Arte em Exposição

28° edição do Festival Curta Cinema do Rio de Janeiro, traz ainda mais novidades para este ano.

Banner.

Mais um ano terminando e entre todos os embates por qual estamos atravessando neste momento, podemos considerar o cinema nacional como um dos soldados mais resistentes e combatentes do atual cenário. Nossas produções e nossos profissionais do setor seguem firmes na luta e continuam marchando em frente para poderem realizar seus projetos e através deles conseguirem trazer para nossa sociedade um pouco da nossa história real, da fantasia, do lúdico, da tragédia, da alegria, do desconhecido (porém existente), do amor, da discórdia enfim, da vida e todo seu complexo abrangente. Longas, médias e curtas histórias, com suas narrativas individuais e diferentes, suas lindas fotografias, suas excelentes direções, técnicas de qualidade, elenco talentoso, compromisso e dedicação fazem do cinema de fato a sétima arte.

Hoje em especial, vamos nos dedicar aos curtas e às emocionantes ou intrigantes histórias que infelizmente não chegam ou não alcançam a maioria do público, por falta de políticas públicas específicas para sua distribuição e divulgação. Mas, apesar de ser um fator muito importante, isso é papo para outra hora porque apesar de tudo, o pessoal do Curta Cinema em meio a grave crise fincada no Estado do Rio de Janeiro, por mais um ano conseguiu realizar o maior festival de cinema de curtas- metragens do Rio e um dos maiores do Brasil: O FESTIVAL CURTA CINEMA – Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro.  Em sua 28° edição o Festival é dedicado exclusivamente à exibição e á promoção de obras audiovisuais de curta-metragem, exibindo trabalhos finalizados em suportes digitais, com duração máxima de 30 minutos e tem caráter competitivo e informativo.

O ator Nicola Siri, prestigiando o Festival em 2017.

A programação do Festival Curta Cinema deste ano será constituída por: Competição Internacional, Competição Nacional, Panoramas Latino – Americano e Carioca e Programas Especiais, com o objetivo principal de promover a exibição, a distribuição e a produção da obra audiovisual de curta – metragem. O Curta Cinema é um Festival que qualifica os ganhadores do Grande Prêmio da Competição Nacional e Internacional a pleitearem uma indicação ao Oscar, premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos Da América.

O Curta Cinema promove em suas edições, workshops, palestras e debates, além é claro, de exibição de curtas. Este ano, o Festival traz uma novidade: um espaço para debates e informações sobre o mercado audiovisual que é o ‘Mercado Curta Cinema’, trazendo temas como Mercados e Festivais, a atuação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood para curtas e documentários, Novas Formas de Distribuição, O Curta Como Negócio: direitos e contratos, O Curta na TV. Estes painéis acontecem dias 25, 26 e 29/10, trazendo nomes de grandes profissionais da área como Alexandre Cunha-Diretor de Programação e Aquisição de Conteúdo/Canal Brasil, Camila Lamha – Canal Curta, Jaime Manrique/Bogoshorts – Festival de Curtas de Bogotá, Tom Oyer – Diretor associado da Academy of Motion Picture Arts and Siences e tantos outros ilustres da área.

E tem mais, para comemorar o dia Internacional da Animação, no dia 28/10, haverá uma seção especial na Cinemateca do MAM (Museu de Arte Moderna), por iniciativa da ABCA (Associação Brasileira de Animação).

Uma vasta programação com duzentos filmes onde muitos deles foram selecionados a partir de mais de três mil inscrições de várias partes do mundo, e atividades variadas onde é realizada a troca de informações e experiências sobre a cultura do audiovisual e sua importante contribuição para o mercado de trabalho, para a indústria cultural, para a economia criativa e para nossa sociedade.

O Festival vai até o dia 31/10. Não fique de fora!!

SERVIÇOS:

Cineclube Curta Cinema retorna em 2018

Com a parceria do Cinemaison, o Cineclube Curta Cinema retoma suas atividades em 2018. Serão programas mensais, orientados por temas específicos, propostos por curadores e realizadores convidados. A exibição dos filmes em curta metragem é sempre acompanhada por um debate aberto ao público, no qual os temas apresentados são pensados a partir da reflexão crítica e do diálogo.

Iniciado em 2015, por ocasião das comemorações dos 25 anos do Festival Curta Cinema, o cineclube retorna com a sua proposta original de promover, ao longo do ano, um contato mais amplo e permanente entre o público e a produção nacional em curta metragem. Sempre com uma curadoria nova, independente da programação regular do festival, o Cineclube Curta Cinema abraça novas temáticas a partir do olhar e das abordagens sugeridas pelos seus curadores convidados.

*O Festival Curta Cinema é realizado pela Franco Produções & Filmes e Associação Franco Cultural, sediada no Rio de Janeiro.

**Todas as informações e programação completa em:

Curtacinema.com.br

NOTA: Imagens retiradas das redes sociais do Festival Curta Cinema.

Leave a Comment