O projeto MANUEL MESSIAS | DO TAMANHO DO BRASIL pretende trazer visibilidade e reconhecimento para a qualidade artística e poética de Manuel Messias dos Santos (1945-2001). A mostra reúne 50 obras de diversos períodos da trajetória do artista, com destaque para as séries Via Sacra, Your Life, M’fotogram e um álbum YUWW em que o artista cria obras a partir de um alfabeto próprio carregado de referências históricas e da estética sintética que marca a sua produção.
O conjunto da mostra, é composto por obras de coleções particulares e algumas do acervo da própria Danielian Galeria que vem há mais de cinco anos pesquisando sobre Manuel Messias. Apesar da predominância da gravura, também estarão presentes experiências de Messiascom a tinta a óleo e o pastel.
Sobre Manuel Messias:
Manuel Messias dos Santos nasceu em Aracajú, Sergipe, em 1945. Aos sete anos, migrou com sua família para o Rio de Janeiro. No início dos anos 1960, por ter uma tia que trabalhava como doméstica na casa do então diretor do MAM-RJ, Leonídio Ribeiro, Messias ganha uma bolsa para estudar com Ivan Serpa, quem se tornaria seu grande mestre, lhe dedicando inúmeras obras.
Sobre Serpa, Messias disse: “Ivané o melhor professor que existe. Não procura influenciar de modo algum o aluno, mas apenas tira de dentro da gente aquilo que a gente é.”
Foi com Serpaque Messias entendeu sua vocação para a gravura. Nos primeiros anos de sua produção ficam claras as influências do expressionismo alemão, do cordel, dos quadrinhos e de artistas como Goeldi e Grassmann.
Com mais de 30 anos de participação ativa no cenário cultural brasileiro, Messiasfoi unanimidade entre os críticos de arte, ganhou diversos prêmios e participou de importantes exposições nacionais e internacionais.
Manuel Messias dos Santos era um leitor voraz, amante dos clássicos, do cinema e da música. Entre seus grandes ídolos estavam Van Gogh, Dostoiévski e Mick Jagger. Talvez por isso fosse tão hábil com as palavras, como um poeta. Nas declarações recolhidas durante o processo de pesquisa, percebe-se sua profunda reflexão sobre a arte e sobre a natureza dos sentimentos humanos. O nome desta exposição foi retirado de uma citação de Manuel Messiasde 1974: “Quero fazer gravuras do tamanho do Brasil”.
Contudo, sua biografia é fortemente marcada pela pobreza. Manuel Messias e sua mãe desenvolveram transtornos psíquicos que agravaram ainda mais sua situação, com um grau de exclusão social que fez mãe e filho morarem na rua em alguns períodos ao longo da década de 1990, levando, nas décadas seguintes, sua substancial produção ao esquecimento.
A Exposição “Manuel Messias – Do Tamanho Do Brasil” traz textos de Marcus Lontra, Rafael Peixoto e Ademar de Brito convidado pelo coordenadores do projeto para ampliar as conversas sobre a obra de Manuel Messias.
SERVIÇO:
9 de setembro a 22 agosto
Segunda a sexta-feira de 11h às 19h
Rua Major Rubens Vaz, 414 – Gávea – RJ
(21) 2522-4796
(21) 98802-8627
PRESTIGIE A ARTE BRASILEIRA!