O programa que fecha a Mostra 65 Anos da Cinemateca do MAM apresenta cinco curtas-metragens brasileiros. Nesta sessão serão apresentados: “Gafieira” (1972), de Gerson Tavares; “Creche-Lar” (1978), de Maria Luiza Aboim; “Carnaval de Rua – Porto Alegre” (1959), produzido pela Wilkens Filmes; “Pantera Negra” (1968), de Jô Oliveira; e “Eclipse” (1984), de Antônio Moreno.
A seleção foi realizada Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA), que tem por finalidade estimular a conscientização e promover o interesse público pela salvaguarda e acesso ao patrimônio audiovisual brasileiro. Entre os seus filiados estão pesquisadores, técnicos, estudantes e profissionais ligados ao setor no país. Todos os filmes desta sessão foram conservados por diferentes instituições de memória, que reforçam a importância de uma ação coletiva na proteção e valorização do patrimônio audiovisual.
Os curtas estão disponíveis gratuitamente desta sexta, 31 de julho, a quinta, 6 de agosto de 2020, na sala de exibição virtual do MAM. Veja em www.vimeo.com/mamrio.