Arte em Exposição

Corpo – Máquina, primeira individual da artista Thaís Basilio no Sesc São João De Miriti, RJ.

Obra "O que Esperar De Mim", da artista Thaís Basilio

Por Redação – 25/04/2023

 

Corpo-Máquina é a primeira exposição individual da artista Thaís Basilio, em cartaz no Sesc São João de Meriti. Com curadoria de Carolina Rodrigues e produção de Sabrina Veloso, a mostra apresenta a produção mais recente da artista, reunindo pinturas, escultura, video-arte e uma instalação imersiva.

As obras evidenciam a construção de um repertório imagético baseado na imaginação e no olhar analítico de uma artista que acumula múltiplas jornadas de trabalho enquanto mulher, mãe e trabalhadora do mundo contemporâneo, reunindo diversas camadas de relação com os territórios da Baixada Fluminense. Suas reflexões sobre a maquinização dos corpos, principalmente de mulheres negras, não se encerram na crítica social, mas passam pela reivindicação de momentos de descanso, de vínculos afetivos e de expressão das subjetividades.

A maquinização presente na era tecnológica é tensionada pela percepção de sua trajetória como a continuidade cíclica de uma pulsão de vida ancestral que precede as investidas coloniais. Tendo Luzia, a primeira mulher do território brasileiro, como símbolo do poder sobre os rumos da própria existência, Thaís vislumbra possibilidades de subversão da performance automatizada e abre caminhos para a emersão do desejo.

SERVIÇO:

 

 

PRESTIGIE A ARTE BRASILEIRA!!

Leave a Comment