Mesa, Lazer & Gourmet

Serviço de consultoria para enxoval de mesa posta

Vitrine (área interna). Imagem: Pinterest.

Por Jaqueline Stori – 22/08/2024

 

Quase todas as culturas possuem o hábito da mesa posta. Há os que não abrem mão de fazer suas refeições à mesa, diariamente, e há os que por alguma razão só as fazem finais de semana e (ou) em ocasiões especiais. O fato é que o hábito da mesa posta está intrinsecamente ligado à nossa cultura, e mesmo aqueles que não possuem o hábito diário, não deixam de apreciar uma bela mesa posta com boa comida e a atmosfera de união, alegria e prazer em estar reunido com quem se ama.

Fonte: Imagem/Home Lovers Do Brasil

Como costumo dizer em meus artigos, é totalmente possível produzir uma mesa posta simples com charme e elegância, sem fazer uso das louças, talheres e rouparias de luxo. Basta ter criatividade e saber usar e harmonizar os utilitários, arranjos e objetos decorativos corretamente. Porém, se você pode investir num diversificado enxoval para variar estilos de decoração, vá em frente porque vale muito à pena!

Nesta proposta de mesa de café da manhã, a confirmação do menos ser mais, e que simplicidade é sinonimo de elegância.
Imagem, Site Gravidez


Mesa posta, para um belíssimo e sofisticado café da manhã. Destaque para a posição corretissima dos itens a serem utilizados.
Imagem, Pinterest

Muitos pensam que a necessidade e a satisfação em organizar e comprar enxoval de cama, mesa e banho, é somente privilégio dos noivos: mas não. Solteiros antenados em novas tendências  que costumam receber visitas e realizar reuniões informais em casa, estão consumindo cada vez mais produtos e serviços de consultoria personalizada para decorar seus ambientes e compor seu enxoval de cama, mesa e banho.

Além de noivos e solteiros, muitos casais e donas de casa tem o hábito de renovar seus enxovais anualmente, principalmente no período que antecede as festas de fim de ano, optando pelo serviço de consultoria personalizada que entre muitas funções, está a de poupar o tempo do cliente na pesquisa e procura de produtos que atendam suas necessidades específicas, estilo, gosto pessoal, custo e benefício.

Feira de utilitários.
Imagem: @abcasafair

Todavia, muitos se pegam em certas dificuldades na hora de escolher um serviço de consultoria personalizada que corresponda sua expectativa, por não saber exatamente o que um consultor pode oferecer.

Como meu segmento é o de mesa posta e ambientes de convivência, falarei aqui, um pouco sobre o serviço de consultoria relacionado à estes nichos (que são interligados), objetivando elucidar algumas dúvidas na hora de contratar este serviço.

Então, vamos lá!

Bem, obviamente que todo profissional além de ter domínio sobre sua área atuante, tem de estar sempre acompanhando o surgimento de novas tendências de mercado, hábitos de consumo, inovações que servem ou podem servir à produção de seu trabalho e à sua criatividade.

Vitrine (área interna).
Imagem: Pinterest.

Tendo isso, o primeiro passo para contratar um serviço de consultoria personalizada não é exatamente priorizar o tempo de mercado que o profissional tem (claro que isso é um fator importante), mas sim seu conhecimento e sua criatividade.

Por mais que o tempo de mercado proporcione experiências práticas fundamentais no exercício da profissão, a produção artística e cultural criativa direcionada à determinados segmentos, é fator preponderante para uma boa e abrangente consultoria sobre mesa posta, pois na hora da curadoria do enxoval ou produção de ambiente, é o conhecimento sobre design, história de produtos manufaturados, cultura e arte que irão proporcionar ao cliente o diferencial que servirá ao seu estilo e necessidade. Sendo assim, sugiro que na hora de escolher seu consultor personalizado, priorize antes de tudo seu conhecimento e criatividade.

Vitrine (área interna).
Imagem: Pinterest.

