Por Jaqueline Stori – 11/10/2018
O mercado de paisagismo que vem crescendo anualmente no Rio de Janeiro e em todo o Brasil, toma força por inúmeras questões comportamentais e ambientais. Dentre as diversas questões, a necessidade (principalmente nos centros urbanos) de poder melhorar a qualidade de vida em companhia das infinitas espécies de plantas existentes e da conscientização da importância do cultivo das mesmas para o planeta.
Os setores de arquitetura, design de interiores e urbanismo, estão entre os que mais alavancam a entrada do paisagismo nas cidades de concreto, através das ruas, das residências, das lojas, dos prédios comerciais e residenciais, das praças públicas e tantos outros locais. Com isto, a adesão do público cresce em torno deste estilo de vida mais natural entre hortas caseiras e vegetação decorativa necessária à nossa saúde e a saúde do ambiente, proporcionando resultados positivos para a natureza, para as pessoas e para o mercado, além de estimular interação com as plantas através da poda, do regar, do adubar etc. São diversas idéias: das mais simples as mais complexas e criativas, que desafiam os profissionais e o mercado de paisagismo a trazerem soluções eficazes e práticas de cultivo em ambientes de todos os tamanhos, adequados a projetos de arquitetura, design e urbanismo, que atendam todos os gostos e estilos variados de decoração.
Uma coisa é certa: é imprescindível estar antenado ao mercado e sua demanda! Entender suas necessidades e apresentar soluções e produtos que atendam a expectativa do seu público consumidor, fez da Empresa Organne Rio (maior boutique de vasos de luxo do Rio de Janeiro), referência número um no mercado de vasos de plantas, um dos acessórios de decoração paisagística mais utilizado e querido pelo público na composição de seus jardins, quintais, varandas e tantos outros ambientes.
A Organne Rio nasceu há dez anos e sempre trabalhou com produtos 100% importados. Segundo o diretor da empresa, Paulo Henrique Costa, que nos concedeu entrevista no dia da inauguração da boutique, no Casa Shopping.
A Marca atualmente está fazendo um novo posicionamento. Paulo Henrique nos contou que em 2017 a Organne atingiu o nível de maior importadora do Brasil em distribuição, e que agora está tomando o posicionamento em várias cidades estratégicas no varejo: Escolhemos o Rio de Janeiro por ser considerada e também por considerarmos a Cidade Maravilhosa, mesmo diante de tantos problemas sociais e econômicos pelos quais estamos atravessando. Por isso, pretendemos colocar um vaso em cada esquina, sacada, quintal, varanda e por aí vai. Queremos trazer o brilho e a alegria que infelizmente nos falta hoje devido às circunstâncias, afirmou o diretor, com largo sorriso!
A boutique chegou com um espaço de 300m² e pretende até o 1° semestre de 2019 abrir mais três filiais: em Brasília, Belo Horizonte e São Paulo. É um trabalho à nível de Brasil, disse o diretor.
Perguntado sobre o aquecimento do mercado para as vendas estar positivo ou não, Paulo Henrique Costa nos explicou que por trabalharem somente com produtos importados sofrem um baque muito grande com a questão cambial. Porém, a Empresa tem um planejamento estratégico de objetivo e resultado chave. Trabalhando em cima disso, muda-se a direção, o foco, as compras e outros fatores da empresa, mensalmente. Então, infelizmente no momento, é dificuldade para uns, e felizmente oportunidades para outros, como no caso da Organne Rio. Estamos com força máxima! Cada um da equipe dando seu melhor, buscando sempre alcançar o alto nível, munidos de bons planejamentos estratégicos. Para nós está sendo um momento ótimo, afirmou sorrindo, o diretor!
A Organne Rio recentemente inaugurou sua loja aqui na cidade maravilhosa. No dia 17 de setembro, o grande público pode conferir de perto o que muitos arquitetos, designers de interiores e paisagistas já haviam conferido e dado até uma palhinha do que são os vasos Organne, no Evento Casa Cor Rio 2018. Do que está chegando para invadir e se consolidar de vez no mercado, como único.
E por que, único? Porque os vasos são todos individuais, oriundos de uma produção artesanal feita à mão, feitos em fornos a lenha sem a mínima utilização dos fornos a gás. O melhor disso tudo é que por trás desta produção artesanal, está enraizada uma história de parte da cultura vietnamita seguidora de uma tradição milenar em suas técnicas de produção.
Os vasos seguem um padrão cultural de ensinamento através de um manuseio que foi pioneiro no mundo inteiro e que agora se espalham em outros países como a China, por exemplo. Conhecendo os vasos, podemos atestar que se trata de um produto exclusivo pelo seu histórico cultural, pela sua milenar tradição e pelo seu modo de confecção artesanal feitos em moldes (e não em tornos), deixando-os mais espessos e como conseqüência com maior durabilidade. São vasos lindíssimos que conseguem casar o rústico com a elegância e com a sofisticação! Donos de uma imponência singular, os vasos vietnamitas possuem a versatilidade de transmitir leveza ao bruto e firmeza ao doce, completando e valorizando a harmonia dos diferentes estilos e ambientes.
É inegável que a Organne Rio, fez uma das melhores escolhas ao oferecer para seu público e para o mercado de acessórios paisagísticos, valiosas relíquias em formato de vasos ornamentais, proporcionando o que há de melhor no Brasil e Europa.
Viva Cultura: Paulo, muito obrigada pela entrevista. Esperamos que a Organne Rio, alcance patamares ainda mais altos por todo o Brasil. Sucesso!!
Paulo Henrique Costa: Obrigada a Viva Cultura pela entrevista e por divulgar nossa empresa!
SERVIÇOS: A Loja Organne Rio fica na Av. Ayrton Senna, Barra da Tijuca, no Casa Shopping, n° 20150, loja 103 BI O, Rio de Janeiro.
Tel: (21) 2277-5900.