Arte em Exposição

Os criativos terrários da Marca Green Gardeen RJ.

Priscyla Caetano Antunes, diretora da Green Garden.

Você já ouviu falar da Caixa de Ward? É uma Caixa que teve surgimento no final do XVIII e inicio do XIX, criada pelo inglês Nathanael Ward, médico e criador de plantas raras.

Há cerca de 200 anos este inglês resolveu colocar algumas crisálidas ou pupas (estágio intermediário entre a larva e o adulto no desenvolvimento de certos insetos que passam por metamorfose completa) de borboleta junto à um pouco de terra, dentro de uma caixa de vidro fechada para observar a metamorfose deste inseto. Qual não foi sua surpresa ao observar o surgimento e o desenvolvimento de esporos (unidades de reprodução das plantas, algas e fungos) e sementes, dando origem a plantas que sobreviveram naquele local mesmo sem nenhum cuidado de sua parte.

Com este feito, Nathanael Ward, aperfeiçoou técnicas de criação de plantas raras em recipientes de vidro, onde estas podiam inclusive ser transportadas em navios, pois muitas suportariam o longo tempo do trajeto de um país para outro. Daí, o surgimento da famosa Caixa De Ward! Graças a este recurso e técnica foram desenvolvidas muitas pesquisas, pois se compreendeu a possibilidade em organizar os grandes sistemas dentro de um pequeno recipiente.

Muitas pesquisas, muitas técnicas, novas descobertas botânicas e científicas em torno dessa maravilhosa possibilidade de vida e cultivo, que atravessou séculos chegando aos dias de hoje com muita propriedade, inserido no contexto de sustentabilidade e educação ambiental.

A sociedade contemporânea, apesar da negligência e maus tratos por parte da maioria para com a preservação da nossa fauna e flora, está começando a voltar seu olhar para as necessidades em se conservar um planeta melhor, mais saudável e vivo. Por um lado, pouco se faz para reverter o quadro correspondente à poluição ambiental, mudança climática e outros fatores do gênero. Mas, por outro lado, muitos já se mobilizam ou procuram se interar sobre questões referentes à sustentabilidade, objetivando contribuir com a preservação e o respeito à vida do planeta. Vários são os projetos desenvolvidos para a reutilização de diversas e diferentes matérias primas na construção de algo, vários novos hábitos adquiridos (independente da cultura singular de cada povo) de consumo e plantio orgânico, várias campanhas de conscientização, vários grupos inclinados à defesa ambiental e tantas outras coisas, que certamente apesar de estarmos longe de conseguirmos alcançar a meta em reduzir drasticamente fatores que destroem nosso meio ambiente, conseguimos iniciar esta mudança positivamente ainda que em pequena proporção comparada à necessidade do que precisa ser feito, e já.

Acompanhando as tendências, as produções, a criatividade e o estilo de vida contemporânea, principalmente os ligados  em sustentabilidade, a Viva Cultura! dedica sua última matéria do ano de 2018 sobre paisagismo e jardinagem, com a marca Green Garden RJ, que viu no mercado dos terrários um grande potencial de consumo. Com esta visão, a dona da Gren Gardeen RJ, Priscyla Caetano Antunes, arregaçou as mangas e tratou de buscar caminhos, ferramentas e estratégias que levassem seu negócio ao que é hoje: sucesso!

Formada em Ciências Biológicas pela Celso Lisboa, Priscyla Caetano resolveu entrar no mundo dos terrários por gostar muito de plantas e sentir aptidão em lhe dar com elas. Começou a fazer cursos de jardinagem pela  AAJB (Associação de Amigos do Jardim Botânico) e pela internet. Com isso, ganhou trabalho num projeto governamental o “Comunidades Verdes”, ministrando aulas para a comunidade do Morro dos Macacos, sobre horta e jardinagem. Em maio de 2017, abre a Green Garden RJ e inicia seu negócio com terrários, entre vendas e cursos que ela própria ministra em seu ateliê botânico.

Priscyla Caetano Antunes, produzindo e criando para Green Garden RJ.

Sobre o público consumidor, Priscyla caetano nos contou que a maioria são da classe B e mulheres da faixa etária entre 30 e 50 anos. Porém, há muita procura por parte do público masculino não só para comprar terrários, como também para aprender a produzi-los e cultivá-los.

Por serem de fácil cultivo e grandes contribuintes da sustentabilidade, os terrários estão cada vez mais sendo utilizados em decorações, principalmente para quem mora em apartamentos ou ambientes pequenos. Tendo esta demanda somada ao fator concorrência, marcas como a Green Garden RJ investem muito nas mais variadas espécies de plantas que podem ser cultivadas em recipientes pequenos e na criatividade em ornamentação. Priscyla, por exemplo, aposta não só nos diversos modelos de recipientes pequenos, como nos arranjos e temas que casam direitinho com o mundo dos terrários: o público feminino adora os terrários temáticos, principalmente os ornamentados com temas religiosos e místicos, afirmou ela.

Terrário com Nossa Senhora Aparecida.

Em um mercado bastante promissor, Priscyla viu um nicho crescente e começou com a produção de terrários para lembranças de festas e presentes. Hoje, os alertas para a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente, faz com que muita gente opte por este tipo de lembrança e presente com mudas de suculentas principalmente por estas serem de fácil reprodução. Ou seja, não é só uma lembrancinha ou presentear com uma plantinha que irá murchar depois. É também uma muda para ser plantada e cultivada, contribuindo com a preservação das espécies, afirmou Priscyla.

Sobre os tipos de plantas a serem cultivadas, Priscyla explicou que há plantas específicas para terrários fechados e abertos. Nos fechados, podem ser plantadas as begõnias, as fitônias, as bromélias, as mini samambaias, os musgos entre muitas outras. Estas, ficam bem em ambientes e recipientes fechados como os banheiros por exemplo, pois precisam de sombra e umidade. Já nos abertos, os diversos gêneros de cactos e suculentas, cada qual com sua particular necessidade, são mais receptíveis ao sol e mais indicadas para aqueles que não encontram muito tempo para tratar de plantas.

Voltando aos presentes e lembranças, a Green Garden RJ está a todo vapor com sua produção de terrários, devido a grande procura pelas festas de fim de ano. Mas, não é só em datas comemorativas que a Green Garden RJ vive seu boom de vendas. Felizmente, o ano inteiro comemora-se aniversários, batizados, casamentos, festas religiosas e outras festas. Além disso, tem muita procura dos clientes pelos terrários que irão compor a decoração do seu apartamento, do seu escritório, da sua empresa, da sua vitrine etc. Vendas à parte, a Green Garden RJ também oferece oficinas ministradas pela própria dona, onde é ensinado o passo a passo de como fazer e manter um terrário, e diversas dicas de como ornamentá-lo.

Priscyla Caetano, ministrando oficina.

Sucesso de vendas, de criatividade, de sustentabilidade e de estimulo ao cultivo de plantas: assim defini-se o mundo dos terrários em meio aos centros urbanos que tanto necessitam das plantas! Serviços e produtos como os da Green Garden RJ, fazem toda a diferença no carinho em preservar nosso meio ambiente, mesmo em pequenos frascos que neste caso não carregam os melhores perfumes mais sim, o melhor ecossistema em miniatura.

SERVIÇOS:

Instagram: @greengardenrj

Facebook: www.facebook.com/greengardenrj

Tel: (21) 98118-1355

NOTA: fotos cedidas pela Green Gardeen RJ

Leave a Comment