Por Jaqueline Stori – 24/05/2017
Ele é designer gráfico, fotógrafo, artista plástico, tem 27 anos, nasceu na cidade de São Gonçalo, mora na cidade de Niterói (Estado do Rio de Janeiro) e com Um Dedo de Arte, conseguiu alcançar os olhos de Lady Gaga!!! Estamos falando de Diego Moura, o artista que através de suas variações de cores vibrantes e traços característicos, vem encantando cada vez mais o público e o mercado das artes.
Suas obras de estética pop surrealista com um pouco da influência cubista, tem como característica marcante olhos e boca sempre em posição de destaque (intencionalmente parecendo colagem sobrepondo a outra), com o intuito de criar uma comunicação direta com o público. Na construção de suas obras, o artista não se fixa em um tema específico. Ele as crias através de seus sentimentos sobre determinados acontecimentos de seu cotidiano, sobre o cenário político e social atual, passeando por grandes ícones da música como Lady Gaga, David Bowie, Rita Lee, Amy Winehouse e muitos outros. Porém, apesar de pintar grandes ícones da música e artistas de outros segmentos, Diego Moura através de sua imaginação e sensibilidade humana e artística, também retrata grandes personagens da exclusão social de nosso país, como no caso da pintura Mulher de Itaoca onde ele através de um trabalho voluntário conheceu a mesma, que originou o quadro. Então, vamos a esta e outras histórias sobre a arte de Diego Moura:
Vem Curtir: Nos fale sobre o quadro mulher de Itaoca.
Diego Moura: Eu estava participando de um projeto social (SOS Lixão) como voluntário, em São Gonçalo região Metropolitana do Rio de Janeiro. Eu ajudava na distribuição de donativos entre estes, roupas. Em meio a muitas pessoas que pegavam seus donativos, até com certa afobação, me chamou atenção uma senhora que pegou suas roupas, dobrou-as com muito capricho, colocou-as na cabeça e foi indo em direção a sua casa. Fui até ela, e curioso lhe perguntei o porquê em dobrá-las ali em meio o tumulto? Ela me respondeu que assim que chegasse em sua casa, já estaria com as roupas organizadas para entrarem direto em seu guarda-roupa, lhe poupando tempo, pois tinha crianças pequenas para cuidar, casa para arrumar além de preservar as roupas para quem sabe num futuro algum outro necessitado pudesse reaproveitá-las. Seu comportamento organizado perante aquele abandono no lixão e sua preocupação em ter zelo pelos donativos para que ela e sua família pudessem aproveitar as roupas por um bom tempo, e também quem sabe passar para outros também necessitados, chamou minha atenção e despertou em mim um sentimento de carinho pelo seu modo de viver e enxergar a vida. Daí, o nascimento da obra Mulher de Itaoca.
Vem Curtir: Você costuma fazer trabalhos voluntários?
Diego Moura: Sim. Sou professor voluntário de fotografia e design, na ONG Macadeski em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Para mim, é fundamental poder exercer o voluntariado, colaborando com o desenvolvimento social através de meu conhecimento e minha arte. Isto faz parte da minha rotina e da minha vida.
Vem Curtir: Como e quando a pintura entrou na sua vida?
Diego Moura: Desde pequenino, a pintura sempre esteve presente em minha vida. Cresci vendo minha mãe pintar painéis da Disney e de super-heróis para usar de cenário para o meu pai fotografar crianças em festa. Eu pintava todas as paredes da minha casa, “relembra”. Cresci e cheguei a cursar Engenharia de Produção, mas me encontrei na segunda graduação como designer. Em 2015 fui visitar a exposição do pintor espanhol Joan Miró, onde o conjunto de sua obra me trouxe identificação, nascendo assim, a inspiração para desenvolver minha estética.
Vem Curtir: Sobre seu processo de criação, como este é realizado?
Diego Moura: Bem, primeiro eu faço toda a concepção artística (estudo da arte) no celular para depois passar para as telas.
Vem Curtir: Então, o nome Um dedo de Arte, é porque está diretamente relacionado com a produção das suas obras no celular?
