Por Jaqueline Stori-17/10/2023
Para chegar neste artigo, tive que falar anteriormente, um pouco sobre “A Diversidade Artística Das Louças Na Mesa Posta” e sobre “Decoração De Mesa Posta Ao Seu Estilo”, por serem primordiais para a compreensão e auxílio na montagem da sua mesa posta, no que se refere à composição, decoração,uso correto de alguns itens e algumas regrinhas básicas fundamentais para fazer bonito e trazer conforto para os seus convidados.
Por isso, caso este artigo deixe alguma dúvida sobre como montar sua mesa posta, indico a leitura dos artigos citados acima, para complementar o que você achar necessário, ou até mesmo obter sugestões que induzam sua criatividade.
Contudo, antes de entrar no passo a passo de como montar mesa posta, é necessário falar brevemente sobre os três tipos de serviços mais utilizados nas recepções oferecidas por nós brasileiros, pois são eles que definem não a decoração, mas sim o posicionamento dos itens utilitários e decorativos da nossa mesa.
Então, vamos a eles:
– Serviço à francesa: é o mais requintado de todos e geralmente é realizado em ocasiões protocolares. É um serviço no qual os convidados não se levantam durante a refeição. As travessas são oferecidas aos convidados e eles mesmos se servem. Neste, a arrumação deve ser a seguinte:sousplat (obrigatório); 4 pratos (sendo um de pão); 8 talheres (se for usar lavanda somente 7); 4 taças; e um guardanapo. Numa mesma arrumação, o pratinho de pão e a lavanda nunca vão juntos. Então, minha sugestão é que a lavanda seja só colocada (e quando isso acontecer o pratinho de pão não entra) caso o menu peça. Ou seja, se for servir alcachofra, lagosta ou qualquer outra comida que o convidado necessite de “lavar” as pontas dos dedos.
– Serviço Americano: este é o mais informal e o mais usado por nós, principalmente quando oferecemos almoços e (ou) jantares, cafés da manhã ou chás e lanches da tarde, para um número de pessoas que a mesa não comporta. Neste, arrumamos as louças e os talheres sobre a mesa ou buffet, junto à comida, para que os convidados se sirvam;
– Franco Americano: também muito utilizado por nós, tanto nas ocasiões formais como nas informais. Neste, existe a mesa posta, porém a comida fica disponível no buffet. As pessoas pegam seus pratos, se servem e voltam para seus lugares à mesa.
Além da necessidade de expor os três serviços mais utilizados, para um melhor entendimento sobre qual mesa posta é mais apropriada para recepção pretendida à oferecer, também é necessário algumas regrinhas básicas, que fazem discretas, porém corretas diferenças, como por exemplo a altura ideal dos arranjos decorativos do centro de mesa, conforme citado no artigo anterior. Saliento aqui que as regras não foram criadas para engessar as pessoas, deixando-as constrangidas. Elas apenas servem como um guia orientador na organização dos itens, oferecendo mais conforto para quem for desfrutar da mesa posta. Já as regras mais rígidas (que não serão comentadas neste artigo) servem apenas para ocasiões protocolares (mais formais).
Então, vamos a elas:
-Se você optar por jogo americano ao invés de toalha de mesa, a distância mínima de um jogo para outro, é de 60cm. Esta distância, é necessária para evitar o desconforto do atrito ou aperto entre seus convidados;
– Caso opte por toalha ou trilho de mesa, a distância mínima é a mesma, porém deve-se contar os 60cm de distância, do centro de um prato até o centro de outro prato;
– O prato deve ficar 3cm da borda da mesa, mesmo quando optar pelo uso do sousplat. Agora, se o sousplat for muito largo, esta medida não será possível, e exigirá muita atenção para que o prato não fique muito longe da borda ou o sousplat não fique em cima da borda;
– O talher deve estar alinhado com o final do prato. Ou seja, também acompanha os 3cm de distância da borda da mesa;
– O apoio de talheres deve ficar acima das facas, sendo que no Serviço à Francesa, este item não é usado, porque os convidados não precisam apoiar seus talheres para se servirem, uma vez que são servidos pelo garçom;
– Os arranjos centrais florais, por exemplo, não devem ultrapassar a altura de 25cm. Algumas pessoas põe limite de 30cm, o que não é incorreto. No entanto, há pessoas de baixa estatura que se tiverem 1.60cm para menos, quando sentadas, arranjos com 30cm, já atrapalha um pouco a visão, gerando um certo desconforto na interação com quem estiver sentado à sua frente. Já outros objetos decorativos, como por exemplo os castiçais ou os vasos fininhos,podem ultrapassar a altura de 25cm, por serem esguios, não tapando a visão. É só distribuí-los corretamente, tomando cuidado com a altura das velas, para que as chamas não incomodem os convidados;
– Velas só cabem à mesa posta para o jantar, ou seja, a noite. Nunca durante o dia.
