Por Jaqueline Stori – 22/09/2023
Reunir amigos e familiares para uma refeição à mesa tem toda uma referência cultural e afetiva. Não é simplesmente sentar-se à ela para fazer as refeições. É interação, alegria em estar junto de pessoas queridas, compartilhar boas notícias, trocar ideias, celebrar bons momentos, brindar a vida e até mesmo compartilhar assuntos “difíceis” e receber o aconchego da família, estreitando ainda mais os laços de apoio e afeto.
Embora muitos não tenham o hábito de reunir-se à mesa diariamente, seja por incompatibilidade de horário entre os membros da casa ou qualquer outro fator, as pessoas sempre que podem, costumam reunir-se ao menos uma vez na semana (geralmente nos finais de semana) para viver este momento tão especial.
O hábito de reunir família e amigos para juntos fazerem as refeições em torno de uma mesa farta e saborosa, sempre fez parte da cultura do brasileiro nem que seja em datas especiais ou comemorativas, principalmente durante o ápice do período pandêmico, no qual milhares de pessoas tiveram que adaptar sua rotina de trabalho com a rotina da casa e consequentemente, o convívio integral entre ambos.
Seguindo as novas tendências em decoração e design, o hábito da mesa posta tornou-se também um prazer em arrumá-las para reuniões. Com o crescimento mercadológico do setor, surgiram muitos profissionais que embarcaram neste nicho e resolveram empreender. Junto à estes e outros fatores, a profissão de meseira foi uma das profissões que consagrou-se definitivamente. E elas estão aí, na internet, mostrando todo seu talento e criatividade, auxiliando, ensinando e oferecendo lindas decorações de mesa posta, além de aquecerem a venda e o consumo deste mercado.
A mesa pode ser básica ou elaborada, temática ou tradicional. Contudo, existem itens que são indispensáveis para montar sua mesa posta, que são as louças, os talheres, os copos ou taças e as roupas, que podem ser as toalhas e (ou) jogos americanos e os guardanapos. Além destes itens, também é importante conhecer algumas regrinhas básicas de etiqueta, como por exemplo a posição dos itens, que deixam a composição ainda mais acolhedora. Um certo conhecimento sobre algumas regrinhas básicas, junto aos itens indispensáveis para montar a mesa, é a chave para deixar sua composição e ambientação repleta de estilo!
Um outro fator muito importante que serve à toda decoração,tanto na de interiores como na mesa posta e outros ambientes, é a de não pecar nos excessos, seja na quantidade de itens utilitários e decorativos seja na paleta de cores. Além de desnecessário visualmente, o excesso causa um certo desconforto. Salientando que excesso não está relacionado a limite de criação: ao contrário, podemos criar decorações incríveis sem pecar no excesso.
As mesas mais elaboradas para ocasiões temáticas ou as mais clássicas, pedem um pouco mais de atenção no preparo, desde o tema a definir, a escolha dos acessórios, o menu a ser servido, a paleta de cores bem como a organização dos itens em suas posições corretas. Para roupa de mesa pode-se usar toalha ou jogo americano, sempre com o guardanapo, preferencialmente de tecido, que além de sustentável, deixa sua proposta mais elegante. Lembrando sempre que em relação a escolha de rouparia para mesa posta, jogo americano e toalha de mesa tem a mesma função, e por isso, juntos, são excesso. Não é que fiquem feios: é que não há harmonia entre si.
Apesar de muitas regras de composição terem sido quebradas, criadas, inovadas e reinventadas (o que é excelente pois abriu-se o leque do novo e da criatividade, quebrando as mesmices), principalmente após o surgimento das meseiras, reforço aqui que jogo americano e toalha de mesa, nunca.
Para finalizar arremate sua decoração com lindos arranjos florais, vasos com verdinhos, folhas secas, velas, frutas ou objetos decorativos, que tenham relação com a proposta temática ou decorativa da sua mesa. Vale também, e muito, apostar em objetos decorativos que tenham relação com sua memória afetiva, com sua história, com sua família e seus antepassados, principalmente quando a mesa está apta para receber familiares em datas especiais que trazem lembranças de todos, unidos, comemorando datas importantes e marcantes para você, sua família e (ou) seus amigos.
