Por Redação – 22/06/022
Foi lançada a terceira edição do Edital Bolsa Funarte de Estímulo à Conservação Fotográfica Solange Zúñiga. Por meio do programa, serão concedidas bolsas de estímulo à conservação e preservação da fotografia. Serão contemplados projetos de pesquisa, que abordarão temas nesse campo de atividade. Seis bolsas, de R$ 45 mil cada uma, serão outorgadas.
As inscrições estão abertas de 21 de junho a 4 de agosto.
O processo seletivo inclui quatro módulos de concorrência. São eles:
1 – Ações e estudos sobre conservação e restauração fotográfica no Brasil – duas bolsas serão concedidas no módulo;
2 – Ações e estudos sobre digitalização e preservação digital de acervos fotográficos no Brasil – duas bolsas serão outorgadas;
3 – Ações e estudos realizados sobre processos fotográficos históricos dos séculos XIX e XX – uma bolsa;
4 – Ações e estudos realizados sobre gestão da preservação de acervos fotográficos no Brasil. – uma bolsa.
O quarto módulo foi acrescentado nesta edição. Com isso, procura-se atender a uma demanda da comunidade científica, sugerindo maior especialização nos projetos de pesquisa. Também como novidade haverá a chance de ser concedida menção honrosa, a critério da comissão julgadora – sem direito a bolsa.
A iniciativa é realizada através do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica (CCPF), integrante do Centro de Programas Integrados da Fundação Nacional de Artes – Funarte. O produto final a ser desenvolvido pelos contemplados deve ser um texto, tendo como padrão os Cadernos Técnicos de Conservação Fotográfica – números 6, 7 e 8. A coleção, coordenada e desenvolvida pelo CCPF. pode ser baixada aqui.
O propósito da Bolsa Funarte de Estímulo à Conservação Fotográfica Solange Zúñiga é promover a produção de bibliografia direcionada a profissionais e estudantes dessas áreas, assim como estimular a difusão de conhecimento e de experiências ligadas a estas.
Podem candidatar-se pessoas físicas, residentes em qualquer lugar do Brasil, que atuem nas áreas técnicas relacionadas ao concurso. Cada proponente poderá inscrever um projeto por módulo, podendo ser contemplado por apenas um projeto. Para se inscrever em mais de um módulo o candidato deve efetuar uma inscrição de cada vez.
As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet, mediante preenchimento e envio do formulário de inscrição on-line e de anexos, até às 17h59min do dia 4 de agosto de 2022.
Acesse o edital e mais informações aqui, na página específica.