Mesa, Lazer & Gourmet

A diversidade artística nas louças da mesa posta.

Por Jaqueline Stori – 06/09/2023

 

Sobre a história das louças, apesar de serem ricas culturalmente, resolvi aqui não entrar no assunto, pois o objetivo deste artigo é falar sobre as louças de mesa posta, em especial os belíssimos aparelhos de chá e jantar, em suas mais variadas vertentes artísticas. Além do que, as muitas histórias sobre as louças estão disponíveis e acessíveis na internet para o deleite dos amadores e interessados neste assunto.

Todavia, antes de mergulhar no assunto proposto, quero aqui trazer uma breve informação para os que desconhecem as diferenças entre as matérias primas das louças, e assim poderem melhor entender a respeito. Então, vamos a um breve resumo: louça é um termo geral que designa a manufatura de peças feitas de cerâmica, porcelana e faiança, que apesar de serem feitas de argila ou barro e das semelhanças visuais, os produtos se diferem na composição e processo de produção. Tendo isto, podemos definir as diferenças entre porcelana, cerâmica e faiança:

– Porcelana: feita com um material cerâmico mais puro e resistente por conta dos materiais e processo de fabricação, as louças de porcelana são mais finas, delicadas e leves. Não é aderente nem porosa e por isso não absorve água ou resíduos de alimentos. Possuem aspecto transparente e vítreo, sendo uma louça menos suscetível  à manchas. Apesar de sua delicadeza, são fortes e resistentes devido seu processo de criação e queima;

– Cerâmica: as louças de cerâmica possuem alta resistência e durabilidade. É mais pesada e tem maior porosidade que a porcelana;

– Faiança: muito famosa na Itália e em Portugal,é uma espécie de cerâmica branca bem resistente, porém apresenta bastante porosidade, daí a necessidade de seu processo de esmaltação, que inclusive as deixam brilhantes. Também são muito resistentes.

Existem também outros tipos de louças fabricadas com outras matérias primas, porém, as citadas acima são as que mais fazem parte da mesa posta brasileira e por isto uma enxutíssima definição sobre as três .

As louças estilos clássico permanecem até hoje no sonho de consumo de 7 entre 10 consumidores, independente do poder de compra. A preferência está relacionada ao gosto por este estilo, principalmente se garimpadas em antiquários que oferecem peças e jogos de décadas anteriores, e por serem antigos e não mais fabricados, proporcionam exclusividade, além do requinte, sofisticação e elegância ímpar.

Atualmente as louças, sejam as porcelanas, cerâmicas e faianças oferecem os mais variados e diferentes design,  que acompanham as necessidades e estilos da vida contemporânea. Há também as que oferecem uma releitura das louças já não mais fabricadas , principalmente os aparelhos de chá e jantar em porcelana  pintados à mão. Essas releituras conseguem remeter à elegância dos clássicos ao prazer da aquisição do contemporâneo.

Durante muitos anos, pelo menos aqui no Brasil, houve uma fase (e também compreende-se porque) onde somente as porcelanas eram sinônimo de requinte, elegância e sofisticação, sendo então relacionada somente ao público classe A. De certa maneira, nesta época, a produção de louças não se diversificava tanto quanto no início dos anos 2000. Existia sim, diversos modelos,porém, uma segmentação de fabricação direcionado diretamente aos públicos A, B e C, onde de fato as louças não serviam à dois ou três públicos diferentes, e sim exatamente à seu público destinado.

Mas, a tecnologia, as tendências, os avanços do design, as mudanças comportamentais, sociais, econômicas, entre outros fatores que influenciam o indivíduo e o coletivo, em seu estilo de vida, trouxeram para o novo cenário global do mercado e consumo de decoração, arquitetura e mesa posta, novas perspectivas que de certa forma estreitaram relações com as diferentes classes sociais , proporcionando para ambas a experiência da elegância e sofisticação genuína.

No caso das louças, designers e artistas passaram a criar e  a confeccionar peças com design inovadores sempre acompanhando novas tendências não só no segmento de decoração, como também na moda e nas artes plásticas, inspiradas em nossa pluralidade, cultura, natureza e mundo urbano. O repertório dos elementos utilizados é infinito diante de toda riqueza cultural nacional e internacional. Temos um leque de produção criativa, fazendo com que as louças em seus diferentes estilos chegassem à apreciação e aquisição de todas as classes, principalmente após uma das novas tendências que definitivamente chegou e veio pra ficar, que é a forma orgânica.

