Por Redação – 23/02/2022
“Manhã de Domingo”, de Bruno Ribeiro, recebeu o Prêmio do Júri da competição oficial da Berlinale; o curta conta a história de uma pianista
O curta braslleiro “Manhã de Domingo” recebeu nesta quarta o Urso de Prata, ou o Prêmio do Júri oficial do Festival de Berlim 2022. Única produção do Brasil que concorria ao Urso de Ouro nesta 72ª edição do festival, o filme dirigido por Bruno Ribeiro levou o segundo prêmio principal da competição.
Além de diretor, Bruno Ribeiro assina o roteiro do filme que tem produção executiva de Laís Diel e a pianista Raquel Paixão como protagonista. “Dedico [o prêmio] para a minha mãe, que morreu durante a pandemia, mas que foi quem mais me apoiou para que eu me tornasse um cineasta”, declarou o diretor Ribeiro quando recebeu seu Urso de Prata.
Na trama, Raquel Paixão que também é pianista, vive Gabriela, uma jovem pianista negra que irá se apresentar em seu primeiro grande recital. Mas um sonho com sua mãe, já falecida, desestabiliza Gabriela que, inquieta, passa a temer que sua apresentação seja um fracasso. Em uma narrativa sutil, mas forte, que ressalta a experiência sensorial tanto da personagem quanto do espectador, Gabriela passa por vários encontros ao longo de um dia, em uma jornada de reconciliação com suas memórias e sua mãe.
Na coletiva de imprensa após a premiação, Bruno afirmou que “este prêmio significava muito para ele, e também para toda equipe que o fez porque há tempos vivemos uma situação muito complicada no Brasil: acho que é muito importante não só para nós que estamos aqui e também mandar uma mensagem de que é possível fazer arte e perseguir seus sonhos.”
Não por acaso, e sem auxílio público para representar o Brasil na Berlinale (como ocorreu em diversas outras edições de festivais internacionais com outros filmes, como parte da política pública cultural do governo brasileiro), a equipe de “Manhã de Domingo”, para viabilizar sua ida a Berlim, realizou uma campanha de arrecadação de recursos ( doações online).
PRESTIGIE A ARTE BRASILEIRA!