Por Jaqueline Stori – 19/07/2023
O hábito de montar mesas postas tem ganhado cada vez mais adeptos. A disseminação da mesa posta tem influenciado positivamente o mercado de utilidades doméstica. Pelo menos nos últimos 10 anos em especial de 2017 até hoje, empresas com atuação no segmento de decoração e utilidades doméstica, mesmo em meio a crise global trazida pela pandemia, não sentiram decrescer o consumo.
Em 2018, por exemplo, pegando o ritmo crescente que se iniciou em 2017, o mercado de mesa posta, segundo estudo da CASA CLUBE, teve um crescimento de mais de 30%. Em 2020, quando estourou a pandemia, este mercado continuou fortalecido, driblando a crise econômica mundial.
Segundo a ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DESIGN DE INTERIORES, este crescimento está relacionado com o mercado de decoração e presentes, que teve um crescimento de quase 500% de 2004 à 2014, não parando mais.
Estudos apontam que o consumo deste nicho está relacionado principalmente a três fatores: design inovador, funcionalidade e experiência de uma forma geral. Esta última, inclusive, é o fator principal e decisivo na escolha e na aquisição do produto.
O mercado percebeu que o consumidor não é mais influenciado apenas pelo preço de um produto e pela sua funcionalidade. Muita coisa impacta na sua decisão e a mais forte é de fato a experiência que o produto proporciona para ele.
Tendo esta percepção e driblando a crise econômica, o mercado de decoração e presentes, ganhou setores e profissionais (já existentes e outros novos) que não só agregaram-se perfeitamente à ele, como também impulsionaram ainda mais a cadeia produtiva e econômica deste segmento.
Artesãos, costureiras, bordadeiras, artistas cerâmistas, meseiras, influencers digitais, palestrantes, produtores de eventos, entre tantas outras, mergulharam neste mercado, seja produzindo roupas, acessórios e louças para mesa posta, prestando consultoria e assessoria para decoração, seja ministrando cursos, dando palestras etc. Sem falar no segmento da floricultura, que a cada mesa posta, elas passaram a ser presença fundamental na decoração.
Hoje, muitas pessoas empreendem no mercado de mesa posta, oferecendo os mais diversificados produtos e serviços, sempre antenados às tendências e inovações que o setor oferece, mas com muita sensibilidade à expectativa do consumidor.
Apesar da existência de muitos gigantes fabricantes, atacadistas, varejistas e fornecedores, o pequeno e médio empreendedor do segmento mesa posta, não dispõe de recursos para grandes publicidades midiáticas que abrangem um enorme número de pessoas ao mesmo tempo num mesmo horário, como a TV, por exemplo, tendo assim as diversas redes sociais e seus diferentes recursos como ferramenta de divulgação e comunicação com seu público alvo.
A concentração de profissionais, serviços e empreendimentos voltados à mesa posta nas redes sociais, também colabora com o fluxo econômico desta cadeia e com o comportamento, formação de opinião e estilo do público consumidor. As empresas e profissionais se adequam as modificações tecnológicas das redes, sendo “obrigados” a traçarem estratégias de venda, inovação de seus produtos e serviços, e claro, a forma como se comunicará com seu público.
E o motivo para todo este crescimento expansivo foi o RETORNO AO HÁBITO DE RECEBER À MESA, principalmente durante o período pandêmico, onde muitas pessoas concentraram-se quase que integralmente em suas residências.
Se por um lado a pandemia trouxe muitas perdas de vidas (infelizmente) de pessoas que amamos, por outro trouxe muitas reaproximações, também,com pessoas que amamos. O convívio e o estreitamento dos laços afetivos, implicou em inúmeras coisas benéficas para todos, que acabou desembocando em vários fatores sócioculturais e econômicos, refletindo positivamente não só no segmento de mesa posta, mas também em muitos outros. Todavia, o melhor sem dúvida alguma, foi e continua sendo estar unido e fortalecido na companhia de quem amamos!
E que venham muitas mesas postas para recebermos e brindarmos a vida!!
No próximo artigo, como as áreas de convivência estão ganhando cada vez mais espaços nos lares, valorizando imóveis e unindo pessoas para confraternizações, festas, almoços, churrascadas e também aquela reuniãozinha para cozinhar, experimentar novas receitas e saborear boas bebidas!
Até breve!