Já no quesito experiência, outro fator determinante é a capacidade do consultor em alinhar seus conhecimentos às expectativas da família ou da pessoa, coletando o máximo de informações para traçar o perfil do cliente e ser mais assertivo. Com as informações, é feita uma análise do estilo de vida familiar ou individual, suas preferências e necessidades, que servirá como bússola para o profissional planejar um guia de enxoval totalmente personalizado e a realização da compra.

Procure também verificar através de redes sociais, sites ou blogs sobre decoração e decoração de mesa posta, se o consultor oferece dicas criativas e informações sobre assuntos  relacionados direta e indiretamente com estes segmentos, que possam agregar conhecimento e dicas úteis para o público.

Vitrine: acrílicos vieram pra ficar e estão sendo cada vez mais procurados, por sua elegância, sofisticação e por combinar com diferentes estilos de decor de mesa posta e também de mobiliários, com criativos desingn e funcionalidade.
Foto: @omomdesign


Vitrine: Louças em cores estão em alta e traçam diversos estilos de decoração para mesa posta.
Imagem: @abyp_oficial

Em seu primeiro contato com um consultor, procure prestar atenção em sua abordagem no que diz respeito à proposta, planejamento e organização. Propostas mirabolantes com valores abaixo de mercado, com intuito de impressionar o cliente à todo custo, podem causar transtornos no final. Serviços de excelência nem sempre advém de baixas precificações  e de uma enorme lista de clientes insatisfeitos ou pouco satisfeitos.

O essencial é um profissional que ofereça verdade, segurança, conhecimento e capacidade de entrega de um serviço satisfatório que atenda as demandas do cliente, primando pela qualidade e não pela quantidade.

O serviço de consultoria personalizada pede para que este profissional adentre (ainda que de forma sutil) em questões peculiares de seus clientes para que possa ser traçado um perfil.  Por tal razão, uma característica fundamental  dos profissionais que de certa maneira necessitam adentrar na “intimidade” de seus clientes para executarem seus trabalhos, é a discrição.

Vitrine: matérias primas naturais como palha, ratã, fibras etc,, já estão na lista dos mais consumidos pelo público,. Atende principalmente o estilo Boho, mas se harmoniza muito bem com outros estilos de decor.
Imagem: @o.ikos

Assim, ao pesquisar por este tipo de serviço, procure se informar à respeito da discrição desse profissional que entrará na sua casa como também em muitas outras. Se ele não foi indicado por um conhecido (o que não é problema), busque referências através das mídias e das redes sociais. Há centenas de profissionais no mercado, ainda não conhecidos, que também realizam um serviço de excelência.

Muitas pessoas sentem-se constrangidas de não entender sobre decoração, e acabam ficando envergonhadas em responder determinados questionários e perguntas sobre o assunto. Isso é normal e não tem nenhum problema: saber o que se quer comprar simplesmente por identificação com determinado objeto, mobiliário, obra de arte ou outro produto, é uma questão intuitiva, que deve ser levada em conta pelo consultor que está ali para lhe auxiliar culturalmente e conceitualmente sobre suas escolhas, para que elas se adequem à sua casa de maneira que lhe agrade. Então, nada de vergonha, porque não existe quem sabe tudo.

Vitrine: bambu, uma tendência que conquistou todos os gostos e estilos. Sua rusticidade combinada com a delicadeza das louças, forma belíssimas propostas de decor.
Imagem: @soniapierryhome

Há também pessoas que por falta de tempo, optam em confiar no conhecimento, gosto e experiência do consultor, não participando das etapas curatoriais e pesquisa de mercado, permitindo que o profissional faça todas as escolhas de compra. Isso é muito comum, inclusive. Se você é desse time, deve então escolher um consultor que trace seu perfil minuciosamente, para que ele possa realizar suas compras em consonância com seu estilo e gosto.

No final, o importante é que ambas as partes saiam dessa experiência felizes e realizados!

 

NOTA: a curadoria das imagens é realizada pela consultora em enxoval para mesa posta e colunista Jaqueline Stori, assim como todos os comentários nelas contidos, não havendo relação com os comentários das fontes citadas.

Leave a Comment