Por Redação – 09/02/2022
A Bienal de Veneza, principal exposição de arte do mundo, divulgou a lista dos 213 artistas participantes de sua 59ª edição com 5 brasileiros e NFTs.
Lenora de Barros, Rosana Paulino, Jaider Esbell, Luiz Roque e Solange Pessoa representarão o Brasil na disputada mostra principal do evento com curadoria de Cecilia Alemani. Intitulada ‘The Milk of Dreams’, o nome da mostra referencia um livro da escritora e artista surrealista britânica Leonora Carrington, que faleceu há dez anos. Dos 213 artistas, 180 não participaram da Bienal antes. O evento acontece entre de 23 de abril a 27 de novembro deste ano.
A última vez que tantos artistas brasileiros participaram da mostra principal foi na 52ª edição, em 2007. Além destes, outros dois brasileiros também participam da Bienal de Veneza: carioca Eduardo Kac e o brasiliense João Angelini. Os dois apresentarão trabalhos em NFT Art no pavilhão da República de Camarões.
Originalmente prevista para 2021, a Bienal de Veneza acabou sendo adiada devido à pandemia de covid-19. “Muitas vezes, em tempos de crise, há uma mudança na produção artística e, se isso acontecer, quero tentar capturá-la”, contou a curadora Cecilia Alemani à ArtNews, na época.
Ela também adiantou que haverá um número maior de artistas já falecidos, transitando por épocas e questões de gênero, além de valorizar artistas mulheres. Será “uma exposição transhistórica, criando um diálogo entre o presente e o passado e criando um diálogo entre histórias de exclusão”.
PRESTIGIE A ARTE BRASILEIRA!!