Cultura Notícias

FPR Studio valorizando nossa cultural regional em um ambiente contemporâneo e sofisticado.

O arquiteto Fabiano Prates Ravaglia.

O FPR Studio do arquiteto Fabiano Prates Ravaglia, entra  pela primeira vez na Mostra Morar Mais Rio 2017 apresentando um espaço contemporâneo, que resgata elementos do modernismo e valoriza o artesanato brasileiro, resultando em um ambiente de muita criatividade, requinte e elegância comprometido com nossa cultura regional. Tendo essa informação, já imaginamos de inicio algum espaço como sala de estar, quarto, cozinha, escritório etc. Dificilmente atrelaríamos de primeira esse conjunto a um banheiro e principalmente, a um banheiro público funcional. Pois é. Ele existe lá no Morar Mais Rio, e foi todo desenvolvido pelo FPR Studio: das paredes as cubas, das torneiras aos espelhos e tudo  mais que compõe um banheiro. Diferencial que está agradando todo o público que ao conhecer o espaço, sente-se acolhido e maravilhado por todos os detalhes e sofisticação que vocês irão conhecer agora.

Começamos falando sobre o FPR Studio de Fabiano Prates  que tem como slogan: Todos os Projetos são Acessíveis. Dentro deste contexto, o Studio trabalha com as mais modernas técnicas e softwares da arquitetura, urbanismo e design com foco na sustentabilidade, já tendo realizado diversos projetos para o mercado residencial, comercial, corporativo e de interiores, além de ter no currículo várias premiações. E foi dentro desse conceito, que o Studio desenvolveu minuciosamente todo esse espaço de acordo com a proposta Morar Mais Por Menos. Fabiano Prates Ravaglia nos fala que de início a idéia era trabalhar um banheiro público de gênero, onde cada um entrasse onde quisesse. Um banheiro acessível para todos. Mas, devido não haver elevadores que dão acessibilidade ao local do banheiro (e sim uma escada), a idéia do para todos ficaria incompleta, pois muitas pessoas não podem utilizar a escada. Então, por este motivo resolvi trabalhar o contraste do branco com o preto saindo do tradicional azul, para masculino e rosa para feminino. No banheiro masculino por exemplo, eu trabalhei com um porcelanato novo chamado laca black. Ele é todo arranhado dando um aspecto bem despojado. Nas divisórias eu utilizei pedras São Gabriel que é o granito normal, com um acabamento levigado que foge do padrão polido, dando uma roupagem nova para este tipo de acabamento.

Foto Iana São José.

Vem Curtir: Como se desenvolveu a concepção deste projeto?

Fabiano Prates Ravaglia: Primeira coisa foi trabalhar a proposta da Mostra: sustentabilidade, o chique que cabe no bolso e morar mais por menos. Para que eu pudesse criar meu espaço foi necessária a demolição completa do banheiro existente, para a criação de um lounge. Fiz questão de desenvolver todos os componentes (exceto mobiliário e artesanato), para poder fazer uma releitura do modernismo para um banheiro contemporâneo, que ao mesmo tempo difundisse um dos nossos patrimônios culturais que é o artesanato. Os elementos do modernismo foram utilizados com uma linguagem mais contemporânea e mais tecnológica. O painel com madeira nacional por exemplo: não é madeira de lei. É uma reprodução em HD de madeira. O cimento não é um cimento: é um polímero de alta tecnologia. O mármore também não é mármore. É porcelanato com impressão HD de textura de mármore. Além de outros revestimentos como os azulejos decorativos, que também fazem parte do modernismo brasileiro. Tudo isto agregando  tecnologia, praticidade e custo. Trocar um mármore de três mil reais e substituir por um porcelanato de 200 reais, tendo o mesmo efeito e requinte não só entra no conceito da Mostra, como também é capaz de manter um ambiente elegante, sóbrio e atemporal.

No espaço de estar, eu desenhei as cubas, as torneiras e os espelhos flutuantes, que descem do teto com uma iluminação bem legal, onde a pessoa pode se maquiar perfeitamente devido esta proporcionar excelente visibilidade.

Foto Iana São José.

A área privativa do banheiro feminino foi trabalhada com um piso cor de cimento queimado meio branco, deixando o banheiro mais claro . Como a idéia é remeter um pouco ao modernismo, trabalhei com azulejos em gotas douradas em cerâmica branca, junto a tons rosas para deixar um ambiente bem leve. Tem também um porcelanato imitando o linho, que no dia da inauguração fez o maior sucesso porque as pessoas passavam a mão achando ser papel de parede, e não era (sorriso). É um porcelanato novo muito fiel ao linho. Na parte da iluminação, as luminárias pantográficas descendo do teto fugindo dos tradicionais spots de luz ainda muito utilizados em banheiros.

Em relação à sustentabilidade, a iluminação  é 100% led garantindo vida útil e menor gasto energético, e novamente o porcelanato com impressão HD de textura de mármore, que é um tipo de revestimento que reduz custos de produção de chapas de pedra, para uma produção em longa escala, e as emissões de CO2 referente ao transporte do produto bruto via importação.

Vem Curtir: Vemos que no lounge, a decoração é composta por elementos artesanais e mobiliários bem estilosos e contemporâneos. Nos Fale um pouco sobre a concepção da decoração deste ambiente.

Fabiano Prates Ravaglia: Para este espaço, eu quis trabalhar somente a arte brasileira objetivando trazer a brasilidade para o espaço e para o público. Então, eu utilizei o design nacional como a poltrona do Zanine e o cesto de Carnaúba da Cooperativa Artesanal Mista de Parnaíba no lounge, o sofá dos irmãos Campana no hall de espera, os quadros da Urban Arts com gravuras assinadas por artistas e fotógrafos brasileiros, instalados nas paredes junto com as cabeças de argila produzidas pela Mestra Artesã do Patrimônio Alagoano, dona Irinéia Rosa Nunes da Silva e os mamulengos  da Associação dos Artesãos de Juazeiro do Norte, do Mestre Noza. E dando o toque final de brasilidade, plantas tropicais.

Para a distribuição dos artesanatos e da vegetação no lounge e no hall de espera, eu desenhei estantes de vergalhão também como elemento de decoração, que couberam muito bem com o artesanato e com a sofisticação e elegância do ambiente e do mobiliário, além de ter um baixo custo cumprindo com o conceito do chique que cabe no bolso.

Foto Iana São José.

Quero muito que as pessoas se sintam acolhidas e satisfeitas em meu espaço, que olhem, e queiram para suas casas, e que consigam sentir aqui um pouco da minha identidade.

Vem Curtir: Sem dúvida que se sentirão. O ambiente está lindíssimo, muito elegante e de muito bom gosto, e o melhor, por um custo reduzido. Muito obrigada pela entrevista, pela oportunidade em conhecer um pouco sobre o trabalho do FPR Studio e também agradecer pela inclusão e fomento do artesanato descendente de quilombolas do nosso Sertão Nordestino. Sucesso!!

Fabiano Prates: Obrigada a Vem Curtir pela entrevista e pela oportunidade.

*Entrevista realizada no dia 09/08, no espaço do       arquiteto na Mostra Morar Mais Por Menos.

**Patrocínio e apoio FPR Studio: Glamwood; Casa Júlio; High End, Ouro Mel, Way Design, My Lamp; Ibratin; Casaesarstone, Dinamica, Urban Arts.

***Informações completa sobre o FPR Studio no site: www.fprstudio.com

Leave a Comment