Mesa, Lazer & Gourmet

Rock in Rio deve movimentar mais de 500 mil pessoas na cidade e quase R$ 1 bilhão ao turismo carioca

Cidade do Rock na edição 2019 do festival - Foto: I Hate Flash

Por Redação – 02/09/022

 

Valor leva em conta o gasto médio diário com quesitos como hospedagem, alimentação e transporte; serão cerca de 100 mil pessoas por dia no festival

 

O Rock in Rio, que começa nesta sexta-feira (02/09), certamente é um dos eventos mais celebrados relacionados à Cidade Maravilhosa. Além da expectativa pelos shows de artistas consagrados do cenário musical brasileiro e internacional, a capital fluminense recebe uma enorme quantidade de turistas, o que fomenta e economia local e torna-se parte importante para a arrecadação municipal.

De acordo com a Rio Convention & Visitors Bureau, fundação sem fins lucrativos de promoção da cidade, mais de 500 mil pessoas devem passar pela capital durante os sete dias de evento, o que deve gerar uma receita de 158,5 milhões dólares (quase R$ 830 milhões na cotação atual) ao turismo carioca e 7,9 milhões de dólares (cerca de R$ 42 milhões) em ISS para o município.

Ainda segundo a instituição, o valor é relativo apenas ao impacto no setor de turismo, ou seja, relacionado ao gasto médio diário de cada pessoa com quesitos como hospedagem, alimentação e transporte, por exemplo.

A expectativa é de que, durante o período de festival, a rede hoteleira atinja 100% da ocupação. Porém, além disso, os demais segmentos do setor, como restaurantes e atrações turísticas, também serão beneficiados.

”O Rock in Rio deve receber 100 mil pessoas por dia, vindas de diversos lugares do mundo. O público, além de curtir os shows, aproveita para conhecer a cidade. Então, o festival é chave importante para movimentar a economia da cidade, especialmente neste momento de recuperação após a fase crítica da pandemia”, diz Roberta Werner, diretora-executiva do Rio Convention & Visitor Bureau.

Já o secretário municipal de Turismo, Antônio Mariano, destaca, além da importância financeira, a força do Rio para esse tipo acontecimento e o marketing que isso gera para a capital.

”É a prova de que somos capazes de receber qualquer evento, e com alegria e hospitalidade, marcas da gentileza carioca. De quebra, ainda temos a marca da própria cidade sendo espalhada pelo mundo, afinal, o rock é no Rio”, complementa.

O Rock in Rio acontece nos dias 02, 03, 04, 08, 09, 10 e 11 de setembro no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da capital.

Leave a Comment