Arte em Exposição

Entrevista com o conceituado designer de interiores Gustavo Quintanilha.

Gustavo Quintanilha Foto Iana São José

Workaholic de 32 anos, o designer de interiores Gustavo Quintanilha,  vem ganhando destaque cada vez mais no mercado de design. De Rio Bonito para um dos bairros mais cobiçados da cidade, Gustavo começa a se preparar para uma nova fase em sua vida.
Em conversa descontraída em seu apartamento, Gustavo Quintanilha recebe a equipe Vem Curtir, e nos conta como iniciou sua carreira e quais são suas perspectivas para o futuro.

Tudo tem início basicamente no final de 2010. Em Maio de 2011 ganha seu primeiro prêmio de arquitetura no Clube de Arquitetura e Design de Niterói destacando-se entre os 20 mais atuantes arquitetos e designers da mesma cidade. Em setembro do mesmo ano, realiza o Projeto do Escritório Jovem Executivo na Mostra Casa Design também em Niterói. Neste momento surge seu primeiro grande desafio resultado de bastante ousadia de sua parte. Faltando apenas sete dias para  Mostra, pegou um segundo espaço e em mais exatos três dias, sem alguns dos parceiros que deram para trás na última hora, executou tudo cumprindo a máxima: Missão dada, missão cumprida. Muitos parceiros não entregavam o combinado e por conta disso seu investimento deu um salto de 1x  para 10x mais, que foram pagos inicialmente com bastante dificuldade através de empréstimos e ajuda de familiares. Apesar das dificuldades, não se arrepende. A Mostra lhe trouxe retorno sob todos os aspectos. Foi a sua grande “virada”, afirma.

Em 2012 é convidado para o Morar Mais Por Menos, específico para arquitetos do Rio de Janeiro e ganha o prêmio em Milão na categoria brasilidade com o projeto de uma cafeteria afuncional na feira Isalone, considerada a maior feira do mundo de design de interiores. Marca neste momento sua mudança para o Rio de Janeiro, passando a ter uma projeção ainda maior do seu trabalho com grande notoriedade na mídia.

Em 2014, faz o Espaço das Artes, uma mostra no Morar Mais no Joá. Nada planejado, e três dias antes de começar a Mostra  começou a fazer o Hall das Artes, realizada com vários artistas plástico.
Em 2015, faz o Apartamento de Solteiro no Morar Mais no  Clube do Flamengo e no ano seguinte realiza a Mostra Living Espaço & Dinning, num espaço de 60m2 na loja Espaço Loft em Niteròi. Já em 2017, à convite da Idelli Tijuca, começa a se preparar para o lançamento do Catálogo Nacional da fábrica, que será em Agosto, na cidade de São Paulo onde apresentará um Living de 140m2.

Vem Curtir! Gustavo, o que motivou você a ser tornar um design de interiores? Algum estímulo familiar?
Gustavo: Não, não houve estímulo neste sentido. Minha família esperava que eu fosse um funcionário público com estabilidade, segurança… (risos). Eu fiz porque gostava de desenhar, de casas, móveis etc. Na faculdade passei pela área de construção de grandes empreendimentos, até que me encontrei no design de interiores.

Vem Curtir! Quais foram suas maiores dificuldades?
Gustavo: Todas. Eu não conhecia nada e ninguém. Comecei absolutamente do zero. Eu sou do tipo que vai com a cara e a coragem, conclui.

Vem Curtir! O que você acha sobre reciclagem no design?
Gustavo: Já trabalhei com reciclagem. Fiz o Morar mais por Menos em 2012, 2014 e 2015. Porém, apesar da reciclagem alcançar grande visibilidade midiática ela ainda pertence a um nicho muito restrito. Há pessoas por exemplo, que não querem em suas salas uma luminária que é um pneu. Minha “pegada” é contemporânea dando uma voltinha também pelo clássico. Meu público vai dos 20 aos 40 anos em média, jovens no seu primeiro ou segundo apartamento, em maioria.

Vem Curtir! Como se dá a captação de clientes?
Gustavo: Posso dizer que o Facebook, além, claro, do “boca a boca” que é o que mais acontece e o mais importante; supera as mostras e feiras que eu já participei. Melhor que site, inclusive, bem mais direto, dinâmico e próximo.

Vem Curtir! Sobre a crise econômica que assola o país, qual foi o impacto sobre você?
Gustavo: Não tive este impacto em relação ao mercado. Normalmente quem compra um imóvel vem se planejando para isto. O que posso dizer é que hoje as pessoas pesquisam mais, barganham, mas não quer dizer que não haja trabalho.

Vem Curtir! Qual seria o diferencial das empresas de sucesso?
Gustavo: O pós-venda. No meu caso, existe uma total disponibilidade para o meu cliente. Ele em primeiro lugar sempre. Não me importa se é feriado, se tenho que tirar férias…meu trabalho é o meu maior prazer.

Vem Curtir! Quais sãos seus planos para o futuro?
Gustavo: Ficar rico …rsrsrs… Bom, estou abrindo a 2Do Estúdio. A proposta é de uma empresa mais completa, indo da construção ao desing de interiores, englobando arquitetura, mão-de-obra, gerenciamento de projetos, adornos, algum tipo de revestimento; concentrando tudo num único lugar guardando suas devidas proporções já que o meu foco é o design. Minha intenção é focar em dar atenção ao meu cliente. Não preciso mais de tantas mostras e feiras neste momento. Pretendo estar mais estruturado até mesmo em relação à logística desta nova fase e realizar um projeto grandioso para um público mais selecionado. Para o pontapé inicial deste novo ciclo, em dezembro de 2017,  estarei no anuário nacional da Revista Casa Vogue que é a maior referência no universo de arquitetura e decoração do país, tendo como participantes somente os melhores e renomados arquitetos e desing de interiores.
Em setembro deste ano estarei pela quinta vez no anuário de decoração do The Book, onde encontram-se os cinquenta melhores profissionais de Niterói.

Vem Curtir! O que você diria para o jovem que quer ingressar nesta área? Qual é o caminho das pedras?
Gustavo: Coragem, estudar, adquirir conhecimento, meter a cara, não ter medo. Saber que trabalho é trabalho. Quem trabalha sozinho não tem horários, a prioridade é fazer o seu trabalho.

Vem Curtir! Quais seus contatos?
www.gustavoquintanilha.com.br
Facebook: Gustavo Quintanilha Interiores
E logo em seguida a 2Do na Abelardo Bueno em frente ao shopping Metropolitano

Nota do autor: Gustavo, sem dúvidas respira o que faz e se sente muitíssimo gratificado em sua profissão!!!

(por Iana São José)

Leave a Comment