Composição cênica utiliza o hibridismo de linguagens como o cartoon, sombras e animação
Quatro das seis histórias foram contempladas com prêmios do Itaú Cultural e da Lei Aldir Blanc
A dupla de artistas criadora do “Coletivo Bassusseder” Allan Benatti e Melissa Panzutti estreia o canal “Olha Essa”, no YouTube, dia 05 de junho, às 18h. Seis histórias de forma simbólica e reflexiva abordam o que estamos vivendo neste momento pandêmico em torno das possibilidades de relação, como o olhar além do microuniverso individual, os pontos de vistas antagônicos, a importância da escuta, da diversidade, os papeis na sociedade, afetos e medos escondidos.
Concebido e realizado em casa durante o primeiro ano da pandemia; da escolha das histórias passando pela adaptação dos roteiros que teve como eixo central o humor, edição, figurinos, direção, todo o processo foi feito conjuntamente pelos dois atores, com a exceção da trilha sonora que foi composta pelo músico Daniel Tauszig.
“A oportunidade da quarentena nos fez olhar para o agora, o momento era propício para contarmos muitas histórias para nosso filho, viver faz de contas divertidos e intermináveis que nutriam nosso dia a dia além das demandas”, diz Allan.
“Repetíamos algumas histórias e resolvemos, caracterizar os personagens e brincar com os cantos e com adereços que tínhamos disponíveis para materializar o grande faz de conta que vivíamos.
Daí nasceu os roteiros, as filmagens e a parceira com o grande músico Daniel Tauszig que com sua escuta refinada trouxe a cor e o andamento para as histórias”, completa Melissa.
Allan e Melissa continuaram a compor os personagens com o que havia no acervo de roupas, a pesquisar histórias de culturas diversas e os enredos somados ao aprofundamento das questões de gênero, valores, e aos que os atravessava no momento.
Os dois atores interpretam todos os personagens, fizeram a adaptação de roteiro, a escolha das locações como proposição visual e seguiram investigando, até perceberem um sentido de modo que as histórias os alimentassem estética e afetivamente.
SOBRE O COLETIVO:
Coletivo Bassusseder aprofunda sua pesquisa e se dedica a investigar a dramaturgia da improvisação, o corpo improvisador e o hibridismo de linguagens dentro da composição coletiva como concepção cênica. Em 2012 funde-se com Cia Vôos que tem a linguagem estruturada em trabalhos dirigidos pela consciência corporal, uma vez que compreende o corpo como eixo criador e comunicador da cena teatral. Sendo a improvisação, a máscara, o palhaço e educação somática o eixo dos projetos artísticos do coletivo.
ELENCO:
Allan Benatti
Iniciou sua pesquisa nos palcos em 1995 nos cursos oferecidos pela Oficina Cultural Amácio Mazzaropi, onde permaneceu até meados de 2000. Em sua formação carrega nomes como: Ricardo Pucceti (LUME), Cristiane Paoli Quito, Bete Dorgam, Ésio Magalhães, Tiche Viana, Léo Bassi, Chacovach, Tortell Poltrona, Shaw Kiley, Frank Totino e Marcelo Sauvinone, deste último fez a formação continuada.
Há 18 anos pesquisa máscaras e palhaço. A improvisação surge em 2001 juntamente com a fundação do espetáculo Jogando no Quintal, onde permanece como “palhaço-atleta” desde a sua estreia. Participa também do elenco fixo dos espetáculos: Caleidoscópio, Los Kamaradas e Subsolo – Improvisação em Decomposição, deste último assina também a direção. É parte do quadro de improvisadores convidados dos espetáculos: Noite de Improviso e Improvável. Já participou de festivais de improvisação na Argentina (2006), Colômbia (2007, 2009, 2011, 2015), Peru (2008), Espanha (2008, 2013), Chile (2009, 2010). É coordenador pedagógico da escola “Casa do Humor”. É também professor de palhaço, bufão e confecção de máscaras. Desde 2012 é formador convidado na SP Escola de Teatro a ministrar a extensão “Jogo e Improviso”, pala os núcleos de Humor e Atuação.
Melissa Panzutti
Atriz e palhaça. Formada em Artes Cênicas pela USP, é Mestra pela UNICAMP – Arte da Cena em Teatro, Dança e Performance, e na Ècole Philippe Gaulier na França. Desenvolve pesquisa em dança teatro e máscaras a mais de 15 anos. Ministra aulas e coordena projetos artísticos pedagógicos. Teve como orientadores Bete Dorgam, Cristiane Paoli Quito, Lelis Columbaiane e Philippe Gaulier. Fundadora da Cia Vôos que faz parte do coletivo Bassusseder (núcleo de experiencia e pesquisa em improvisação) e integrante das Cias: Dramática , Cia “Bicicletas Voadoras” e Cia Quase cinema. Com o espetáculo “KD EU?” circulou pelo Brasil com Prêmio Myrian Munis 2010, participou do “O Amor das três laranjas” no Itaú cultural . Foi atriz convidada na “La Compagnie Du Mystère Bouffe” com o espetáculo “La Muette” em Paris. Com “Itaca uma vivência histórica” viajou para a Índia e França em 2008. Criadora de “Verdade Ilusão” com este viajou para Argentina e Colombia e Aperitivo literário. Foi Mestre de cerimonias no Congresso Municipal de Educação 2013, 2015.
AS ESTÓRIAS:
O Segredo dos Outros –https://www.youtube.com/watch?v=zku5TGWI1fg
É comum sentir vergonha por algo, por alguma particularidade, algo que não é comum aos outros. Mas se transformarmos essa visão será possível tirar proveito disso?
Como nos vemos através das novas tecnologias que recém conhecemos e o que elas trazem de aprendizado social.
Um rapaz descobre sua independência e a importância de cuidar dos outros e de si.
Esse conto da cultura popular brasileira, já foi contado de diversas formas, até como piada. Nele, fica claro as estruturas da semiótica: Signo, significado e significante. O que é dito, o que se quer dizer e o que é compreendido.
Este conto reflete sobre os caminhos que a vida pode oferecer. Toda sorte é apenas uma sorte? Aos olhos de quem? E todo azar? É apenas um azar?
O Rouxinol e a Imperatriz
Nesta história, são colocadas reflexões bem-humoradas sobre os valores diante do medo e do desconhecido. Inspirado do conto original O Rouxinol e o Imperador, de Hans Andersen. As transformações individuais podem surgir a partir da apreciação da natureza e das relações de fidelidade.
FICHA TÉCNICA:
Criação, adaptação, figurinos, direção : Allan Benatti e Melissa Panzutti;
Trilha: músico Daniel Tauszig.
SERVIÇO:
Live de lançamento neste sábado, dia 05 de junho, às 18h
Com os atores e Daniel
Canal “Olha Essa”, do Coletivo Bassusseder
Acesse: https://www.youtube.com/
PRESTIGIE A ARTE BRASILEIRA!