Por Redação – 25/05/2022
A expectativa do Iphan é que o Edital selecione projetos de pesquisa de campo em âmbito nacional que subsidiem a produção do dossiê de registro do “Circo de Tradição Familiar”
Fundação Nacional de Artes (Funarte) lançou, no dia 13 de maio, o Edital “Bolsa Funarte de Pesquisa para Reconhecimento do Circo como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil”. As inscrições são gratuitas e estão abertas até 29 de junho.
A expectativa do Iphan, autarquia federal vinculada à Secretaria Especial da Cultura e ao Ministério do Turismo, é que o concurso selecione projetos de pesquisa de campo em âmbito nacional que subsidiem a futura produção do dossiê de registro do “Circo de Tradição Familiar”.
A motivação para a abertura do edital faz parte de ação conjunta entre a Funarte e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), uma vez que se encontra em fase de instrução técnica no Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI) do Iphan o pedido de registro do “Circo de Tradição Familiar”. Desde 2021, o Instituto articula com a Funarte para viabilizar a produção da pesquisa e da documentação relativa a esse bem cultural. Como resultado inicial dessa parceria, a Funarte lançou o Edital que visa reunir informações sobre a prática cultural circense.
Por meio do edital, a Funarte tem o objetivo de selecionar dez projetos de pesquisa de campo que identifiquem, valorizem e deem visibilidade à produção artística e cultural circense, além de ampliar a sua produção, difusão e sustentabilidade econômica e social. O concurso visa reunir informações que imprimam o mérito para registrar em Livro de Registro das Formas de Expressão, a prática cultural circense entre gerações como formas de manifestação do patrimônio imaterial brasileiro.
Para que o registro seja possível, o Iphan espera que os projetos de pesquisa selecionados colaborem para a elaboração do dossiê e produzam acervo fotográfico sobre o universo pesquisado. O edital lançado pela Funarte pode ser compreendido como uma etapa desta instrução técnica a qual abarca também a produção de um videodocumentário.
Quem pode participar?
De acordo com o edital, poderão se inscrever no processo seletivo “pessoas físicas, residentes no Brasil e que tenham atuação comprovada nas áreas relacionadas ao Circo e as Artes Cênicas”.
Dez projetos em todo o território nacional serão contemplados, dois para cada uma das cinco regiões. Cada proposta selecionada receberá R$ 20 mil.
Como se inscrever?
Exclusivamente pela internet, as inscrições estão abertas desde as 9h01 do dia 16/05/2022 até as 17h59 do dia 29/06/2022 e serão realizadas por meio de preenchimento e envio do formulário on-line.