Espetáculo “Urubus No Ar”, da Cia Quase Cinema une estética noir e de quadrinhos
Peça teatral no formato de Teatro de Sombras cria ambiente de suspense e interatividade em seis apresentações online e gratuitas
Inspirado no movimento cinematográfico Film Noir, “Urubus NO AR”, criação da Cia. Quase Cinema apresenta uma estética que utiliza as sombras para revelar a miséria do coração humano. O réu aguarda sua sentença, dois mortos e um segredo roubado. Corrupção, farsa, assassinato e traição marcam este espetáculo que revela a fraqueza do homem que na ânsia pelo poder manipula tudo e todos. Nem a plateia escapa!
Duas histórias dos escritores contemporâneos Micheliny Verunschk e Luiz Roberto Guedes escritas a partir de um mesmo tema serviram de mote para a criação de “Urubus no Ar”. O cruzamento destas histórias acontece no tribunal do júri em meio à atmosfera dos filmes Noir, onde elementos da atualidade são o combustível que alimenta a imaginação dos escritores. É deste encontro que foi criada a dramaturgia do espetáculo de sombras que convida o espectador a refletir sobre os “urubus” poderosos que pairam NO AR.
Uma instalação onde os objetos e elementos cênicos do espetáculo ficam distribuídos no espaço e revelados para o público num diálogo íntimo com as artes visuais, e como em outros trabalhos da companhia as artes visuais, cinema, literatura, teatro e música se misturam como opção estética para a criação do teatro de sombras.
Sobre a Cia Quase Cinema – 16 anos encantando plateias:
A Cia Quase Cinema existe desde 2004, nasceu do encontro de diferentes linguagens artísticas; artes cênicas, artes plásticas, cinema, performance e dança. O teatro de sombras surge como possibilidade de expressão, uma arte milenar que encanta adulto e crianças. Nossa pesquisa rompeu com o tradicional teatro de sombras chinês quando incorporamos diferentes suportes, novas fontes de luz e trabalharmos o espaço cênico como elemento complexo e a cidade como parte da obra. Levar as sombras do teatro para o espaço urbano e incorporar a arquitetura como cenário é um dos principais desafios da companhia. Segundo os integrantes do grupo, trabalhar com o teatro de sombras na rua é estar no limiar, um desafio espacial que exige um aumento significativo da consciência corporal do performer, pesquisa que nos move atualmente. O grupo já participou de festivais na Alemanha, Macedônia e fez apresentações em campos de refugiados na Grécia. Produz o FIS – Festival Internacional de Teatro De Sombras que está na sétima edição. No Brasil, destaque para participação no FIAC, Festival Internacional De Artes Cênicas Da Bahia.
FICHA TÉCNICA:
Direção e dramaturgia: Silvia Godoy, Ronaldo Robles
Elenco: Rafael Soares, Charles Krai, Ronaldo Robles, Silvia Godoy
Cenário e silhuetas: Ronaldo Robles, Charles Kray
Assistente de cenografia: Jessica Pelóggia
Direção musical: Natália Machiaveli
Desenho de som e automação: Bruno Carneiro
Edição e finalização de vídeo: Natália Machiaveli
Captação e direção de vídeo: Ronaldo Robles, Silvia Godoy
Designer gráfico: Rafael Soares
Participação especial escritores: Micheliny Verunschk, Luiz Roberto Guedes
Figurino: Silvia Godoy
Produção: Cia Quase Cinema
SERVIÇO:
Quando?
Diariamente dos dias 29 de março a 03 de abril
Sessões às 20 horas
Onde?
No canal da Cia Quase Cinema
YouTube: www.youtube.com/CiaQuaseCinema1
Classificação: 13 anos
Duração – 40 minutos
PRESTIGIE A ARTE BRASILEIRA!!