Por Jaqueline Stori – 11/02/2022
O pintor Di Cavalcante, um dos artistas que expôs sua obra na polêmica Semana de Arte Moderna, assim a descreveu:
“Seria uma semana de escândalos literários e artísticos, de meter os estribos na barriga da burguesiazinha paulista”.
A proposta dos artistas desde o início se mostrou clara: a afronta, o escândalo e o rompimento com os padrões estéticos vigentes.
Afinal, o que foi a Semana da Arte Moderna?
A Semana de Arte Moderna foi um evento artístico e cultural que ocorreu no Theatro Municipal de São Paulo, entre os dias 13 a 18 de fevereiro de 1922. A proposta era apresentar uma nova estética artística para todos os campos das artes.
O evento contou com apresentações de dança, música, recital de poesias, exposição de obras de arte, como pinturas e esculturas, e palestras.
Os artistas envolvidos na organização da Semana de 22 propunham novas visões de estética artística, baseadas nas vanguardas artísticas europeias.
Assim, inauguraram a corrente do Modernismo nas artes brasileiras. Todavia, este não era o único objetivo dos artistas.
Qual era o objetivo da Semana de Arte Moderna?
O evento, que chocou grande parte da platéia presente, buscou implementar novos processos na confecção das artes e dar-lhe umafeição mais brasileira. Um dos principais objetivos era o rompimento com a estética da arte acadêmica, especialmente do parnasianismo.
A informalidade e o improviso, a liberdade de produção, tudo isso tornou-se regra da arte moderna, de modo a romper o formalismo das artes até então vigentes.
Os principais objetivos da Semana de Arte Moderna foram:
- romper com o formalismo da estética artística;
- criticar a arte acadêmica;
- inaugurar o movimento modernista brasileiro inspirado nas vanguardas europeias;
- criar uma arte que fosse autenticamente brasileira;
- popularizar a arte.
Além dos objetivos, algumas características definem bem o que foi apresentado na Semana de 22.
Principais características da Semana de Arte Moderna:
- ausência de formalismo;
- ruptura com o academicismo e o tradicionalismo artístico;
- crítica ao modelo parnasiano;
- influência das vanguardas artísticas europeias, sobretudo destas: futurismo, cubismo, dadaísmo, surrealismo e expressionismo;
- valorização da identidade e cultura brasileira;
- fusão de influências externas aos elementos artísticos brasileiros;
- experimentações estéticas;
- utilização da linguagem coloquial e vulgar para aproximar-se da linguagem do povo;
- temáticas nacionalistas e cotidianas.
A Semana de Arte Moderna e suas propostas inovadoras são frutos dos acontecimentos de seu tempo.
Qual o contexto histórico social da Semana de Arte Moderna?
A Semana de Arte Moderna ocorreu no ano de 1922, ocasião do centenário da Independência do Brasil. Esta festa motivou alguns dos artistas a repensarem a identidade nacional e a buscarem criar algo mais brasileiro.
O Brasil nesse período passava por diversas mudanças políticas, econômicas e sociais.São elas:
- o advento da industrialização;
- o crescimento da urbanização;
- a imigração estrangeira;
- o clima do fim da Primeira Guerra Mundial.
Todas essas transformações motivaram os artistas a buscarem uma nova imagem para o país, que lhe acompanhasse a modernização.
Boa parte dos artistas precursores do modernismo, que pretendiam criar essa nova figura brasileira, tiveram sua formação em universidades europeias. É através destes círculos acadêmicos que eles se inspiram nas vanguardas e buscam implementar seus princípios na arte brasileira.
Apesar de procurarem criar uma arte autenticamente brasileira, a inspiração principal de suas ideias veio da Europa, assim como no parnasianismo.
Para muitos historiadores e pesquisadores de história da arte, o fato dos artistas brasileiros estarem estudando e frequentando o círculo das acadêmias e convivendo com a elite francesa, ao mesmo tempo em que despertaram para a necessidade da mudança e revolução da arte brasileira, também tiveram uma certa ” prepotência” (por discutirem conceitos filosóficos e literários com esta elite), em achar que tinham a solução para a literatura brasileira, e que por isso a Semana da Arte Moderna foi um movimento elitista, posto que um pequeno e seleto grupo de artistas se reúnem por crerem ter legitimidade (devido seus conhecimentos e convívio com acadêmicos e artistas europeus) “para estabelecer como deve ser a arte nacional”.
