Há oito anos atrás sua paixão pelo Rio de Janeiro o fez percorrer os mais diversos caminhos da cidade mais linda do mundo: a Cidade do Rio de Janeiro. Ou, como chamamos carinhosamente, e cá para nós com muita propriedade, a Cidade Maravilhosa!
Esta paixão nos rendeu um valioso presente: o livro RIO. Um manifesto de amor a essência da Cidade. E nada melhor do que a semana de aniversário do Rio de Janeiro, para nós cariocas sermos presenteado com um relevante registro fotográfico que nos permite alcançar lugares sonhados pela imaginação humana. Imagens que revelam novos olhares sobre paisagens já conhecidas por muitas pessoas e por outras não.
O livro RIO foi lançado nesta terça-feira 26/02, que mesmo sob as costumeiras chuvas típicas de nosso verão, teve sua glamourosa estréia na charmosa livraria Argumento no Leblon, onde o público pôde conferir de perto esta valiosa obra que nos conduz a um passeio pela nossa Cidade com uma percepção mais aguçada e um olhar mais sensível a todas as riquezas naturais e urbanas que possuímos nos bairros de nossa cidade.
O autor desta obra é fotógrafo, graduado e pós-graduado em comunicação-jornalismo, é mestre em cinema e audiovisual pela Université de Paris 1 Panthéon-Sobornne França. Seu nome, Rafael Duarte: Documentarista, fotógrafo e jornalista, com extensa lista de trabalhos já realizados no setor audiovisual e no segmento das artes visuais que lhe rendeu diversas indicações, entre elas o consagrado Prêmio Jabuti de Literatura na categoria Meio Ambiente, pela obra “Abrolhos –terra e mar”, em 2017 e alguns prêmios. No ano de 2012 participou do World Photo London, na Somerset House (Londres), pelo Sony World Photography Awards. Em 2009, Rafael Duarte foi eleito entre os melhores fotógrafos do Caminho de Santiago do mundo, por uma Associação de Navarra, ano em que fundou uma equipe de expedições, a “Miramundos” , viajando por mais de 250 cidades de 30 países na última década, além de ter suas fotos expostas em galerias da França, Inglaterra, Espanha e Brasil, em exposições coletivas e individuais e também publicadas em diversos veículos de mídia.
O audiovisual que também é um dos seus amores, em especial o gênero documentário, levou o fotografo e jornalista a também realizar diversos trabalhos com sua assinatura em direção, roteiro e cinematografia em alguns documentários como “Filhos do Som” e a “Montanha do Mar”, ambos em 2018, Trilha Transcarioca (2017), Whiteout (2015), vencedor dos prêmios internacionais Rock Spirit (Brasil), Mountain Film-Sir Edmund Awards (EUA) e Dehli International Film Festival (India), entre outros documentários e produções exclusivas de minidocumentários e webséries, para a Revista Piauí e o site do Jornal o Globo.
Seus diversos trabalhos com fotografias, seu gosto em se aventurar e sair pelo mundo para conhecer e registrar os mais variados e inusitados lugares de diversas cidades, pessoas, hábitos e culturas diferentes, lhe rendeu excelentes projetos de livros com registros fotográficos como os livros “Expedição Miramundos Estrada Real” (2013), “Abrolhos-Terra e Mar” (2016) e do “Guia Trilha Transcarioca” (2017). Entre as muitas séries realizadas estão “O Monte Roraima” (2011) onde durante a jornada foi produzida uma Websérie de 9 episódios; “Men And Nature”, série que propõe e estimula o espírito de conservação e preservação de nosso ecossistema; “Paris Naif” (2012/2013); “Simplesmente Rio”, que tem como essência revelar as belezas das curvas e texturas do Rio por ângulos inusitados e que ganhou destaque em galerias do Rio e de Brasília, tendo uma exposição individual no evento FOTO RIO, em homenagem aos 450 anos do Rio, e tantas outras produzidas pela singularidade das lentes de Rafael Duarte que tem como uma de suas maiores especialidades, fotografia de viagens.
