do nanquim, o Chinese ink – material que surgiu na época do Taoísmo. Segundo a artista Tao é o caminho fluido que revela nossa falta de controle sobre os acontecimentos.

Exposição Fluvius, da artista visual Paula Klien, 2019, no CCC, no Rio de Janeiro.

O conceito do trabalho de Paula Klien está no tempo das coisas e no fluxo de nossas vidas. Suas pinturas expressionistas líricas e abstratas acontecem na água – no estúdio ou dentro de rios. Dentre os diversos trabalhos da artista encontra-se também a criação de digigrafias,  oriundas de um amplo repertório referencial de seus trabalhos fotográficos. A digigrafia é uma técnica relativamente nova que parte do desenho (desenho feito em nanquim sobre o papel) que é digitalizado através de um sacanner, manipulado em um programa para tratamento de imagens (por ex o photoshop) e depois impresso através de uma impressora de grande qualidade. Em resumo, é um processo contemporâneo de gravações de imagens por meios digitais em impressões em papéis ou telas (canvas).

A artista Paula Klien, em comunhão e em processo de criação em meio à natureza,

 

A artista visual Paula Klien ao lado de suas digigrafias, em sua Exposição Fluvios, 2019, no CCC, Rio de Janeiro.

Por sua arte intuitiva, abstrata e lírica, Paula Klien sempre se destacou no cenário da arte contemporânea nacional e internacional, não só pela sofisticada estética de suas obras e pelo rico e robusto conceito de sua arte, como também por seu feeling vanguardista. Criatividade, talento, intuição, originalidade e vanguarda, todos somados, levaram esta extraordinária artista a ser convidada para integrar uma seleta lista de 100 artistas e criadores da indústria da Economia Criativa Global, em uma Plataforma de NFT lançada hoje, 24 de Junho pela Binance, a maior e principal do mercado global em negociação de criptomoedas.

Para que você possa compreender melhor a relevância da representatividade do mercado artístico brasileiro através da arte de Paula Klien e também dos outros criadores em Plataformas de NFT’s, vamos explicar simplificadamente o que é NFT, que começou voltada para o mercado financeiro e agora abre para a Indústria da Economia Criativa Mundial: a sigla NFT significa “Non – Fungible Tokens”, ou Tokens infungíveis, no bom e velho português.

A artista visual Pula Klien.
Crédito/foto, Miguel Sá.

Estes Tokens, basicamente são ativos (produtos e serviços do mundo real) digitais que possuem certificados de posse e códigos que ficam dentro de um sistema denominado blockchain, que é uma base de dados (digamos assim) que funciona como uma cadeia de ativos cujos esses são permanentes (insolúveis), ou seja, não se apagam. O sistema blockchain funciona como um livro de contabilidade de entrada e saída do caixa, só que no mundo digital. Através deste sistema sabe-se tudo que aconteceu com aquele produto ou serviço através de um  código que atesta sua autenticidade.

Mas afinal, qual a importância do mercado de NFT”s, para a Indústria da Economia Criativa? A grande sacada é que a indústria do NFT devolveu à esta Indústria uma coisa que ela havia  “perdido” com a difusão da pirataria e os downloads pagos, que é a idéia de posse com exclusividade. O que foi e está perdido por conseqüência de downloads e pirataria, agora pode ser resgatado e salvaguardado, graças à estas Plataformas NFT’s que abriram para este setor. Quando um artista ou criador de um bem coloca sua obra dentro do mercado de NFT, o comprador passa a ter um certificado digital de legitimidade e tangibilidade daquela obra de arte, produto ou serviço.

A artista visual Paula KLien, em seu stúdio.

Isso quer dizer que uma arte digital agora poderá ter sua autenticidade provada. Sem esse advento, a arte feita em formato digital (em qualquer formato ou extensão – jpg, png, mov, mp4 e outros) tem alta reprodutibilidade, podendo ser repetida diversas vezes sem que se saiba se é arquivo original. Com o registro criptográfico da obra, que não pode ser modificado, há como provar sua originalidade, agregando valor ao trabalho. Assim, o comprador leva para casa (em um pendrive, um CD-Room, em uma nuvem ou outro dispositivo de armazenamento) um arquivo com autenticação!

Os tokens não-fungíveis são os melhores para serem utilizados ao registrar a obra porque não podem ser recriados, modificados ou substituídos. Ou seja, eles são únicos. Existem diversos tipos de NFTs, mas dois dos maiores grupos de NFTS são os das artes digitais e das coleções digitais. Por isso, elas também podem ser chamadas, além de Crypto Art, de NFT Art.

