Arte em Exposição

Alceu Valença – Na Embolada do Tempo, recebeu amigos e convidados para a noite de pré-estréia na Estação NET Gávea, no Rio.

Fotografia, Beatriz da Matta.

Por Jaqueline Stori – 18/06/2019

 

Foi lançado ontem na Estação Net Gavéa, na cidade do Rio, o documentário sobre um dos maiores artistas da música brasileira, Alceu Valença. O documentário “Na Embolada do Tempo”, dirigido por Paola Vieira foi produzido exclusivamente para a série de documentários musicais exibidos pelo Canal Curta! (TV fechada), onde já teve sua pré-estréia na cidade de São Paulo e também no Festival In-Edit, no Cine SESC, com ingressos esgotados e com direito a público arrebatado gritando o nome do artista com aplausos de pé, ao término da exibição.

Fotografia, Beatriz da Matta.

Neste documentário encontramos o próprio Alceu Valença revisitando sua carreira, desde os primeiros contatos com a música, na infância em São Bento da Una (Pernambuco), até 2018.

Conversamos com a diretora Paola Vieira na noite da pré-estréia, para sabermos sobre a realização do documentário, onde esta nos contou que procurada pelo Canal Curta! para possível realização de um documentário musical para a Série do canal, teve a idéia com Alceu Valença, por já conhecê-lo há tempos e também por já ter tido a oportunidade em trabalhar com ele em seus shows: passei a idéia para o Canal Curta! que aprovou de imediato. Assim, começamos a realizar este trabalho maravilhoso, contou ela.

Fotografia, Beatriz da Matta.

A diretora tem Alceu Valença como um personagem muito inspirador: ele é uma pessoa de grande auto-estima! Uma das coisas que mais admiro nele e mais acho importante em sua personalidade, é o jeito que inventou para ser aceito da forma como de fato é. Ele é autentico e original em tudo o que faz! Uma lição de vida, afirmou Paola Vieira.

Alceu compõe músicas lindas, músicas de estilos diferentes – toca muito bem. É realmente um artista completo. Um verdadeiro poeta, exclamou a diretora!

A diretora Paola Oliveira com Alceu Valença.
Fotografia Beatriz da Matta.

Neste filme, Paola também contou que brincaram muito. Brincamos muito com as falas dele, com suas reflexões onde mostra muito de sua coerência e também de sua incoerência, que também aparecem misturadas à sua música. Eu posso afirmar que hoje é uma das melhores fases, se não a melhor, da carreira do Alceu. Vemos ele muito mais querido! Está super tranqüilo, compondo muito, fazendo vários shows. Prestes a completar 73 anos, Alceu está ótimo! Aliás, ouso dizer que nunca esteve melhor, afirmou a diretora.

Chegando na Estação Net Gávea, amigos e convidados.
Fotografia Beatriz da Matta.


A atriz Vera Holts e amigos, prestigiando a noite de Pré-Estréia.
Fotografia, Beatriz da Matta.


Chegando na Estação Net Gávea, amigos e convidados.
Fotografia Beatriz da Matta.

O documentário “Na Embolada do Tempo” apresenta as produções de Alceu Valença, além de suas reflexões expressas através de sua música, seus próprios depoimentos e um vasto material de arquivo, de imagens recentes e de sua maratona de shows acompanhados pela equipe do documentário.

Dia 1 de Julho Alceu Valença completa 73 anos e o Canal Curta! exibirá com exclusividade na TV este maravilhoso documentário, onde o público e os fãs poderão assistir e atestar o vigor desse espetacular artista em suas turnês, onde o próprio faz questão de passar sua fórmula de juventude: “palco é vitamina”.

Alceu Valeça.
Fotografia, Beatriz da Matta.

SERVIÇOS:

Filme: Alveu Valença – Na Embolada do Tempo;

Duração: 86 min;

Direção: Paola Oliveira;

Exibição: Canal Curta!, dia 1 de Julho ás 21:30h

Leave a Comment