Arte em Exposição

Exposições do Prêmio e do Instituto PIPA estão em exibição no Paço Imperial RJ.

Foto sem crédito retirada do site PIPA.

É com imenso prazer que o Instituto PIPA convida para as exposições do Prêmio PIPA e aquisições recentes, em exibição no Paço Imperial, na Praça XV, Rio de Janeiro, no período de 9 de setembro a 20 de novembro de 2021.

Na galeria Terreiro e no pátio central do museu, tem lugar a exposição dos quatro finalistas, anunciados, em decisão inédita, igualmente vencedores do Prêmio PIPA 2020: Gê VianaMaxwell AlexandreRandolpho Lamonier e Renata Felinto. Eles foram eleitos pelo Conselho do Prêmio, seguindo os parâmetros daquela edição: reconhecimento e trajetória consistente no circuito brasileiro da arte; o número de indicações; o portfólio e a página no site do PIPA, configurando uma premiação pelo conjunto da obra.

Obra de Gê Viana.

Ainda na galeria Terreiro, são apresentados os cinco Artistas Selecionados do Prêmio PIPA  2021: Castiel VitorinoDenilson BaniwaIlê SartuziMarcela Bonfim e Ventura Profana. Nesta 12a edição, o Prêmio PIPA traz um novo formato, sendo direcionado para artistas que tiveram sua primeira exposição no máximo há dez anos. O foco do PIPA 2021 é incentivar artistas em início de carreira que desenvolvem uma produção diferenciada. Os cinco Artistas Selecionados, que são os vencedores desta edição, apresentarão seus trabalhos em uma mostra online na forma de Ocupação Virtual. Isto ocorrerá aqui no site e nas redes sociais de 13 de setembro a 16 de outubro. Cada um deles também terá a oportunidade de apresentar seus trabalhos na plataforma de arte Preview, numa parceria com o PIPA.

Em outra galeria do museu, chamada Praça dos Arcos, o Instituto PIPA mostrará algumas obras que adquiriu e comissionou nos últimos anos, assinadas por artistas contemporâneos brasileiros que fazem parte da história do Prêmio PIPA. São obras de Aleta ValenteAna Frango Elétrico, Ana Paula OliveiraAndré GriffoBarbara WagnerDaniel BeerstecherElias Maroso, Ibã Huni Kuin (Isaías Salles),  Jaider Esbell e Yukie Hori + Inês Bonduki. O acervo do Instituto pode ser visto aqui.

Obra de Renata Felinto.

Por conta da pandemia da Covid-19, ainda em curso, haverá um limite de pessoas por galeria para realizar o evento visando a segurança de todos. O uso de máscara é obrigatório.

SERVIÇO:

Exposições Prêmio PIPA e Instituto PIPA
De 09 de setembro a 20 de novembro

Paço Imperial
Praça Quinze de Novembro, 48 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
De terça a sábado, das 12 às 17h
Entrada Franca

PRESTIGIE A ARTE BRASILEIRA!

Leave a Comment