Por Redação – 09/05/2024
Imagens emergem da alquimia das cores, do contraste entre claro e escuro que serve de base para pinceladas e espatuladas através dos movimentos síncronos e assíncronos na superfície da tela. Assim a curadora e artista Renata Costa define os trabalhos de Andréa Noronha, Cosme Martins, Deborah Netto e Miguel Nader que se juntam a ela expondo na coletiva Alquimia Abstrata, inaugurada no dia 1º de maio, no Centro Cultural Correios RJ, no Centro.
A mostra reúne, até meados de junho, 25 obras que expressam o processo produtivo e criativo de cada um deles, conectando-se através do tempo pela gestualidade e formando superfícies pictóricas cheias e vazias, resultando em uma mistura de pigmentos que formam cores e tons.
O conjunto expositivo ressalta as diversas possibilidades de expressar a arte através da (re) utilização de materiais: Cosme Martins, por exemplo, parte do aproveitamento de tecidos e papelões que seriam descartados. Já Deborah Netto emprega a técnica de encáustica, enquanto Miguel Nader aposta em misturas fluídas e geométricas. Andréa Noronha e Renata Costa exploram os efeitos de luz e formas.
“A magia alquímica do processo criativo de cada um desses artistas, leva o interlocutor a uma viagem pela sua imaginação fluida pessoal. A imensidão de possibilidades estimula novas formas de registrar o seu imaginário, apresentando volumes que saltam ao olhar do espectador”, diz Renata Costa, curadora e artista.
SERVIÇO:
Exposição até 15/06/24
- Terça-feira, Quinta-feira, Sexta-feira, Sábado das 12:00h às 19:00h
- Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – RJ