Cultura Notícias

Galeria inaugura obra pública da artista indígena Tamikuã Tixihi

Multimuro_Ikhapohehaw_Tamikua-Tixihi. Galeria-de-Arte.Andre. Foto/Alan-Teixeira

Por Redação – 25/04/2023

 

A Galeria de Arte André inaugura uma nova obra do projeto “Multimuro”, com a artista indígena Tamikuã Tixihi. A pintura Ikhãpohehaw (em português “a força pela vida”) fica disponível para o público numa das fachadas da Galeria de Arte André, na Avenida Rebouças (altura do número 1.300). A curadoria é da jornalista e crítica de arte Ana Carolina Ralston.

Tamikuã apresenta cinco expressões do rugido de uma onça-pintada, animal que tem forte ligação desde a infância. Quando pequena, a artista do povo Pataxó encontrou três filhotes de onça escondidos na Mata Atlântica, certamente deixados ali em segurança para que a mãe fosse buscar alimento nas redondezas. Quando voltou para a comunidade carregando os pequenos, Tamikuã foi instruída pela mãe a carregar a força e os ensinamentos do animal. Essa potência está evidenciada nas expressões retratadas no mural da artista.

“Para a artista, a onça-pintada é o símbolo da luta pela vida do seu povo”, avalia Ralston. “Levar sua imagem a um espaço de grande circulação é uma forma de trazer o espírito da floresta de volta ao seu espaço de origem”, continua ela, enfatizando a importância do trabalho se situar em um dos pontos nevrálgicos da capital paulista.

A artista é nascida em Pau Brasil, na Bahia, e atualmente vive na comunidade Tekoa Itakupe, no Jaraguá, em São Paulo. Também é ceramista, escultura, poeta e bacharel em Serviço Social. Atualmente está em cartaz com o mural “A guardiã da memória”, exibido numa das paredes do Museu das Culturas Indígenas, na Água Branca, em São Paulo. Foi indicada ao Prêmio Pipa, em 2022.

Leave a Comment