Arte em Exposição

Começou hoje a vigésima edição do maior Festival de Cinema da América Latina: o Festival do Rio

Começa hoje no Rio de Janeiro, o maior festival de cinema da América Latina, o Festival do Rio.

Em sua vigésima edição foi preparada uma programação muito especial, onde o cinema Nacional mais uma vez faz as honras da casa com 81 títulos, entre curtas e longas, documentários e ficção. Além disso, a grande homenagem estendida até a exibição de 4 filmes relevantes da história do nosso cinema: Rio 40 Graus e Rio Zona Norte, de Nelson Pereira dos Santos, Pixote –a lei do mais fraco, de Hector Babenco, e Central do Brasil, de Walter Salles.

O Festival do Rio, oferece ao público mais de 200 filmes de 60 países em múltiplos pontos de exibição por toda a cidade.

Faz parte do Festival, o Prêmio Felix, que este ano está em sua quinta edição, e que joga luz sobre as últimas novidades na filmografia dedicada à diversidade de gênero. Neste ano, 39 títulos que, ao mesmo tempo, provocam o espectador e inspiram reflexão, serão submetidos ao júri especializado. Os eleitos nas categorias melhor filme de ficção e melhor documentário, sairão da lista ao lado, com as produções que levam o Selo Felix 2018.

Entre as Mostras que acontecem em toda a edição, a Premiére Brasil este ano, além do Troféu Redentor, tem a honra de contar com o Prêmio Petrobras do Cinema, oferecido pela empresa para a distribuição comercial do melhor filme de ficção da competição da Premiére Brasil, e melhor filme da Mostra Premiére Brasil Novos Rumos, escolhidos pelos júris oficiais. Os melhores documentários de longa-metragem, eleitos pelo júri Oficial e pelo voto popular, receberão, além do Troféu Redentor, o Prêmio de Mídia Canal Curta!, na forma de plano de mídia no valor de R$ 100 mil para cada, para apoiar o lançamento dos vencedores em salas de cinema.

O Festival do Rio, também apresenta as Mostras Clássicos & Cults, Film Documentário, Itinerários Únicos, Midnight e Midnight Documentários, Panorama do Cinema Mundial, Expectativa 2018 e Premiére Latina.   Os debates, mesas redondas e palestras, estão inclusos como em todas as edições, com a participação de diretores nacionais e internacionais, produtores, roteiristas e outros profissionais da indústria cinematográfica.

A área de negócios do Festival, o RioMarket, este ano vai ocupar a nova linda Casa Firjan, em Botafogo. Na agenda, a troca de conhecimento entre profissionais e empresas do setor e o fomento de parcerias produtivas através de seminários, workshops, masterclasses e rodadas de negócios. Completando a programação, eventos gratuitos para platéias mais amplas, voltados para vocação do Rio Market e da Casa Firjan: inovação e Novas Economias.

Pensa que acabou? Tem mais. Como na Trama de A Rosa Púrpura do Cairo, de Woody Allen, o Festival salta da tela e amplia seu leque de atrações oferecendo espetáculos musicais, com a Orquestra Petrobras Sinfônica – OPES e a contemporaneidade da parceria Biscoito Fino e Sofar Sounds: um recorte de realidade virtual, com seções ao ar livre no Museu de Arte Contemporânea – MAC em Niterói, e debates com realizadores.

Uma programação concebida para se divertir, se emocionar, aprender, estimular discussões, adquirir conhecimento, fortalecer o mercado e participar desta indústria que dinamiza a economia, gera emprego e renda e amplia negócios estruturando cada vez mais a cadeia produtiva do audiovisual, que também abastece nosso PIB.

NOTA:

*Imagens retiradas das redes sociais do evento, edição 2017.

** Programação Completa em:

www.festivaldorio.com.br

Leave a Comment