A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), por meio da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), lança, nesta terça-feira, dia 21 de dezembro, a partir das 18h, o selo “Cidade Amiga do Audiovisual”, projeto da Minas Film Commission para fomentar o setor audiovisual mineiro. O lançamento ocorre em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em um evento que irá contar com a participação do secretário de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira; do presidente da EMC, Sérgio Rodrigo Reis; do prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez; do secretário municipal de Cultura e Turismo, Leonardo Costa, além de outras autoridades e representantes do setor audiovisual.
O selo “Cidade Amiga do Audiovisual” pretende incentivar os municípios a desenvolverem práticas que facilitem e atraiam produções audiovisuais nas suas localidades, estimulando o turismo e transformando o estado em cenário de enredos. A iniciativa coloca Minas Gerais em uma vitrine, transportando pela telona as cidades mineiras para o grande público no Brasil e no mundo. A ação faz parte da Minas Film Commission (MFC), projeto que foi retomado pelo governo do Estado no início do ano e que passou a ser gerido pela EMC. No lançamento também será aberto o cadastramento para municípios interessados em integrar a Minas Film Commission. A inserção das cidades vai facilitar o diálogo do mercado audiovisual com o poder público e permitir o acesso a práticas, estratégias e ferramentas, como o selo.
Essa será a primeira etapa de um processo de certificação das cidades para que se qualifiquem como locações atrativas para produtores audiovisuais e para que recebam o selo. Nova Lima é a primeira cidade a aderir ao projeto. Além do crescimento da área, a visibilidade dos municípios qualificados vai gerar impacto na economia, permitindo a geração de emprego, o incentivo ao turismo, a exposição do comércio e a agregação de valor ao patrimônio local.