Tendo estas regrinhas que servem para todas as ocasiões (reforçando que regras mais rígidas cabem apenas à recepções protocolares ), podemos agora passar para o passo a passo da montagem.
Uma dica que eu costumo dar para minhas clientes que possuem louças diversificadas, é que antes de partir para montagem da mesa posta, deve-se escolher primeiro os pratos que pretende usar (claro que de acordo com o cardápio a ser servido), pois são eles que vão pautar as outras escolhas como rouparia da mesa, talheres, copos e taças, travessas e (ou) baixelas, arranjos, e (ou) demais utensílios e objetos decorativos. Agora, caso não tenha ou não possa adquirir uma variedade em louças, a louça branca ou transparente, vai bem com qualquer paleta de cores, acompanhando também outros utilitários e objetos decorativos. Pode apostar nela sem medo de errar.
Lembrando que a ideia de mesa posta é distribuir de uma maneira padronizada tudo o que você precisa para uma refeição – cada utensílio tem uma função específica. Portanto não é necessário colocar objetos que não serão usados. Frisando que taça ou copo de água, sempre deve estar presente, independente do serviço oferecido aos seus convidados.
Após a escolha dos pratos conforme o cardápio, vamos ao passo a passo:
– primeiro vamos colocar a toalha de mesa ou o jogo americano. Lembra do artigo anterior? Ou um, ou outro, nunca os dois juntos. Tendo arrumado a roupa de mesa, vamos distribuir os pratos conforme a distância descrita acima. Se for usar o sousplat, primeiro coloca-se ele, respeitando também as distâncias. Depois o prato principal e por cima dele o prato de entrada, que é o de sobremesa. No caso do uso do sousplat, eu costumo utilizar um naperon, para evitar que o prato escorregue, principalmente na hora de cortar algum alimento.
O pratinho de pão só deve ser colocado, se o cardápio pedir. Ele é individual, mede normalmente 15cm, e sua posição é a esquerda, acima dos garfos.
Após arrumação dos pratos, a leitura fica assim, por ordem, de cima para baixo: prato de entrada, prato principal e sousplat, caso haja.
Atenção: não se usa prato de sobremesa em cima do sousplat. Em cima deste, somente o prato principal.
Caso sua entrada seja algum alimento líquido, alguma massa com molhos ou outro alimento que necessite do prato fundo ou bowl, o prato fundo ocupará o lugar do prato de salada ou sobremesa (prato de entrada). Antigamente, o prato fundo nunca ficava vazio acima do prato raso. Ele vinha servido para mesa, antes do prato principal. Hoje, esta regra foi quebrada e muitas mesas arrumam suas louças de acordo com a ordem do cardápio.
– Talheres: estes também devem acompanhar o alinhamento do prato principal, em relação ao distanciamento da borda da mesa, conforme descrito acima, e com o cardápio oferecido. Os garfos arrumados do lado esquerdo, sempre do menor para o maior, de fora para dentro. Do lado direito as facas, com o corte ou serra para dentro, conforme a ordem dos garfos. Ao lado das facas a colher de sopa. Colher, faca e garfo de sobremesa, acima do prato.
– Taças, copos, anéis de guardanapo e guardanapos: nas ocasiões formais, não é comum usar copos. As Taças tem seu lugar sempre, além de proporcionar mais requinte. Porém, não é incorreto o uso de copo junto as taças, principalmente se for um belíssimo copo. O copo para água, pode ser posto junto com as taças de vinho e espumante. Agora, se não for servir todas as bebidas, deixe apenas duas taças posicionadas à mesa, uma para água e outra para vinho. Ou, um copo para água e uma taça para o vinho. Caso não sirva bebida alcoólica na mesa do seu dia a dia, uma bela taça ou copo para água ou suco, é o suficiente.
