Arte em Exposição

Exposição “Quem Criou Me Ensinou” inaugura hoje no Museu Janete Costa de Arte Popular

Área interna do Museu Janete Costa de Arte Popular. Imagem ilustrativa não correspondente com a atual Exposição. Foto retirada da rede social facebook Museu Janete Costa

Por Redação – 25/05/2022

 

O Museu Janete Costa de Arte Popular abriu hoje,  dia 25 de maio, quarta-feira, a partir das 10h, a exposição “Quem criou me ensinou”, com curadoria de Jorge Mendes. A mostra enfoca a transmissão do conhecimento.

O público vai poder contemplar cerca de cem obras – entre escultura em argila e madeira, além de pintura – incluindo uma instalação com referência ao bairro do Alto do Moura – um dos mais importantes de Caruaru, terra de Vitalino, Manuel Eudócio, Galdino, entre outros.

A mostra é uma homenagem a vinte e cinco mestres da arte popular brasileira, como Louco Boaventura, Geraldo Teles de Oliveira (GTO), Artur Pereira, Izabel Mendes, Maurino de Araújo, entre outros, que passaram seus conhecimentos para familiares e alunos – discípulos – que hoje dão prosseguimento à arte e ao estilo desses mestres. Com isso, torna-se possível a continuidade e a renovação dos trabalhos, por meio do potencial criativo de cada um. A cenografia é toda em papelão reciclado.

Heleno da Luz (filho) e seu pai Lourenço de Tracunhaém / Obra em madeira/ Foto: Paulo Robeiro / SMC-FAN

Os trabalhos representam o universo particular de cada artista e são variados, destacando religião, família, trabalho, entre outros temas. Para o mote curatorial, Jorge Mendes focou na importância do trabalho comunitário e familiar.

A Diretora do Museu Janete Costa de Arte Popular, Daniela Magalhães, destaca a importância da abertura desta mostra, neste contexto de maior flexibilização em relação à pandemia: “estou muito contente em apresentar ao público uma nova exposição, com referência a diversos estados brasileiros, e que engloba a ideia de que o conhecimento deve ser passado adiante. Os artistas transmitem o fazer artístico para que a arte popular sempre se mantenha viva. Isso é de uma generosidade incrível, o que demonstra a nobreza destes artistas populares. A cultura é um respiro nestes anos em que vivemos momentos difíceis por conta da COVID-19”.

“Vamos discutir a importância da preservação da memória e saberes culturais populares dentro das famílias e das comunidades e as questões do ensino fora da sala de aula e educação à distância, vivenciadas intensamente pelas famílias no período da pandemia”, explica o curador.

SERVIÇO:

Exposição “Quem criou me ensinou”, curadoria de Jorge Mendes
Abertura: 25 de maio, quarta-feira, a partir das 10h
Período expositivo: de 25 de maio a 4 de setembro de 2022
Visitação: de terça a domingo, das 10h às 17h/Entrada gratuita
Local: Museu Janete Costa de Arte Popular
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 178, Ingá, Niterói-RJ
Telefone: (21) 3617-7736

Protocolos Sanitários
É necessário apresentar o comprovante de vacinação em dia, no formato impresso ou digital, acompanhado de um documento com foto.

 

PRESTIGIE A ARTE BRASILEIRA!

Leave a Comment