Cultura Notícias

Teatro O Tablado é promovido a Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Rio.

O deputado Noel de Carvalho no palco d'O Tablado, entre o ator e diretor Ricardo Kosowski e a diretora do espaço Cacá Mourthe Foto: Divulgação

O Teatro O Tablado, que em 2021 completa 70 anos de história, ganhou um homenagem: após votação na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), o espaço foi promovido a Patrimônio Cultural e Imaterial do estado fluminense. O título, fruto de um projeto de lei do deputado Noel de Carvalho (PSDB), foi dado na noite desta quinta-feira (04), véspera do Dia Nacional da Cultura (05/11).

— O Tablado é um símbolo de resistência porque conseguiu consolidar-se como uma das marcas da nossa cultura cada vez mais relegada a segundo plano. E temos a sorte de tê-lo em nosso estado. E ter um projeto desses aprovado na véspera do Dia Nacional da Cultura para mim é um orgulho e uma vitória para nosso país. A arte também é fundamental nas nossas vidas — disse o deputado.

Além das sete décadas de existência d’O Tablado (que já havia tido seu espaço físico tombado pela Prefeitura do Rio), o ano de 2021 marca também o centenário de nascimento de Maria Clara Machado (1921-2001), aclamada escritora e fundadora do teatro. A Alerj já havia a homenageado, também por iniciativa do deputado Noel de Carvalho, com a Medalha Tiradentes ‘post mortem’, que é a maior honraria do estado concedida a pessoas que prestaram relevantes serviços à humanidade.

O espaço – que de acordo com a ata de fundação deveria ser apenas a sede de um “grupo de teatro amador” – começou como uma simples sala, com um palco rudimentar e sem cadeiras suficientes para receber o público – um padre da igreja vizinha ajudava emprestando alguns bancos.  Somente três anos após a fundação, O Tablado foi ter uma plateia de verdade.

O Tablado – que fica na Rua Lineu de Paula Machado, na Lagoa – é conhecido não só como palco de peças teatrais, mas também pela formação de grandes artistas. De lá, saíram nomes como Malu Mader, Andréa Beltrão, Jacqueline Laurence, Miguel Falabella, Enrique Diaz, Marcelo Adnet, entre outros.

 

PRESTIGIE A ARTE BRASILEIRA!

Leave a Comment