Por Jaqueline Stori – 21/02/2020
Vincent Rosenblatt é fotógrafo, parisiense, radicado no Rio de Janeiro desde o ano de 2002, onde montou uma oficina chamada de Olhares do Morro na comunidade do Santa Marta, que assistia jovens locais ajudando-os ao caminho da fotografia profissional.
Desta experiência e convívio, Vincent Rosenblattt trouxe para suas fotografias o mundo das comunidades cariocas, suas culturas, cotidiano, entretenimento e também as mazelas sociais. O trabalho deste conceituado fotógrafo, apaixonadíssimo pela cidade maravilhosa, não se restringe apenas ao Rio de Janeiro. Sua experiência, profissionalismo, apreciação à cultura brasileira, unida às suas lentes e perspicácia, o levam a registrar nossa diversidade cultural como os povos indígenas, o tecnobrega de raiz Paraense entre outros.
No entanto é na cultura periférica carioca que está o seu grande fascínio! Vincent, há 15 anos vem mergulhando neste universo, registrando fatos verídicos, nus e crus, de um cenário que grita por espaço e atenção, e ao mesmo tempo mostra sua capacidade em realizar grandes feitos artísticos e culturais. Junto de sua câmera este talentoso fotógrafo foi profundo e intenso no registro dos baliles funks e carnaval carioca, em especial os das periferias e do mundo “encantado” dos Bate-Bolas ou Clóvis. E destes registros nasceram as Séries fotográficas “Rio Baile Funk” e “Bate-Bola-Rio Carnaval Secreto”, que também é parte de sua solidariedade a este núcleo social desprovido de recursos e infra-estrutura sócio educativa, econômica e cultural.
O fato é que todo este contexto sócio cultural, independente de suas dores e alegrias, traz para a sociedade um material de muito conteúdo, questionamentos, debates e reflexões do que somos e do que nos acerca em volta, como à todo nosso processo no que diz respeito a formação social do indivíduo. Tendo isto, a Exposição “Rio Night Fever” de Rosenblatt, une-se aos ricos materiais artísticos sociais realizados por vários profissionais de diversas áreas, convidando nossos olhares, pensamentos e sentimentos a seguir em alerta para o quê e para quem está a nossa volta, onde muitas das vezes conseguimos enxergar mas não conseguimos ver.
Rio Night Fever, conta com a curadoria de Joaquim Ferreira dos Santos, reúne fotografias de uma experiência, vivência e pesquisa que começou no ano de 2005 e que continua até os dias de hoje. As fotografias mostram e expõem cenas cotidianas dos bailes funks, como sensualidade, sexualidade, perigo, ousadia, moda, paixões, danças e outros elementos que fazem parte deste universo. Também apresenta a divertida e densa atmosfera dos Blocos dos Bate-Bolas, que trazem para as ruas admiração (devido as lindas fantasias e organização), curiosidade para saber quem está por trás da máscara e também muita tensão oriunda das estórias que envolvem estes tradicionais personagens: Nunca sabemos quem está por trás da fantasia…!
Uma curiosidade nas fotos dos Bate-Bolas, é que o cenário por trás de suas fantasias bem produzidas e coloridas, sempre conta com fumaça e fogo em sua maioria, revelando traços comportamentais de desordem que causam susto e medo em pessoas ou outros grupos que não fazem parte do bando. Um espetáculo efêmero que ressignifica os morros.
Com uma estética fotográfica sofisticada que contrasta com a realidade material de grande parte dos subúrbios cariocas e de todas as favelas, no que diz respeito ao cenário urbano periférico e a escassez de intervenções de desenvolvimento por negligência do poder público, Rio Night Fever cumpre com o objetivo de Vincent Rosenblatt, que é o de resgatar a memória frágil desses encontros-desejos sublimados e imagens, e também o de fazer um acervo retratando uma juventude carioca no início do século XXI. Por tudo isso podemos afirmar que o não esteriótipo ao que se é e ao que se faz, é sem dúvida uma das características mais fortes e preponderantes das lentes de Rosenblatt!
SERVIÇOS:
*Informações completas sobre o trabalho de Vincent Rosenblantt no site:
Vincentrosenblatt.net
** A Exposição Fotográfica Rio Night Fever vai até o dia 03/04, na Galeria da Gávea, Rua Marques de São Vicente n° 432, Gávea-Rio de Janeiro.
Tel: (21) 2274-5200
Visitação de segunda á sexta das 11hs às 19hs, com entrada gratuita.
NOTA: vídeo retirado do site youtube Brasil, Canal art 1, da Série “Feitos Por Brasileiros”.