Cultura Notícias

Conheça todas as galerias e instituições que participam da ArtRio 2020.

Evento terá edição presencial, na Marina da Glória, e também online

Chegando a sua 10ª edição, a ArtRio apresenta em 2020 uma dupla experiência. A feira terá evento presencial, entre os dias 14 e 18 de outubro, na Marina da Glória, e também uma edição online, em plataforma especial, com agenda que irá até o dia 25 de outubro.

Na Marina da Glória, as galerias da ArtRio ocuparão o pavilhão principal seguindo todos os protocolos de segurança indicados pelos órgãos competentes, incluindo a exigência do uso de máscara, a disponibilização de álcool gel e o distanciamento social. O número de visitantes também será limitado, com indicação de horário de entrada e tempo de permanência.

Na Marina da Glória também será apresentada a o programa de videoarte do MIRA, com curadoria de Victor Gorgulho.

A ArtRio online terá, além das galerias que estarão na feira presencial, outras galerias e instituições. Também terá uma extensa agenda de palestras, debates e visitas guiadas a exposições, coleções e ateliês.

ArtRio – Marina da Glória

As galerias participantes da ArtRio 2020 estarão divididas entre os programas PANORAMA, galerias com atuação estabelecida no mercado de arte moderna e contemporânea, e VISTA, dedicado às galerias jovens, com até 10 anos de existência, contando com projetos expositivos desenvolvidos exclusivamente para a feira.

Os ingressos estão sendo vendidos no www.artrio.com

Obra Loves In The Air, da artista visual Beatriz Milhazes.
Galeria ALMEIDA E DALE.

Galerias ArtRio 2020 – Marina da Glória
• Clima – Brasília
• Almacén Thebaldi Galeria – Rio de Janeiro
• Almeida & Dale Galeria de Arte – São Paulo
• Bergamin & Gomide – São Paulo
• Bianca Boeckel Galeria – São Paulo
• Bordallo Pinheiro – Portugal
• Carcará Photo Art – São Paulo
• Cassia Bomeny Galeria – Rio de Janeiro
• Central Galeria – São Paulo
• Dan Galeria – São Paulo
• Fortes D’Aloia & Gabriel – São Paulo / Rio de Janeiro

• Galeria de Arte Ipanema – Rio de Janeiro
• Galeria Athena – Rio de Janeiro
• Galeria Aura – São Paulo
• Galeria Inox – Rio de Janeiro
• Galeria Karla Osorio – Brasília
• Galeria Lume – São Paulo
• Galeria Mapa – São Paulo
• Galeria Mario Cohen – São Paulo
• Galeria Millan – São Paulo
• Galeria Movimento Arte Contemporânea – Rio de Janeiro
• Galeria Nara Roesler – São Paulo / Rio de Janeiro / Nova York
• Galleria Contínua – San Gimignano (Itália)
• Gustavo Rebello Arte – Rio de Janeiro
• Janaína Torres Galeria – São Paulo
• Marcia Barrozo do Amaral Galeria de Arte – Rio de Janeiro
• Matias Brotas Arte Contemporânea – Vitória
• Paulo Kuczynski Escritório de Arte – São Paulo
• Pinakotheke – Rio de Janeiro / São Paulo / Fortaleza
• Portas Vilaseca Galeria – Rio de Janeiro
• Quadra – Rio de Janeiro
• Silvia Cintra + Box 4 – Rio de Janeiro
• Simões de Assis – Curitiba
• Vermelho – São Paulo
• Verve – São Paulo
• Zipper Galeria – São Paulo

Está também confirmada a participação da Sauer Joias.

A editora Paisagem / Taschen terá um estande com seus principais títulos de Arte.

Obra Xangô, do artista visual Abdias Nascimento.
Galeria MAPA,

Instituições
50×5
Capacete
Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Évora + RUA Arquitetos
FUNARJ
Galeria Aymoré
Imagens do Brasil
Instituto Vida Livre
MAM Rio
Plataforma 01.01
Solar dos Abacaxis

ArtRio Online

A ArtRio foi a primeira feira de arte do mundo a lançar, ainda em 2018, um marketplace para venda online. Neste ano, está sendo desenvolvida uma plataforma que irá permitir a sensação de visitação da feira e das galerias presentes, incluindo diversos detalhes sobre as obras, artistas e histórico. Um chat vai permitir a conversa direta com os galeristas, além de canais para a comunicação por vídeo, facilitando a visualização de detalhes das obras e negociações. A edição virtual contará ainda com intensa programação de eventos, como palestras, mesas redondas, performances e visitas guiadas.

