Por Redação – 21/08/2024
Exposições paralelas centram-se na obra e no olhar curatorial de Cristina Canale, que comemora 40 anos de carreira ocupando o instituto cultural no Cosme Velho
Sob curadoria de Pollyana Quintella, mostra retrospectiva traça a trajetória artística da pintora carioca, com publicação lançada na inauguração. Exposição curada por Canale dialoga com grandes nomes da Coleção Roberto Marinho
A Casa Roberto Marinho inaugurou em 15 de agosto de 2024, duas exposições simultâneas em torno da artista plástica carioca Cristina Canale. Essa apresentação em dois atos comemora as quatro décadas de carreira da pintora com a retrospectiva Dar forma ao mundo, e explora o seu olhar curatorial sobre a Coleção Roberto Marinho, em Paisagem e memória.
“Nessa temporada, apresentamos a Cristina Canale curadora no térreo e, no primeiro andar, exibimos a sua obra. Ao percorrer o espaço expositivo veremos o quão fluidas, no seu caso, podem ser essas fronteiras nas paisagens do mundo criado por ela”, destaca o diretor do instituto, Lauro Cavalcanti.
“O conjunto destas duas exposições mostra meu olhar dentro de um acervo brasileiro, que é a minha origem, e, paralelamente, o meu percurso de 40 anos como artista plástica. São dois conjuntos de sensibilidades, com comunicações e pontes entre eles. Foi uma experiência muito rica ver esse diálogo”, avalia Canale.
Radicada há mais de 30 anos na Alemanha, ela mantém forte relação com o Brasil. Sua relevância no circuito de arte nacional se reflete na celebração dessas quatro décadas de produção artística, que tem como marco inicial a exposição Como vai você, Geração 80?, realizada em 1984, no Parque Lage.
SERVIÇO:
Exposição até o dia 17 de novembro
Casa Roberto Marinho
Das 12hs às 18hs
R. Cosme Velho, 1105Rio de Janeiro, RJ Brasil