Arte em Exposição

Exposição inédita reúne tirinhas de ‘Calvin e Haroldo’, ‘Armandinho’ e ‘Macanudo’ no Sesc Tijuca

Por Redação – 22/06/022

 

Obras assinadas pelos cartunistas Bill Watterson, Alexandre Beck e Ricardo Liniers integram a mostra “Línguas Vivas – Tirinhas na Educação”. 

 

Sesc Tijuca abriu no feriado do Dia do Trabalhador (1º/5) a exposição “Línguas Vivas – Tirinhas na Educação”. Trata-se de uma mostra inédita que reúne tirinhas dos personagens “Calvin e Haroldo”, “Armandinho” e “Macanudo”, criações dos cartunistas Bill Watterson (EUA), Alexandre Beck (BRA) e Ricardo Liniers (ARG), respectivamente.

Exposta na unidade Sesc Tijuca, a mostra é uma realização do eixo Pensamento e Linguagens da Gerência de Educação do Sesc RJ e conta com curadoria da Azougue Cultural. São 9 módulos expositivos com 36 tiras – 12 de cada artista. A ideia foi lançar um olhar para as tirinhas a partir dos diálogos, diferenças e semelhanças entre diferentes línguas e convidar o público para o debate e reflexão diante da relação entre imagem e palavra.

Segundo Ana Paula Simonaci, curadora da mostra ao lado de Sergio Cohn e João Pedro Fagerlande, um dos aspectos que chama atenção na exposição é o viés educativo com que se analisa essa forma de expressão. Desse modo, além de servir à contemplação, a mostra também se torna uma ferramenta educativa, dirigindo-se a estudantes e professores, do ensino básico ao acadêmico.

A exposição pensa a língua como diversa, integradora, viva e dinâmica. Por isso o nome “Línguas Vivas”, que traz o plural e o vital, potencializando significados que constroem conceitos, desfazem preconceitos e estereótipos sociais, culturais e históricos”, diz Ana Paula Simonaci.

Atividades formativas e visita virtual – Além da exposição, que se estende até 1º de agosto, o Sesc Tijuca promoverá oficinas e palestras vinculadas ao tema e contações de histórias. A partir do dia 7 de junho, o público poderá fazer visitas virtuais que trarão o conteúdo presencial em mapeamento fotográfico de 360 graus, além de acesso a links e vídeos. Mais informações em www.sescrio.org.br.

SERVIÇO:

Exposição Línguas Vivas – Tirinhas na Educação
Curadoria: Azougue Editorial (Ana Paula Simonaci, Sergio Cohn e Pedro Fagerlande)
Sesc Tijuca (R. Barão de Mesquita, 539) – Brinquedoteca
De 1º/5 a 1º/8
Visitação: Terça a domingo, das 9h às 18h
Grátis
Livre
Informações: www.sescrio.org.br

Saiba mais sobre os artistas e suas obras

Ricardo Liniers
Macanudo é uma tira cômica do argentino Liniers, publicado diariamente desde 2002 no jornal La Nación. O nome significa “bacana” em espanhol. Macanudo foi criado depois do autor sair do jornal Página 12 e ser contratado pelo La Nación por recomendação da importante cartunista Maitena. As tiras não possuem personagens fixos, embora alguns apareçam com bastante frequênciam, como Olga, Enriqueta e Fellini, pinguins e duendes. No Brasil, Macanudo começou a ser publicado em 2008, com grande sucesso. Em 2012, o quarto volume brasileiro da coletânea Macanudo gan hou o troféu HQMix como melhor publicação de tiras.

Alexandre Beck
Armandinho foi criado em 2009 pelo cartunista Alexandre Beck. É um menino contestador, que trata com humor e delicadeza temas polêmicos e questões sociais. A tira ganhou rapidamente um grande número de admiradores, sendo publicada em diversos jornais e licenciada para livros didáticos. O nome do personagem foi escolhido em um concurso entre os leitores do jornal Diário Catarinense. Em 2019, Armandinho ganhou o prêmio Ângelo Agostini de melhor web-comics.

Bill Watterson
Criada em 1985, pelo quadrinista Bill Watterson, a tira Calvin & Haroldo traz a amizade entre um menino e seu tigre de pelúcia, e se tornou um dos maiores sucessos dos quadrinhos do mundo, sendo publicado em mais de 2 mil jornais em diferentes línguas. Entre 1986 e 1988, a tira ganhou o importante prêmio Reuben Award, da Associação dos Cartunistas dos EUA. Calvin & Haroldo foi editado até 1995 e é considerada uma das grandes obras-primas do humor gráfico.

 

Leave a Comment