Arte Visual

A precisão das abstratas linhas do artista visual Edu Mendonça.

O artista visual Edu Mendonça, em seu ateliê.

Por Jaqueline Stori – 06/08/2020

 

Eduardo Simões Mendonça desde muito cedo pendeu para o lado das artes. Na infância, ainda sem o estímulo dos pais, pintava e desenhava em seus cadernos da escola, em muros, calçadas, quintal de sua casa e onde mais pudesse rabiscar e colorir sua imaginação. Desenhos e pinturas, quando não havia local ou matéria prima disponíveis para materializá-los, davam lugar às esculturas. Na praia, por exemplo, areia ganhava vida e forma através de esculturas que ele fazia. Além da areia, outras matérias também ganhavam forma e se transformavam em esculturas. Em meio a tantas expressões criativas, quando completou 10 anos de idade, os pais o matricularam na escola de pintura do professor e artista plástico Dennizard França Machado, onde ao longo do curso começou a pintar casarios, santos, cavalos, cachorros e abstratos.

Os anos foram passando e a criança que nasceu amando arte, chegou à fase adulta, formou-se em arquitetura, entrou para o mercado de trabalho, e passou a expressar sua arte através das brechas que o mundo da arquitetura pede e permite. Projetos de paisagismo, de decoração, de iluminação, arte floral, design de móveis e objetos, cenários para peças teatrais, direção de arte para clipes musicais, fotografia e uma fábrica de artesanato, por muitos anos foram os “substitutos” de seus pinceis sendo estes, seu trabalho e ocupação permanente. Todavia, mesmo sendo realizado dentro da arquitetura e dentro de outros setores que lhe davam a liberdade da criação, sua essência artística encontrava-se inquieta e incompleta. Muitos trabalhos relevantes e expressivos, porém, a ausência do contato direto com as artes visuais o faz retornar para seus pinceis e tintas.

Ateliê do artista visual Edu Mendonça.

Há pouco tempo atrás Eduardo Simões Mendonça, resolveu seguir sua intuição e seu pulsar artístico, retornando para sua arte. E hoje temos a alegria e o prazer em poder desfrutar das belíssimas telas, do artista visual Edu Mendonça. Sim, seu nome artístico é Edu Mendonça, um escorpiano detalhista (como se auto-afirma), que nasceu em Rio Claro, interior de São Paulo, atualmente residindo em São Paulo capital, e que retira de suas vivências profissionais principalmente da fotografia e da arquitetura, suas inspirações e pesquisa na criação de suas obras.

O artista contou que inicia os estudos de suas obras no computador, com imagens que lhe agradam e que sente que lhe renderão uma boa tela. Tais imagens não são aleatórias. São registros de seus trabalhos fotográficos ou pesquisas na internet, fundamentadas na sua maioria em releituras e abstrações de arquitetura, mas também de animais, paisagens, cachoeiras , pessoas entre outras coisas que gosta: Eu acredito que a harmonia das minhas pinturas vem justamente das minhas proporções e das perspectivas dentro das imagens que eu escolho, afirmou ele.

Obra do artista visual Edu Mendonça.

A arte abstrata de Edu Medonça tem como principais características, linhas marcantes que mostram um caminho bem definido nas formas e contorno dentro da materialidade, mas que paradoxalmente, ao mesmo tempo, leva à um caminho indefinido para o lado da imaterialidade. O tipo da arte que põe o expectador dentro e fora da realidade no mesmo espaço de tempo e memória. A técnica usada pelo artista é a acrílica sobre tela, usando o mascaramento na maioria das vezes para alcançar o resultado pretendido nas suas criações: Telas de cores fortes, sólidas e super lisas, precisão na definição das linhas e traços geométricos que resultam numa estética aparentemente simples, mas que envolve muitos processos e muitas sobreposições até chegar na finalização das obras.

A peculiaridade da estética e da linguagem abstrata de Edu Mendonça não só vem alçando cada vez mais sua arte no cenário artístico visual nacional, como também já começa a galgar em terras estrangeiras. As obras desse criativo e talentoso artista, já roubam olhares e admiração do público apreciador das artes plásticas e de profissionais do setor, que puderam conferir suas maravilhosas telas em Exposições Coletivas na Galeria De Arte Marcelo Neves, na Coletiva “Serra Do Japi Uma Convergência De Olhares E Imaginários”, cuja esta foi realizada com um forte cunho ambiental, na Coletiva Spectrum Miami Art Show e na Coletiva Artexpo em New York (EUA).

Obra do artista visual Edu Mendonça.

Um abstrato criado através e a partir da paixão do artista pela fotografia, onde naturalmente ele consegue extrair de suas imagens um mundo de diferentes e diversas possibilidades, que proporciona ao expectador experiências entre o sensorial, o emocional e a razão, dentro e fora do imaginário coletivo e individual: O que as linhas e as curvas têm pro nos mostrar? O que elas têm a nos dizer? O que despertam em nós? Para onde elas querem nos levar? O que significam para nós? Assim é a arte de Edu Mendonça: perguntas, respostas, questionamentos e afirmações, mas principalmente liberdade de imaginação!

Viva Cultura!: Edu Mendonça, muito obrigada pela entrevista e pela oportunidade em podermos divulgar e apresentar sua arte.

Edu Mendonça: obrigado a Viva Cultura Revista Digital por divulgar e fomentar a arte brasileira, e um agradecimento em especial para dois amigos muito queridos, Artur de Oliveira Silva e Marcelo Neves, que muito me ajudaram e incentivaram.

SERVIÇOS: o artista Edu Mendonça é representado pela “Marcelo Neves ArtGallery”, localizada no Estado de São Paulo.

www.marcelonevesgaleria.com.br

NOTA: todas as imagens cedidas gentilmente pelo artista.

Leave a Comment