E hoje, 4 anos depois, nos 454 anos de aniversário do Rio, o fotógrafo nos presenteia mais uma vez com este maravilhoso documento fotográfico. A Viva Cultura foi conferir de perto o lançamento do livro RIO, onde tivemos o prazer de entrevistar Rafael Duarte, que nos contou sobre o contexto e o conceito deste importante e significativo trabalho para a cultura da nossa cidade e do nosso país.
O fotógrafo começou nos contando que profissionalmente trabalha com fotografia desde 2009 e que registrar sua cidade, mais do que um trabalho, é uma enorme satisfação: eu fiz este trabalho por ser um carioca da gema apaixonado pelo Rio! Meu estilo de vida está aqui. Passei a levar a câmera para minhas atividades esportivas, pedalando pela cidade, fazendo trilhas etc. Então, resolvi fazer disso uma Obra onde eu pudesse mostrar e resumir o meu olhar sobre a cidade do Rio de Janeiro pela qual eu sou completamente apaixonado, contou Rafael Duarte, com um largo sorriso!
O livro RIO, segundo o fotógrafo, é resultado de um trabalho que busca redescobrir a própria cidade. São fotos com ângulos inusitados. Uma busca de encontrar lugares que ele não encontrava e não conhecia ou rever, redescobrir e reencontrar os lugares mais icônicos da cidade. Uma reconexão com a cidade, definiu Rafael Duarte. Para isto, o fotógrafo se aventurou e percorreu parques da cidade, trilhas, monumentos, montanhas, utilizando diversos meios de transportes desde os coletivos urbanos às asas deltas (o que lhe permitiu ter os mais diversos ângulos), percorrendo da Zona Norte à Zona Oeste.
Segundo Rafael Duarte o foco principal do livro RIO é mostrar a sinergia que tem o Rio de Janeiro, entre o urbano e o natural: por isso optei por fotos em preto e branco. Porque além d’eu ter começado com fotografia preto e branco e ser apaixonado por elas, eu quis tirar as cores para que esse trabalho pudesse se tornar mais atemporal, afirmou ele. Um cuidado importante e muito interessante proposto pelo fotografo em seu livro, é a possibilidade do leitor através das imagens, seguir a cronologia do desenvolvimento urbano da cidade.
“O desfio foi documentar nos cenários atuais o
encontro entre o presente e passado, com ele-
mentos que remetem a hitória do desenvolvimen-
to da cidade”.
(comentário extraído do site do autor)
Aproveitando a oportunidade de nossa entrevista no lançamento de seu livro perguntamos para Rafael Duarte sobre projetos futuros, e este nos disse que sai este ano seu primeiro longa-metragem “Além Dos Sonhos”, que acabou de ficar pronto. Além do longa, outro projeto que é um trabalho onde ele representa na fotografia sua recuperação visual que teve após uma cirurgia: Eu tive descolamento de retina ano passado e eu estava em outra cidade me recuperando desta cirurgia e enquanto eu me recuperava (retomando a visão), resolvi fazer uma série onde as fases do pós operatório pudessem ser representadas através de técnicas fotográficas, revelou o fotógrafo com estampado sorriso encerrando assim, nossa entrevista.
RIO, quarto livro de Rafael Duarte, sem dúvida, não é somente um presente e uma homenagem contemplando nossa Cidade Maravilhosa. É muito mais que isso: é uma herança documental de grande valor e relevância cultural para toda uma geração que aqui está e que está por vir. Uma obra de 200 páginas que muito nos enriquece e orgulha!!
Viva Cultura: Rafael, muito obrigada pela entrevista e oportunidade em podermos divulgar seu excelente e rico trabalho! Sucesso!!
Rafael Duarte: obrigada a Viva Cultura pela entrevista e por divulgar e fomentar a arte e a cultura.
INFORMAÇÕES:
Projeto realizado pela Editora Bambalaio com patrocínio via Lei Municipal de Incentivo a Cultura-ISS, da JLT Brasil, Mark Buiding e Multiminerais.
SERVIÇOS:
* Dia 28/03 esposição fotográfica da Série RIO na Estrada da Gávea 899, Fashion Mall-Loja 211B – São Conrado;
**Informações completas sobre os trabalhos do fotografo Rafael Duarte, em seu site
www.rafaelduartephotgraphy.com