Por Redação – 26/07/-22
Do alto dos seus quase 78 anos de idade (a serem completados amanhã, dia 27) e 57 de carreira, Ney Latorraca ainda é capaz de protagonizar inovações. No dia 19 de agosto, o veterano ator estreia a comédia musical “Seu Neyla”, que pode ser considerado um espetáculo remoto e presencial simultaneamente, já que sua atuação será exibida ao vivo e em tempo real, direto de sua própria residência, através de um telão, enquanto que público e o restante do elenco estarão no Teatro Riachuelo Rio.
O modelo é anunciado pela produção da montagem como uma “tecnologia inédita” no Brasil. Mas o fato é que a ideia original não era essa. “Seu Neyla” – que faz uma menção ao apelido que acompanha Latorraca há anos – tinha estreia prevista para o início de abril de 2020, com o ator em cena ao lado dos colegas de elenco. Entretanto, menos de 20 dias antes, foi declarado o estado de pandemia de Covid-19 no país, e a temporada que ocorreria no Teatro Clara Nunes acabou cancelada.
Com texto de Heloísa Périssé e direção de José Possi Neto, a comédia tem em sua trama quatro atores e um diretor ensaiando uma peça sobre um dos maiores ícones do teatro nacional. Em meio aos ensaios, surge o protagonista, Ney Latorraca (claro!), em um telão de led, com 5m de altura por 2,5m de largura.
Tal tecnologia, porém, não entra em conflito com a dobradinha entre história e cultura, que é um dos motes do espetáculo. Quem garante é o diretor José Possi Neto.
— O mais importante como conteúdo desse trabalho é o mergulho na memória nacional e cultural que, principalmente, as novas gerações não têm. A gente brinca, no texto, que o Brasil sofre de Alzheimer cultural. Esse passear pela memória da formação do artista brasileiro, do profissional do teatro, cinema e televisão, tem um sabor de abrir baú — acrescenta.