Diego Moura: Exatamente. Eu inicio e finalizo todos os meus desenhos, escolhas de cores e traços no celular. Toda a construção é realizada pela ponta dos meus dedos. Por isso o nome Um Dedo de Arte. Mas, a hora que passo a arte digital pronta para os quadros eu utilizo somente os pincéis.
Vem Curtir: Observando suas pinturas, notamos a predominância de cores fortes, quentes e vibrantes casando com tons mais suaves que juntas à seus traços, marcam a característica da sua arte além de passar vida, alegria e movimento para o público. A escolha de tons junto aos traços está relacionada com algum padrão estético de pintura?
Diego Moura: Adorei a pergunta!!!… Fico muito contente quando as pessoas tocam no assunto das cores. As cores são muito bem selecionadas e inclusive o que me tomou paixão pelo design foi quando eu comecei a estudar a psicologia das cores, em saber que elas podem influenciar, podem ajudar às vezes a melhorar nosso estado de espírito. Existe a terapia das cores. Eu, tento levar essa harmonia das cores seguindo as paletas, cores frias e cores quentes, deixando uma pegada bem tropical afinal nosso país é isso. Eu sou brasileiro e a cor da minha arte tem que representar minha origem (para mim isto é muito importante). Então, o verde, o amarelo e o azul principalmente, são as cores que estão em todas as minhas pinturas. São paletas fixas. Eu criei uma rede de cores, não muitas, onde meus desenhos são trabalhados em cima destas paletas para poder causar harmonia e conforto visual para as pessoas. Tanto para quem aprecia como para quem leva para sua casa. Fico muito feliz, quando as pessoas se sentem bem com as cores da minha arte!
Vem Curtir: Você ano passado, expôs no Shopping de São Gonçalo. Este ano, também haverá exposição?
Diego Moura: Sim, estamos tratando mais para o final do ano, dessa vez aqui no município de Niterói.
Vem Curtir: Agora, vamos falar sobre o assunto de como sua arte chegou até Lady Gaga? Sabemos que ela inclusive quer comprar seu quadro. Se houver oportunidade, irá vender?
Diego Moura: Sou fã da Lady Gaga e quando ela lançou o CD Joanne, o retrato da capa me inspirou a criar o quadro. Já havia feito outros desenhos dela. Mas este, quando vi a capa… fiquei louco!!! Quando ficou pronto, compartilhei nas minhas redes sociais para mostrar aos meus amigos, fãs e seguidores. Nunca imaginei que minha arte fosse chegar até ela. No dia 30 de outubro de 2016, comecei a receber dezenas de mensagens dizendo que a Lady Gaga queria comprar o quadro. Uma fã da cantora de Instambul, na Turquia, compartilhou a foto do quadro no twitter e minutos depois a própria Lady Gaga usou sua conta oficial na rede para dizer: Amei isso!!!! Como faço para comprar? A postagem foi retuitada mais de 2mil vezes, e já recebeu milhares de curtidas.
Eu fiz uma postagem dizendo que daria o quadro para ela, e ela curtiu. Entrei em contato com alguns produtores dela, para poder viajar e entregar o quadro pessoalmente. Mas, um tempo depois, vimos que a Lady Gaga foi confirmada para o Rock In Rio deste ano. Foi quando surgiu a idéia da campanha para eu conseguir entregar o quadro para ela no evento. Estou tendo colaboração dos meus fãs, amigos, seguidores e também de alguns fãs dela, para conseguir entregar em setembro aqui no Rio. Quanto à venda? Como falei: eu vou dar o quadro para ela. Para mim é uma honra e uma alegria muito grande enquanto artista e neste caso em especial enquanto fã, poder presentear meu ídolo e ver que ele adorou o presente. Quero muito poder homenageá-la pessoalmente!!!!
Vem Curtir: Estamos juntos na torcida!!!
Diego Moura: Muito Obrigado! Toda torcida é bem vinda.
Vem Curtir: Diego, encerrando nossa entrevista, pediria para falar o que a arte significa para você?
Diego Moura: Vida!!!…. Amor, sonhos, realização, construção de um mundo melhor!!! É isso que tento expressar em minha arte!
Para acompanhar Um Dedo de Arte:
facebook.com/umdedodearte
@umdedodearte