Arte em Exposição

Nova Instalação no Oi Futuro, no Rio, promete levar visitantes para ritual indígena.

Por Redação – 28/02/2023

 

Um dos projetos selecionados pelo edital Cultura Circular, o Hacktudo vai trazer para o Centro Cultural Oi Futuro uma experiência imersiva que alia tecnologia e tradição. É o Kuarup, uma instalação em realidade virtual que recria um ritual milenar indígena da aldeia Yawalipiti, do Alto Xingu, e estará disponível para os visitantes do Centro Cultural em curtíssima temporada, nos dias 2 e 3 de março.

O Kuarup é um ritual sagrado realizado pelos indígenas desta etnia em celebração aos mortos. No rito, são celebradas a memória daqueles que se foram e a libertação de suas almas para o mundo espiritual. A experiência em realidade virtual te transporta até o local e hora da realização do Kuarup através de registros feitos in loco pelo fotógrafo Cafi durante a cerimônia.

Criado por Paulo Tavares, artista audiovisual que possui vasta experiência em agências, estúdios e produtoras dentro e fora do Brasil, o Kuarup conta com um intercâmbio entre profissionais que garantirão que a vivência seja única e aproveitada da melhor forma possível.

A instalação Kuarup é uma das realizações do Hacktudo, projeto selecionado para o programa Cultura Circular, uma iniciativa do British Council em parceria com o Oi Futuro, que selecionou seis festivais para receber formação e mentoria para a aplicação e consolidação de práticas sustentáveis na operação de seus eventos. Além disso, o edital promove também um intercâmbio entre artistas brasileiros e britânicos.

No caso do Hacktudo, Jon Bausor, designer de palco internacional multipremiado e diretor criativo de Londres, se juntou à artista indígena Mayra para a montagem da cenografia e ambientação do espaço da instalação. A curadoria geral do projeto é feita por Miguel Colker, diretor do Hacktudo.

SERVIÇO:

Dias 02 e 03/03,  no Centro Cultural Oi Futuro, Flamengo, RJ.

Leave a Comment