Arte em Exposição

“Cânones Brasileiros”, Série de Conferências da Fundação Biblioteca Nacional, começa hoje, 26 de Julho

Por Redação – 26/07/022

 

Como instituição marcada pela formação e afirmação do cânone literário brasileiro, a Biblioteca Nacional apresenta um ciclo de conferências públicas sobre escritores e pensadores que marcaram a trajetória intelectual do Brasil.

O ciclo de conferências Cânones Brasileiros retoma uma tradição da Biblioteca Nacional que é a de expressar ao grande público o que há de mais precioso no pensamento nacional, e seu papel para o mundo. Pesquisadores, professores e intelectuais serão convidados para discorrer sobre a vida e a obra de autores clássicos de cunho relevante e substantivo para a formação da brasilidade. As tertúlias têm por objetivo demarcar o cânone literário brasileiro, protegendo e difundindo este valoroso legado intelectual.

A Fundação Biblioteca Nacional, enquanto grande instituição de preservação da memória do Brasil apresenta essa sequência de palestras como parte de sua função precípua de guarda e difusão do conhecimento.

A série de comunicações é de curadoria do Centro de Pesquisa e Editoração (CPE), com a realização técnica da equipe de Eventos do Centro de Cooperação e Difusão (CCD), e terá quatro edições neste segundo semestre de 2022, sempre às terças-feiras, às 16 horas.

Os encontros serão presenciais, no Auditório Machado de Assis, no prédio sede da Fundação Biblioteca Nacional, e terão transmissão ao vivo pelo canal da instituição no Youtube.

Confira abaixo a lista com tema, palestrante, data e horário de cada conferência:

26 de julho/ 16 hs: Sérgio Carvalho Pachá (Padre Antônio Vieira)

23 de agosto/ 14 hs[1]: Vanete Dezmann (Monteiro Lobato)

27 de setembro/ 16hs: Marcos Cotrim (Gustavo Corção)

18 de outubro/ 16hs: Flavio Daltro Lemos de Alencar (José Pedro Galvão de Souza)

20 de dezembro/ 16hs: Deonísio da Silva (Rubem Fonseca)

Leave a Comment