Cultura Notícias

O artista carioca Walter Goldfarb abre individual no Nader Museum durante a semana da Artbasel Miami.

Obra "Orla Carioca", do artista visual Walter Goldfarb.
O artista carioca Walter Goldfarb abre individual no Nader Museum, levando o Brasil para a semana da Art Basel Miami.
Com o título DANCING IN CHIAROSCURO, a mostra reune 16 obras pontuais de Goldfarb da série NEGRA E BRANCA produzidas entre 1998 e 2010, provenientes da coleção Jennifer e Gary Nader. 
Selecionadas pelo próprio Gary Nader dentre mais de 42 obras de Walter adquiridas ao longo de uma década para seu acervo particular, as obras em exibição trazem um recorte expressivo das técnicas de corte e costura a partir do desfiamento da própria trama da lona crua da pintura para obtenção  dos fios com os quais Walter Goldfarb borda suas pinturas revelando um diálogo com a produção do artista Arthur Bispo do Rosário e Leonilson. 

Da esquerda para direita: Obra “A Queda do Rei” e “Orla Carioca”, do artista Walter Goldfarb.

A expografia joga com a palheta clara e escura próprias da linguagem de Goldfarb fruto de técnicas de clareamento que o artista desenvolveu a partir de lavagens das lonas em tanques com misturas químicas “secretas” e raspagem de milhares de bastões de carvão sobre a tela transformando o pó do carvão em tinta.
Nas obras das séries NEGRA e BRANCA Walter Goldfarb traz algumas imagens de célebres pinturas de Diego Velázquez, Gustav Klimt, Rembrandt e Johannes Vermeer dialogando com seu próprio imaginário visual para criar narrativas sobre gênero, sexualidade e política.
A mostra fica em cartaz até 31 de Janeiro no Nader Museum que apresenta concomitantemente a mostra multimídia Botero Immersed, e a individual Vertical Encounters de Soraya Bu Naba’a.

O artista Walter Goldfarb.
Foto: Iana São José.

SERVIÇO:
62 NE 27 Street
Wynywood Arts District, Miami, Flórida 33137, EUA.
info@namla.us
De segunda à sábado das 10:00 às 18:00
***Para saber mais sobre o trabalho de Walter Goldfarb,  utilize a busca do site ou visite nosso Caderno Arte Visual.
PRESTIGIE A ARTE BRASILEIRA!

Leave a Comment