Independente do seu estilo, se é clássico, vintage, boho chic, rústico, romântico, despojado, entre outros, aqui vai algumas dicas que podem lhe auxiliar e inspirar na composição harmônica da sua mesa posta, caso ainda não tenha muita experiência em decoração deste nicho:
– Louças: as louças precisam harmonizar com a decoração da sua mesa posta, desde a básica do dia a dia, à temática. Portanto, se você não dispõe de um louceiro diversificado, aposte na aquisição da louça branca ou (e) transparente, pois elas são os coringas da mesa posta, combinando com todas as cores de roupa e os outros itens aplicados na composição da decoração:
– Arranjos florais: os arranjos florais assim como tudo na decoração da mesa posta , devem estar em harmonia e dialogar com a proposta e com o menu a ser servido. Se você arruma a mesa para o trivial do dia a dia, sem um menu mais elaborado, automaticamente você não precisa de arranjos mais elaborados, e sim aqueles que combinem com a simplicidade e sofisticação do seu dia a dia. Outro detalhe importante e minucioso sobre os arranjos, ou qualquer outro objeto que irá compor a decoração da sua mesa, salvo algumas exceções, é que os arranjos dispostos no centro da mesa nunca devem ultrapassar a altura de 25cm. Este limite de altura, tratando-se de vasos com arranjos florais, serve para que as pessoas sentadas frente a frente, possam se olhar e conversar sem a interferência deles. Já outros objetos como por exemplo os castiçais, já podem ter maior altura, conforme a proposta da sua mesa, por serem esguios, não atrapalham a visão, como no exemplo da mesa posta abaixo:
– Rústico, Boho Chic e Vintage: dentre os muitos estilos de decoração de mesa posta, o rústico, o boho chic e o vintage, vem se destacando cada vez mais, não só por diferenciarem-se bastante dos clássicos e tradicionais, como também por oferecerem diversas possibilidades peculiares em decoração. Para estes estilos, você pode abusar nas combinações como a madeira, o bambu, as palhas, o crochê, as fibras naturais, o macramê, a juta e outros que servem estes estilos. Já nos arranjos naturais, vasinhos de barro com suculentas ou com ervas tempero, por exemplo, também caem muito bem. Igualmente as flores naturais, folhas e flores secas e outros tipos de plantas: é só saber os tipos que você quer combinar com a sua proposta. Tendo toda esta diversidade, segue abaixo uma seleção desses estilos para inspirar suas criações:
-Romântico: um estilo que diz muito sobre a personalidade de muitas pessoas, além de agradar os olhos da maioria, pela sua delicadeza, charme, elegância. Romantismo é atemporal, por isso nunca sai de moda;
– Inox, Prata, Dourado e Cobre: é preciso muita atenção para harmonizar peças de inox, prata, dourado e cobre, com louças, talheres e itens decorativos. Se você tiver dúvidas de como compor harmonicamente estes itens, opte por louças brancas e (ou) transparentes (principalmente se os sousplats forem derivados dessas matérias – primas), e arranjos florais brancos em muranos transparentes ou vasinhos de louça branca, também em inox, prata, dourado ou cobre. Para roupa de mesa, aposte também no branco, pérola ou off white. Mas, se você não tem dúvidas em como harmonizar estes elementos, vá fundo na sua criatividade. Abaixo, alguns exemplos de propostas com estes materiais para inspirar sua decoração;
– Tons Neutros e Lisos: apostar em tons neutros e lisos, são mais simples e versáteis para harmonizar com suas composições. Conforme você for se tornando expert, você poderá investir em peças coloridas e diferentes materiais, sem insegurança do erro;
– Anel de Guardanapo: este chegou pra ficar de vez e passou a ser o queridinho da mesa posta, sendo considerado por muitos como elemento fundamental, não como utilitário propriamente, mas sim como elemento decorativo. Eu particularmente concordo e sou adepta do uso na mesa posta, pois dão um charme e sofisticação extra na composição. Atualmente o mercado oferece inúmeros modelos de anéis de guardanapo para todos os gostos, estilos e temas.
Enfim, apesar das diversas ofertas de itens oferecidos pelo mercado de mesa posta, afirmo aqui que não necessitamos de muito para decorá-la. Os itens básicos para o serviço, entender algumas orientações e regras básicas, munidos de criatividade e afeto é que vão proporcionar à sua mesa a assinatura do seu estilo e elegância e o aconchego dos seus convidados!
E no próximo artigo falarei sobre o passo a passo de como arrumar sua mesa posta. Até breve!!
NOTA: a curadoria das imagens é realizada por Jaqueline Stori, assim como todos os comentários nelas contidos, não havendo relação com os comentários das fontes citadas.