As taças ficam alinhadas ao lado direito e acima do prato, na seguinte ordem: taça de água (a maior), taça de vinho tinto (taça média), taça de vinho branco (taça menor) e taça para espumante (taça esguia). Como já disse, a taça da água pode ser substituída por um belíssimo copo e juntar-se as demais taças. Caso sirva um único tipo de vinho, pode usar qualquer tamanho de taça, desde que não seja a especifica para espumante.
Uma observação que gostaria de deixar aqui, é que nem todas as bebidas devem ser servidas em taças coloridas. Estas, são para servir água, sucos, refrigerantes e chás gelados. No entanto, não é errado servir outras bebidas, como vinho, por exemplo, dependendo da composição da sua mesa. É apenas inapropriado. Há belíssimas taças e copos coloridos para todos os tipos de bebidas, cujos modelos vale a pena sim, serem usados.
Os guardanapos ganharam belíssimos adornos, que são os anéis de guardanapo. Mas, caso você não possua ou prefira usar o guardanapo sem o a anel, você pode usar a dobradura retangular, que é a mais tradicional e não tem erro na elegância. O guardanapo, por regra, é sempre do lado esquerdo, ao lado dos garfos. Mas, graças a criatividade e inovação das meseiras, o guardanapo ganhou diversas dobraduras, e podem ir em cima ou embaixo do prato. Mas, nunca do lado direito, ok?
– PlaceCards ou Marcadores de lugares: este serve para ocasiões formais e (ou) protocolares, no qual o anfitrião decide onde deve sentar seus convidados. Seu uso no entanto, não é obrigatório. O placecard é muito utilizado em grandes recepções para muitos convidados, onde é servido jantar ou almoço em mesas coletivas, auxiliando na organização.
Mesa Café da Manhã:
Para essa, uma dica que costumo dar para minhas clientes, que vale tanto para ocupação de espaço do seu louçeiro (caso este seja pequeno), ou para minimizar custos, que é a de adquirir xícaras de chá, que serve para todas as bebidas quentes: chá, café, mate, chocolate quente, leite. Enquanto a xícara para café, não é utilizada para outra bebida, a não ser o próprio.
Na mesa posta do café da manhã, chá ou lanche da tarde não usamos sousplat: este, não é uma opção como nas outras mesas postas e sim uma condição. Tendo isto, arrumamos esta mesa da seguinte forma:
– louça conforme sua proposta de composição. Após a louça escolhida, jogo americano ou toalha de mesa;
– usamos prato de sobremesa (que irá combinar com o jogo de xícaras), talheres de sobremesa e taças ou copo para suco e (ou) água. Aqui nesta, mesmo sendo café da manhã, costumo colocar um copo para água e uma taça para suco, pois algumas pessoas bebem água durante o café: eu, por exemplo, sou uma;
– na mesa do café da manhã , taças de sobremesa ou bowls são usados para salada de frutas, cereais e outros alimentos que pedem item com profundidade;
– primeiro a roupa de mesa, depois os pratos de sobremesa e por cima deles a xícara com seu respectivo pires. O bowl ou taça de sobremesa, ficam acima do prato de sobremesa do lado esquerdo, acima do garfo. Caso opte por colocar a taça ou o bowl por cima do prato de sobremesa, a xícara irá para o lado direito, ao lado da taça ou copo para bebidas;
– os alimentos e as bebidas, podem ficar arrumados em um buffet (caso tenha), ou em uma, ou nas duas cabeceiras da mesa, dando mais espaço para os arranjos ou objetos decorativos que você preparou para seu café da manhã. Caso opte por distribuir os alimentos e bebidas pela mesa, entre os arranjos ou outros objetos decorativos, sem problemas, desde que não fique confuso para quem vai se servir. Afinal, a mesa é sua e deve carregar sua assinatura!
E para finalizar, mesa posta não é apenas para o dia que temos visita. A mesa posta do dia a dia pode e deve ser informal, conforme seu estilo. E tanto para as mesas informais como para as formais, a única regra que nunca pode ser quebrada, é a regra do afeto e acolhimento. De nada vale uma mesa requintada, com tudo que temos direito, se ao entorno dela não houver amor e alegria!
NOTA: a curadoria das imagens é realizada por Jaqueline Stori, assim como todos os comentários nelas contidos, não havendo relação com os comentários das fontes citadas.