Profissão que existe há mais de dois mil anos, as carpideiras chegaram ao Brasil junto com a colonização portuguesa e agora chegou também em websérie. Só que ao contrário das exigências da profissão, onde as carpideiras choravam perante os mortos alheios sob seus caixões, com toda seriedade, essas chegam com bastante humor, de uma forma leve e inteligente.
Seguindo nossa série sobre as produções de web séries nacionais, a Viva Cultura abre seu Caderno CineWebséries em 2019, apresentando As Carpideiras. Projeto do cineasta Tiago Maviero que vem conquistando cada vez mais o público de diferentes classes sociais e faixas etárias, por ser um prato cheio para os fãs do gênero comédia e para os apreciadores das produções audiovisuais.
Em entrevista a Viva Cultura, o diretor e roteirista da série Tiago Maviero, nos contou um pouquinho sobre este projeto que é novo, mas está galgando um bom espaço no mercado.
As Carpideiras Web Série se iniciou no ano de 2018. É um projeto oriundo de uma peça teatral que tinha a carpideira Denise Danino como personagem principal e Ivone Túlia que não era carpideira. Tiago Maviero que na peça fazia a personagem Denise Danino, após o sucesso da peça, percebeu que esta poderia ser adaptada para a linguagem audiovisual e resolveu apostar no projeto voltado para o setor.
O cineasta que também tem formação artística teatral, disse que apesar de saber das dificuldades em realizar uma produção independente, se sentiu confortável em bancar este projeto: vi que minha cidade Rio das Ostras (R-J), recebeu bem a peça e essa receptividade me deu idéia e ânimo de levar As Carpideiras para a web, explicou Tiago. Para isso, o contexto foi modificado. O diretor disse ter contextualizado a peça para um ambiente mais urbano e dinâmico, se adaptando as tecnologias como por exemplo as formas de pagamento, onde pode-se fazer uso da máquina de cartão de crédito para os clientes realizarem o pagamento. Tiago viu que tais contextualizações não só eram importantes para a proximidade com o público, como também daria um toque a mais de humor, visto que as lembranças sobre as figuras referentes às carpideiras, ainda estão ligadas a um passado onde estas eram senhorinhas sem nenhuma ferramenta tecnológica no exercício de suas funções.
A estréia das Carpideiras Web Série ocorreu no mês de outubro do ano passado, com cinco episódios em sua primeira temporada. Aproveitando as festas de final de ano, a direção e produção dedicou-se a um Especial de Natal (O Natal Das Carpideiras), onde Denise, Ivone e Kimberly receberam a visita de dois supostos duendes ajudantes do Papai Noel, além de uma inusitada visita e a chegada de um bombeiro. Já deu pra imaginar a confusão, né? Se contarmos mais, estragaremos a surpresa para aqueles que ainda não assistiram ou não conhecem a série.
As Carpideiras Web Série tem o formato de sitcom e conta com um elenco exclusivamente local (Rio das Ostras, Macaé e região), incluindo atores experientes com vasto currículo em peças teatrais e participações em televisão à estudantes que tiveram o primeiro contato com o formato, além da curiosa escolha de homens para a interpretação das carpideiras que dentro de uma proposta realista de atuação, termina por sublinhar ainda mais o tom nonsense e teatral das profissionais do choro.
Por tudo isto, você não pode deixar de conhecer esta série que nos arranca boas risadas com suas cômicas estórias!
Viva Cultura: Tiago, muito obrigada pela entrevista e pela oportunidade em poder divulgar mais uma produção web nacional de ótima abrangência de público.
Tiago Maviero: Obrigada a Viva Cultura pela entrevista e por divulgar As Carpideiras.
SINOPSE:
O programa acompanha a saga de Denise Danino (Tiago Maviero), uma carpideira moderna que apesar de seguir a tradição familiar de seu ofício acaba despertando desconfianças no Conselho, uma entidade milenar composta por carpideiras de todo o mundo, por essa razão, Denise passa a ter sua rotina fiscalizada por Ivone Túlia (Flávio Xavier). Ivone e Denise seguirão entre lágrimas e divertidas confusões, sempre com ajuda de Kimberly (Amanda Vayssière); a secretária da capela.
ELENCO PRINCIPAL:
Tiago Maviero – Denise Danino;
Flávio Xavier – Ivone Túlia;
Amanda Vayssiére – Kimberly.
ELENCO CONVIDADO:
Eliane Soares, Vânia Carvalho, Léo Mendes, Marcela Jorge, Armindha Freire, Douglas Gambaro, Marcelo Evangelista, Henrique Haddefinir, Norma Maia, Heron Santos, Suely Abardes, Rodrigo Pontes, Cláudia Bispo, Adilson Lopes, Léa Chaves, Jefferson Viana, Adriano Uzah, Ariel Enzi, Carlos Henrique Pimentel, Oliver Frost, Matheus Portella, Felipe Senna, Éder Veríssimo.
EQUIPE TÉCNICA:
Direção Geral e Roteiro: Tiago Maviero;
Direção de Áudio: Rodrigo Zago;
Direção de Fotografia: Mariana Gomes;
Produção de Set: Pedro José Leal;
Edição: Victor Cumplido, Gabriel J. Carnasciali;
Tema de Abertura: Paulo Moreira;
Orientação de Figurino: Monica La;
Assistência Geral: Carol Souza e Leonardo Mendes.
OBS: As Carpideiras contam com o apoio de: Fundação Rio Das Ostras De Cultura; Hotel Ostrão; Farmácia Harmonia e Funerária Boa Viagem.
NOTA: imagens e reelease referente a equipe, elenco e sinopse foram fornecidas pela produção de As Carpideiras Web Série.
SERVIÇOS:
@ascarpideiras.webserie