Galerias ArtRio 2020 – Online
• Anitta Schwartz Galeria de Arte – Rio de Janeiro
• Arte Hall – São Paulo
• ArtEEdições – São Paulo
• C. Galeria – Rio de Janeiro
• Carbono Galeria – São Paulo

• Casa Triângulo – São Paulo
• Espaço Eliana Benchimol – Rio de Janeiro
• Fólio Livraria – São Paulo
• Gaby Indio da Costa Arte Contemporânea – Rio de Janeiro
• Galeria Estação – São Paulo
• Galeria Kogan Amaro – São Paulo
• Galeria Marília Razuk – São Paulo
• Galeria Murilo Castro – Belo Horizonte
• Galeria Steiner – São Paulo
• Galeria Superfície – São Paulo
• Luciana Brito Galeria – São Paulo
• Lurixs – Rio de Janeiro
• Martha Pagy Escritório de Arte – Rio de Janeiro
• Mercedes Viegas Arte Contemporânea – Rio de Janeiro
• Mul.ti.plo Espaço Arte – Rio de Janeiro
• RV Cultura e Arte – Salvador
• Simone Cadinelli Arte Contemporânea – Rio de Janeiro

Fotografia de Luiz Garrido. Jhon Lennon e Yoko Ono, no Plaza Athénée.
Galeria CARCARÁ.

Instituições
• HOA
• MAM SP

A Artrio 2020 tem patrocínio da XP Investimentos, com apoio da Audi, Aliansce Sonae, Rio Galeão, Estácio, Sauer, PUIG, Breton e vinhos Lidio Carraro. O Belmond Copacabana Palace é o hotel oficial do evento e o Shopping Leblon o shopping oficial da ArtRio.

Casa ArtRio

Uma novidade de 2020 é a inauguração da Casa ArtRio, no bairro do Jardim Botânico. Nesse espaço, que será permanente com agenda ao longo de todo o ano, serão realizadas palestras, debates, conversas com artistas e curadores, além de exposições especiais.

Dando continuidade ao trabalho de acessibilidade à arte desenvolvido ao longo dos últimos 10 anos, a ArtRio vai levar para a plataforma digital toda programação realizada na Casa ArtRio.

Mercado de arte – Online

De acordo com o relatório “The Art Market 2020 – Art Basel and UBS”, o mercado de arte e de antiguidades online alcançou em 2019 o total de US 5,9 bilhões. Esse montando representa 9% do valor das vendas no mercado de arte global por valor. Entre as vendas on-line em 2019, 57% foram realizadas para novos compradores. Enquanto a maior parte das transações online das galerias (77%) conectam compradores e vendedores com mais de 1.000 km de distância, cerca de 18% estavam dentro de um raio de 500 km, incluindo 11% dos compradores a menos de 50 quilômetros de distância.

Os colecionadores Millenials (em geral nascidos entre 1979 e 1995) foram os usuários mais regulares dos canais online, com 92% comprando neste modelo. 36% desses millenials que compraram online pagaram mais de US$ 50,000 por uma obra de arte, incluindo 9% que gastaram mais de US$ 1 milhão.

Sobre a ArtRio

Mais do que uma feira de arte de reconhecimento internacional, a ArtRio é uma plataforma com um calendário ativo ao logo de todo o ano, realizando diferentes programas sempre com o intuito de aproximar artistas e galerias de seu público, estimular o conhecimento e valorizar a produção de novos artistas, incentivar a criação de novo público para a arte e disseminar o conhecimento da arte em projetos de acessibilidade e educação. Desde o início do distanciamento social, a ArtRio vem realizando de forma digital, em suas redes sociais e na ArtRio.com, conversas com artistas e curadores, mostras de vídeo arte, convocatórias de fotografia, além da atualização da agenda de mostras exposições das principais galerias e instituições culturais do Brasil e do mundo.

Grupo La Máfia, otografia: Barbara Wagner e Benjamin de Burca.
Galeria FORTES.

ArtRio 2020
• Data: 15 a 18 de outubro (quinta-feira a domingo)
• Preview – 14 de outubro (quarta-feira)
• Venda de ingressos: www.artrio.com
• Ingressos: R$ 100 / R$ 50
As visitas serão agendadas em sessões de 2 horas
No ato da compra do ingresso, deverá ser agendada a data da visita e horário
Cada visita tem tempo de permanência de 2h no pavilhão
Para cada sessão, serão agendados 300 ingressos
• Horário: 14 a 17 de outubro – das 13h às 21h
18 de outubro – das 12h às 20H
• Local: Marina da Glória – Av. Infante Dom Henrique, S/N – Glória
• Estacionamento no local, sujeito a lotação
• Metrô: Estação Glória

www.artrio.com
Instagram: @artrio_art
Facebook: @feiraartrio

PRESTIGIE A ARTE BRASILEIRA!!

Leave a Comment