Forma orgânica como o próprio nome sugere, é  aquela inspirada  na natureza, como plantas,  frutos, flores, animais, sol, lua, arco-íris, terra, fogo, ar,  água e tudo mais relacionado à ela. E como geralmente remetem a organismos vivos, as formas orgânicas dos mobiliários e estruturas arquitetônicas, chegaram também nas peças decorativas e utilitárias, nas luminárias, nos vasos decorativos, nas louças e em todos os nichos onde cabem estas formas, que virou uma das formas mais cobiçadas e preferidas do público de ambas as classes. Elas trazem ideias de flexibilidade, movimento e até sensualidade. Na arquitetura, marcenaria e decoração, as formas orgânicas são reproduzidas de diferentes maneiras, desde revestimentos com uma pegada natural, até as linhas curvas. E com as louças, não é diferente.

É bem verdade que nas décadas de 60 e 70, o design curvo esteve em voga, com formas mais suaves e arredondadas em móveis e até em estruturas, sendo que as louças não acompanharam as curvas destas décadas. Com o passar dos anos e a chegada do estilo moderno e contemporâneo, as linhas retas passaram a reinar, virando sinônimo de elegância, austeridade e sofisticação, permanecendo até  hoje. No entanto, as formas orgânicas, foram crescendo mesmo diante da sofisticação estática das linhas retas, e hoje, principalmente após o ápice do período pandêmico, elas voltaram com tudo e vieram para ficar!

Mobiliário, decadas 60/70


Mobiliário, decadas 60/70


Mobiliário, decadas 60/70


Mobiliário, decadas 60/70

Já no campo das artes, temos a arte biomórfica ou o bioformismo, que é um estilo de pintura e escultura baseada em curvas ou motivos que evocam seres vivos. Este estilo também é encontrado na arquitetura e design, mas é nas artes e nas louças, que ele resplandece em plenitude da sua criação!! Artistas dão inúmeras formas, cores e movimentos em suas louças, utilizando diversas matérias primas que proporcionam exclusividade em modelos. É como uma obra de arte, não só nos moldes, mas também na pintura e principalmente na essência de proporcionar satisfação em utilizar determinado bem, como se ele fizesse parte da nossa intimidade, nos conectando com a natureza.

Louças com relevos em bordas curvas, pintadas com ouro em volta; louças pintadas à mão enaltecendo  natureza, nossa cultura e história, formas em movimentos que servem aos mais variados cardápios, temáticas e estilos de mesa posta. Dentro do contexto de decoração, a louça (principal estrela da mesa posta), ganha cada vez mais destaque, acompanhando estilos e referências dos mobiliários e dos ambientes de convivência, tanto na formalidade quanto na informalidade.

Hoje, o rústico, por exemplo, que durante anos, foi relacionado somente com ambientes rurais, faz parte não só do mundo urbano  como também, agrega elegância, sofisticação, requinte e ousadia em todos os ambientes e ocasiões. A rusticidade entra também no mundo da mesa posta, onde inúmeras louças se apresentam especialmente para compor este cenário , junto ao cardápio, talheres, copos e outros utensílios utilizados para decoração. No estilo rústico, as cerâmicas, principalmente as artesanais, são a estrela!

Modelos exclusivos de aparelhos de jantar e chá, sob encomenda, são muito requisitados por consumidores, não só para enxovais particulares como também por restaurantes e rede hoteleira que ousam  sair das tradicionais louças brancas, que em certos casos facilitam a reposição das peças, a harmonia com o menu oferecido e claro, a decoração das mesas, pois a louça branca além de requintada, é um coringa para decoração de mesa posta.

Enfim, as louças, em sua diversidade e diferentes formas, acompanham sem dúvida as tendências e inovações do design e seus inúmeros conceitos. Sendo assim, como dito acima, designers e artistas deste nicho, criam peças em forma orgânica não só referentes à materialidade do design e  suas tendências, mas principalmente à imaterialidade proposta  pelo conceito orgânico, que é o de aconchego e bem – estar para o lar, fazendo da natureza sua fonte de inspiração para proporcionar a casa ambientes mais naturais.

Se você gosta de uma decoração harmonizada, que utiliza diversos elementos para os mais variados estilos de composição, alinhadas ao seu jeito de viver e inclusive sentir e desfrutar das coisas que lhe proporcionam prazer, aposte na arte das louças e peças de mesa posta, que dialogam com sua casa, afirmam sua identidade e aconchegam os seus desejos!

 

No próximo artigo falaremos sobre decoração de mesa posta.

Até breve!!

Leave a Comment