Assunto preocupante e de extrema importância para a vida planetária implicando diretamente na vida de todos os seres vivos, a preservação do meio ambiente é uma questão que embora seja muito discutida entre Nações Governamentais, Instituições internacionais, ONG’s, Empresas Internacionais e todo o restante da sociedade, ainda é pouco praticada. Muito se fala e pouco se faz!
Os dados são alarmantes no que diz respeito à poluição em todos os níveis: desmatamento florestal, toneladas diárias de resíduos de lixo que levam anos para se decomporem, poluição da água potável e as extinções de espécies de vida animal e vegetal que realizam sua parte na cadeia alimentar equilibrando o ecossistema do planeta. Realizam várias campanhas de conscientização, assinam acordos mundiais de preservação, projetam várias soluções, mas… Infelizmente para a grande maioria da população mundial não há consciência real sobre a importância desta questão relacionada à qualidade de vida. Há também, outras milhares de pessoas que mostram interesse na causa devido a temática estar muito em alta na mídia, nos meios intelectuais e nas classes sociais mais privilegiadas, apenas almejando o status social.
Porém, mesmo assim, é incorreto generalizar que a causa ambiental seja vista e tratada superficialmente por todos, e que independente dos interesses econômicos e políticos de grandes corporações e governos internacionais, não existam milhares de pessoas, diversas empresas (ainda assim muito poucas) e profissionais que não estejam engajados direta e indiretamente com o desenvolvimento sustentável: muitos se dedicam arduamente para este fim.
Podemos qualificar estes grupos como as pequeninas Grandes Formigas Operárias da construção e da cura do planeta. Cidadãos, profissionais e empresas que realizam práticas verdadeiras para com a sustentabilidade. Cada um como pode, entende e sabe: evitando o desperdício de água, usando fontes de energia renováveis e limpas, preservando áreas verdes, racionalizando e controlando a exploração de recursos minerais, priorizando a produção e consumo de alimentos orgânicos, priorizando a produção e consumo de produtos biodegradáveis, priorizando a utilização de tecnologias que usam fontes de energias renováveis e reciclando e coletando lixos seletivos para seu reaproveitamento. Dos catadores de latinha e papelão, aos empreemdedores ecológicos, o fato é que mesmo sendo minoria estas pequenas Grandes Formigas Operárias, fazem toda a diferença para o meio ambiente.
E neste contexto de realizar sustentabilidade, um jovem casal de engenheiros que entre tantas afinidades, mais uma: a de reaproveitar todo o lixo e restos de matéria prima que viam serem descartados pela empresa de engenharia naval para qual trabalhavam na época, e por tantas outras que também desperdiçam muita matéria nobre. Somando consciência, vontade de um mundo melhor, arte, trabalho, criatividade e muito amor, o casal de engenheiros Tuani Meireles e Higor Moura, embarcaram no viés ecológico, tomaram iniciativa e hoje apresentam para o público e para o mercado artístico e de design de interiores, o Espaço InSana-Design Industrial, localizado na antiga Fábrica Bhering no Rio de Janeiro, oferecendo mobiliários e esculturas de arte com materiais 100% reaproveitáveis, aliados a sofisticação e a funcionalidade, projetados e confeccionados por eles.
O Espaço, atualmente está com a Mostra Mudar É Preciso. Trata-se de um loft residencial em estilo industrial, com decoração montada em sua maioria com materiais descartados em lixos e ferro velhos. O loft montado e decorado exclusivamente para esta Mostra, conta com a assinatura de 7 profissionais da arquitetura, design e paisagismo dividindo a decoração que está distribuída em: sala de estar, cozinha americana integrada à sala de estar e suíte para casal. Além da Mostra temporária o Espaço InSana-Design Industrial mantém em permanência um charmoso Café-Bar inspirado nos cafés de Amsterdã e no design de Nova York.
Já a Marca Insana, é participante de vários eventos de decoração e sustentabilidade, que ocorrem no Estado do Rio de Janeiro, levando para as pessoas e para o circuito comercial projetos criativos e inovadores que fazem toda a diferença para quem adquire suas peças e abraçam suas idéias e conceito. Por seu fundamental e importante papel e desempenho social, ambiental e econômico, a Marca, vem ganhando prestígio e notoriedade crescente pelos profissionais do mercado de arquitetura e decoração, pela mídia direcionada aos setores de design, arte e sustentabilidade e pelo público em geral.
A Mostra Mudar É Preciso atesta elegância trajada de descontração, funcionalidade, criatividade e sofisticação atendendo todos os gostos, classes, estilos e ambientes residênciais e comerciais. Mais um trabalho, mais um espaço, mais pessoas envolvidas, mais profissionais engajados, menos lixo para poluir e muita consciência ecológica, fazem do InSana-Design Industrial uma marca comprometida com a sustentabilidade.
Visite o InSana e conheça as diversas possibilidades de decorar, preservando nosso planeta!
NOTA: a Mostra Mudar É Preciso vai até dezembro de 2018, de terça à sexta-feira dás 12h às 18h, e sábado dás 12h às 20h, menos domingos e feriados.
SERVIÇOS: O Espaço InSana-Design Industrial está localizado na antiga Fábrica da Bhering, Polo Criativo da Zona Portuária do Rio, na rua Orestes, n° 28, Santo Cristo.
CONTATO InSana:
Tel: (21) 98853-4765