Por Redação – 24/02/2022
No Carnaval sem folia, o Museu do Pontal oferece seis lindas exposições, com várias obras interativas, e atividades para as crianças e as famílias fazerem em segurança, dentro do protocolo anti-Covid.
O Museu do Pontal estará aberto normalmente nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2022, que seriam habitualmente de carnaval, e, além das seis exposições “Novo Ares! Pontal Reinventado”, com várias obras interativas, irá oferecer ao público as atividades Visita Musicada pela Arte e Cultura Popular Brasileira e o Baú de Brinquedos Populares, em horários pela manhã e à tarde.
Em dois horários, às 11h e às 15h, a Visita Musicada deste fim de semana darão ênfase às marchinhas de Carnaval, a partir da obra “Escola de Samba”, de Adalton Fernandes Lopes (1938 – 2005), com seus mais de 300 personagens em cerâmica que se movimentam ao ritmo da música.
O Baú de Brinquedos Populares, às 12h e às 16h, coordenado pela equipe do Museu do Pontal, foi inspirado nas esculturas existentes nas exposições em cartaz, especialmente a Brincares – brincadeiras e brincantes. As crianças são convidadas a brincarem, com suas famílias, na Praça-Jardim do Museu do Pontal, com seus dez mil metros quadrados de área. Os brinquedos usados são ioiôs, bilboquês, petecas, piões, fantoches, elásticos e cordas para pular, giz para riscar amarelinha e bambolês.
Para essas atividades recomenda-se agendamento prévio pela plataforma Sympla https://site.bileto.sympla.com.br/museudopontal/, onde se pode também garantir o ingresso ao Museu do Pontal, gratuito ou com contribuição voluntária.
O conjunto de exposições tem o título “Novos Ares! Pontal Reinventado”. Uma exposição é de longa duração, e as outras cinco são: Brincares – Brincadeiras e brincantes; Terra/Terra – O Jequitinhonha e suas tradições; Entre beiras e margens – Fogo, água, ar; Poética da criação; e Devoções.
As exposições também oferecem obras e jogos interativos para todas as idades, como o jogo Danças Brasileiras, em que o participante aprende passos de frevo, jongo, carimbó, chula ou funk. Ao final, o novo bailarino ganha pontos e sua performance é enviada por e-mail, junto com um vídeo da brincadeira.
PRESTIGIE A ARTE BRASILEIRA!!