Este ano, a 5° edição do ARCHcine – Festival Internacional de Cinema e arquitetura, está em formato online, porém, trazendo para o público o mesmo conteúdo relevante da dobradinha cinema e arquitetura.
O festival apresenta 56 filmes, e suas tradicionais Mostras Competitivas,e muitos debates e lives com excelentes profissionais do setor de arquitetura, urbanismo e cinema. Os filmes estão divididos em diversos eixos temáticos que aprofundam os mais diversos atravessamentos da arquitetura e do urbanismo, como Sustentabilidade, Direito à Cidade, Patrimônio Material e Imaterial, Ofícios do Urbanismo, dentre outros.
Além das sessões competitivas, o 5º ARCHcine 2020 homenageia o cineasta Emílio Domingos, realizador com expressão singular na representação de territórios urbanos e que completa 20 anos de carreira nesta temporada. Todos os longas-metragens do cineasta homenageado estão na programação do festival.
O 5º ARCHcine 2020 também passeia em tom de homenagem por Rio de Janeiro e Brasília. Enquanto a Mostra Rio Capital Mundial da Arquitetura promove o título concedido à cidade do Rio de Janeiro pela UNESCO em parceria com a União Internacional de Arquitetos (UIA), a Mostra Brasília 60 Anos celebra a agora sexagenária capital federal.
No total, 14 filmes participam nas duas Mostras, entre curtas e longas metragens, com destaque para o filme “Brasília: Contradições de uma Cidade Nova”, de Joaquim Pedro de Andrade. Realizado em 1967 por este icônico cineasta brasileiro, o filme recebeu a Menção Honrosa no Festival de Brasília daquele ano e apresenta reflexões sobre o sexto aniversário da capital federal.
SERVIÇO:
Duração: 01/12 à 11/12;
Exibição dos filmes na plataforma Looke: www.looke.com.br/channel/archcine
Debates na plataforma Youtube: www.youtube.com/archcine
Programação completa em: www.archine.com
PRESTIGIE A ARTE BRASILEIRA!!