Animação pode ser feita com desenhos quadro a quadro, com stop motion e bonecos de massinha ou até com personagens digitais criados no computador. Para a sessão 3 da Mostra Petrobras de cinema para crianças foram reunidos filmes de diferentes técnicas, de diversos lugares do país e feitos tanto por profissionais experientes quanto por crianças cheias de imaginação e criatividade.
Conheça as animações da sessão:
Baseado em um premiado livro de imagens, o “Fim da Fila” (2016) apresenta vários animais brasileiros em fila indiana, dia após dia. Conforme passa o tempo, surgem novos motivos para que os animais sigam em frente, sempre enfileirados – incluindo a aparição de um conhecido personagem do folclore. Afinal, o que tem no fim da fila? A linguagem gráfica da animação de William Côgo evoca a arte indígena brasileira.
O filme “Caminho dos Gigantes” (2016), de Alois Di Leo, se passa em uma floresta de imensas árvores. Oquirá, uma menina indígena de seis anos, vai desafiar o seu destino e descobrir o ciclo da vida. Em “Space Scape” (2017), do diretor Bruno Monteiro, um cadete espacial precisa lutar para conseguir sair de um labirinto que oferece uma coisa pior que a própria morte.
O clipe da canção “Macacada”(2016), do grupo de música para crianças “Angudadá”, conta a história de um menino solitário que sonhava em alçar voos mais altos. Com a ajuda dos amigos macacos, descobre novas formas de brincar e de perceber o mundo. A direção é de Thomas Larson.
Uma menina faz uma viagem alucinante por planetas imaginários, mas acaba perdendo a primeira aula. O curta “No Caminho da Escola” (2017) foi feito pelos alunos do Projeto Animação Instituto Marlin Azul. E completa a seleção “As Aventuras do Chauá”(2016). Produzido por Alunos da EscolaMunicipal Santo Antônio do Norte, o filme faz um alerta sobre a importância da preservação ambiental e do Papagaio Chauá, espécie nativa da Mata Atlântica ameaçada de extinção.
Os curtas-metragens selecionados em parceria com Marcelo Marão e o Dia Internacional da Animação ficam em cartaz na sala de exibição virtual da Cinemateca do MAM (www.vimeo.com/mamrio) até o dia 13 de agosto.
Todas as sessões são gratuitas!