Obra Pranto e Baba, da artista visual Paula Klien.

A Binance preparou para o lançamento de sua nova Plataforma, um seleto grupo de 100 artistas de todo o mundo, que se destacam por seus diferenciados trabalhos no mercado das artes e setor criativo do mercado global. A artista visual Paula Klien, se encontra neste seleto grupo, por tudo que sua arte simboliza e oferece à nível conceitual, estético e inovador,  não só por intermédio de suas obras de arte em telas, mas também pelas suas obras digigráficas que cabem ao formato ideal do mercado de NFT’s.

Exatamente isso: Paula Klien, há tempos, antes do mercado NFT abrir portas para o setor criativo e para as artes (em especial as digitais que é o modelo mais acurado para este mercado), já criava e produzia obras de arte digigráficas, que podemos classificar como um boom referencial de modelo de arte digital para o mercado NFT.

Obra digigráfica da série Animais Noturnos, da artista visual Paula Klien.

Nossa arte contemporânea muito bem representada por esta grande artista que sem dúvida é uma vanguardista e uma das pioneiras (dentro do mercado de artes visuais no Brasil) no uso de NFT’s, lançou em Maio suas primeiras coleções digigráficas na Plataforma Marksplace e agora prepara novas coleções para a Binance NFT. Sobre o processo criativo das digigrafias, a artista revelou que como sempre gostou de desenhar insetos e animais em preto e branco, imaginados por ela, houve um tempo em que começou a misturar digitalmente estes desenhos com fotos que ela tirava de coisas que costumava colocar dentro de um aquário de tamanho médio cheio de água. Podia ser literalmente qualquer coisa que não estivesse viva, geralmente estranha e colorida. Depois de misturar estas imagens no computador, Paula Klien decidiu espelhá-las para fazer um teste de Rorschach (popularmente conhecido como teste do borrão de tinta) para seu uso pessoal. A partir daí começa a recolhe-los e chamá-los de digigrafias, para encaixá-las harmoniosamente com as pinturas.

A artista visual Paula Klien (centro da foto), recebendo seus convidados na abertura da Exposição Flúvios, 2019, no CCC, Rio de Janeiro. Ao fundo, digirafias

Como antes de começar a desenvolver e criar sua identitária arte digigráfica, a artista já havia desenvolvido um trabalho feito com nanquim e água (elemento fundamental de suas criações), resolveu encaixar os dois trabalhos por considerar que embora tenham linguagens diferentes (um digital e o outro plástico), ambos são substancialmente parte de sua essência. Recentemente produziu digigrafias oriundas de um trabalho autofágico, onde flores foram submersas em um aquário. Após espelhadas, seus ângulos foram fracionados, fragmentados, estilhaçados e multiplicados.

A autofagia do trabalho original espalhou sementes e eternizou a magia da infância, resultando nun caos simetricamente padronizado, num caleidoscópio de fluidez ambígua, que seduz divergindo e convergindo, contraindo e expandindo, sendo ao mesmo tempo, Ym e Yang. Todos estes sensacionais trabalhos digigráficos ganharam som e movimento através do collab canadence Jeff Lemay, do artista visual Sol Galvão e do designer de som Pedro Conforti, que entenderam perfeitamente a consonância conceitual das obras em tela e das digigrafias da artista.

Obra Fluvius, da artista visual Paula Klien.

Por suas inovações artísticas, Paula Klien  atualmente agenciada pela Metaverse Agency, chega às Plataformas de NFT com a mesma força e fluidez de sua arte, sendo uma das pioneiras entre os artistas inseridos no mercado de arte contemporânea do Brasil, à abrir caminho para o merecido destaque e importância que nossos artistas e nossa arte brasileira merece.

Sem dúvida, mais uma revolução, mais um orgulho e mais uma conquista para nossa arte, representada e intermediada por essa artista espetacular!

SERVIÇO:

**Para saber maiores detalhes sobre a carreira e a arte de Paula Klien, acesse em nossa busca a matéria Fluvius.

Para conhecer a arte digigráfica de Paula Klien, acesse:

www.markesplace.com/paulaklien1

NOTA: imagens de divulgação autorizadas por Paula Klien.

PRESTIGIE A ARTE BRASILEIRA!

Leave a Comment