Contudo, o fato é que apesar do caráter burgues e paulista (da época) do movimento, as novas regras modernistas tomaram todo o cenário nacional, e revolucionaram padrões, conceitos, linguagens, pensamentos, expressões e ações culturais e artísticas,das quais até hoje serve como inspiração.
Quem foram os artistas da Semana de Arte Moderna?
A Semana de Arte Moderna de 1922 contou com a participação de alguns artistas, dentre os quais:
- Mário de Andrade (1893-1945);
- Oswald de Andrade (1890-1954);
- Graça Aranha (1868-1931);
- Victor Brecheret (1894-1955);
- Plínio Salgado (1895-1975);
- Anita Malfatti (1889-1964);
- Menotti Del Picchia (1892-1988);
- Ronald de Carvalho (1893-1935);
- Guilherme de Almeida (1890-1969);
- Sérgio Milliet (1898-1966);
- Heitor Villa-Lobos (1887-1959);
- Tácito de Almeida (1889-1940);
- Di Cavalcanti (1897- 1976);
- Guiomar Novaes (1894-1979).
E o que foi exposto na exibição? Quais foram as principais obras apresentadas?
Realizado entre os dias 13 e 17 de fevereiro, no saguão do Teatro Municipal de São Paulo, o festival da Semana de Arte Moderna incluiu a exposição diária de cerca de 100 obras e três sessões literárias e musicais noturnas.
O evento foi inaugurado pela palestra do escritor Graça Aranha: “A emoção estética da Arte Moderna”, seguido de apresentações musicais e exposições artísticas.
No segundo dia, houve uma apresentação musical, a palestra do escritor e artista plástico Menotti del Picchia e a leitura do poema “Os Sapos” de Manuel Bandeira.
Ronaldo de Carvalho fez a leitura, pois Bandeira encontrava-se numa crise de tuberculose. Nesse poema, a crítica à poesia parnasiana era severa, o que causou indignação do público, que respondeu com muitas vaias e burburinhos.
A agitação geral só aumentou ao longo da Semana. As obras e suas propostas contestadoras e irreverentes não foram muito bem recebidas pelo público, ou talvez não compreendidas logo de início.
Por fim, no terceiro dia, o teatro já se encontrava mais vazio. Quem subiu ao palco para apresentação foi o maestro Villa Lobos. Ele entrou no palco calçando num pé um sapato e noutro um chinelo. O público vaiou, pois considerou a atitude futurista e desrespeitosa. Depois, foi esclarecido que Villa-Lobos entrou desta forma porque estava com um calo no pé.
Mesmo o público não ter recebido e compreendido muito bem as propostas do movimento, as obras da Semana de Arte Moderna tiveram grande impacto.
Quais foram os impactos da Semana de Arte Moderna?
A recepção do movimento gerou duas reações: a da crítica, que condenou tudo que foi apresentado, chegando inclusive a comparar os artistas com doentes mentais e loucos, e a do público que, desconfortável e insatisfeito com o que foi apresentado, ignorou o movimento modernista.
Apesar do não esperado sucesso dos três dias de evento da Semana de Arte Moderna, ela se tornou um marco cultural para a arte brasileira. Suas ideias tornaram-se regras na academia brasileira, principalmente por influência das revistas, movimentos e manifestos que após a Semana de 1922 surgiram.
O objetivo desses grupos era espalhar o novo modelo artístico. Os que mais se destacaram foram:
- Revista Klaxon (1922);
- Revista Estética (1924);
- Movimento Pau-Brasil (1924);
- Movimento Verde-Amarelo (1924);
- Manifesto Regionalista (1926);
- Revista de Antropofagia (1928);
- Movimento Antropofágico (1928).
Enfim, apesar de certa rejeição e falta de compreensão por parte do público e crítica, a Semana de 22 cumpriu o papel de divulgação da arte moderna, que, por sua vez, cultivou o terreno para a consolidação de uma revolução artística e literária que tomou forma após 1922, nos deixando um rico e livre legado cultural e artístico, cuja uma das mensagens principais seja: coragem e ousadia transformam a sociedade!
Nota: Matéria baseada em fragmentos de textos históricos retirados de diversos canais de mídia da internet.
PRESTIGIE A ARTE BRASILEIRA!!