O Cabíria Festival – Mulheres e Audiovisual é dedicado à produção realizada por mulheres e pessoas de identidades de gênero diversas para promover maior representatividade e diversidade nas telas e atrás das câmeras. Um grande encontro entre audiência, cadeia produtiva e cineastas do Brasil e dos países convidados Alemanha, Argentina, Costa Rica e França, em busca de reflexões, ampliação de redes e impulsionamento de talentos.
Nesta 2ª edição, disponível de 18 a 29 de novembro, em atenção às restrições sanitárias do COVID-19, o formato será online e totalmente gratuito com exibição de 35 filmes, 22 microfilmes, além dos Encontros com debates, oficinas, masterclasses e painéis.
A partir do tema “Imaginários Possíveis, rupturas em processo”, o recorte curatorial reforça os desejos de compartilhar a diversidade de modos de fazer, provocar rupturas de ciclos de violência históricos e expressar imaginários possíveis de autorias e subjetividades.
Como uma síntese simbólica do tema, a cineasta homenageada é PatríciaFerreira Pará Yxapy, professora e realizadora audiovisual indígena da etnia Mbyá-Guarani, com uma Mostra especial de 11 filmes. Patrícia mora na Aldeia Ko’enju, em São Miguel das Missões/RS, onde leciona desde 2006. Em 2007, cofundou o Coletivo Mbyá-Guarani de Cinema, atualmente está finalizando seu primeiro longa autoral e circula em festivais de cinema com o filme TEKO HAXY – SER IMPERFEITA, codirigido com Sophia Pinheiro.
O festival é uma expansão do Cabíria Prêmio de Roteiro, que desde 2015 premia histórias escritas e protagonizadas por mulheres. Nesta edição foram mais de 250 inscrições nas categorias de longa de ficção, argumento infantojuvenil de longa ficção, piloto de série de ficção e documental. As premiadas participarão do Cabíria LAB, um ambiente de estímulo ao desenvolvimento de roteiros através de tutorias e consultorias.
Mais do que uma Mostra de filmes, Cabíria Festival é um grande evento que abre fronteiras não só para todas, como também para todos. Uma proposta para abrir o leque e expandir as diferenças para chegar até a igualdade, através de debates, sessões de curtas e longas, oficinas, mesas de bate-papo, masterclasses e muito mais!
Simplesmente Imperdível!
SERVIÇO:
A programação pode ser acessada por meio de cadastro simples nas plataformas Videocamp, para os títulos longas e médias, Cardume para os curtas, com sessões online seguidas de debate. Painéis, masterclasses, lives e muito mais poderão ser acessadas no Youtube do festival.
*** Toda programação e informações completas em:
www.cabiria.com.br
PRESTIGIE A ARTE BRASILEIRA!!