Em 72 anos de existência, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro realizou inúmeros cursos e eventos de grande relevância no cenário artístico nacional. Grande parte dessa história está
registrada no livro “Trajetória: cursos e eventos MAM Rio”, de 2016. A obra exigiu 18 meses de pesquisa e está disponível para download gratuito em www.mam.rio.
“Quando tivemos a oportunidade de fazer esse livro, pensamos em tratar uma parte da nossa documentação e aumentar o número de informações disponíveis sobre temáticas que os pesquisadores buscavam, que eram cursos e eventos de arte, de música, dança e teatro. Decidimos então fazer um grande inventário, que reflete a documentação do MAM. Existem outros arquivos que podem complementar o que está registrado no livro, que mostra essa transdisciplinaridade, esse leque muito aberto de interesses do museu”, conta a organizadora da publicação, de Elizabeth Catoia Varela, curadora de Pesquisa e Documentação do MAM Rio.
Um dos destaques do livro é a qualidade do corpo docente que lecionou no Bloco Escola ou participou das atividades experimentais, como conferências, seminários e os Domingos da Criação. O elenco estrelado inclui Alexandre Wollner, Aluísio Carvão, Aloisio Magalhães, Anna Bella Geiger, Antônio Houaiss, Antonio Manuel, Carlos Vergara, Cildo Meireles, Décio Pignatari, Fayga Ostrower, Frederico Morais, Ivan Serpa, Joaquim Tenreiro, Lygia Pape, Mário Pedrosa, Paulo Leminski, Rogério Duarte, Zuenir Ventura, entre muitos outros.
O livro “Trajetória: cursos e eventos MAM Rio foi realizado com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.