Cultura Notícias

Eliana Alves Cruz será homenageada em evento do Dia Internacional da Mulher, na Biblioteca Nacional

Por Redação –  07/03/2024

 

PROGRAMA VOZES BRASILIS RECEBERÁ A PREMIADA ESCRITORA BRASILEIRA NO DIA 8 DE MARÇO

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – entidade vinculada ao Ministério da Cultura – receberá a escritora brasileira Eliana Alves Cruz na segunda edição de 2024 da série mensal de palestras Vozes Brasilis. A premiada autora será a homenageada no evento do Dia Internacional da Mulher, com o título “8M: Vozes Resilientes – homenagem à escritora Eliana Alves Cruz”. A palestra será realizada amanhã, sexta-feira, 8 de março, a partir das 14h, no Auditório Machado de Assis, na sede da FBN, Centro do Rio, com mediação do também escritor Henrique Rodrigues. Eliana abordará sua obra, a construção dos personagens e sua vivência enquanto escritora.

A entrada é franca e haverá transmissão ao vivo pelo YouTube (@fundacaobibliotecanacional). As inscrições podem ser feitas por meio da plataforma digital Even3, até o dia 07/03 (até 23h59). Serão concedidos certificados de participação aos ouvintes inscritos.

Eliana Alves Cruz

Escritora, roteirista e jornalista pós-graduada em comunicação empresarial, Eliana Alves Cruz já recebeu diversos prêmio literários e vem ganhando cada vez mais destaque na cena literária nacional. Em suas obras, pode-se encontrar personagens mulheres negras como protagonistas, como em “Água de Barrela” e “Solitária”.

Eliana foi ganhadora do Prêmio Jabuti 2022, na categoria Contos, pelo livro “A vestida” (Malê Editora). Seu romance de estreia, “Água de barrela” (Malê Editora), ganhou o Prêmio Oliveira Silveira de 2015, da Fundação Cultural Palmares/Ministério da Cultura, e foi menção honrosa do Prêmio Thomas Skidmore 2018, oferecido pelo Arquivo Nacional e pela Brown University (EUA).

Seu segundo romance, “O crime do cais do Valongo” (Malê Editora), foi escolhido como um dos melhores do ano de 2018 pelos críticos do jornal “O Globo” e foi semifinalista do Prêmio Oceanos 2019. O romance “Nada digo de ti, que em ti não veja” (Editora Pallas), lançado em junho de 2020, recebeu em 2022 prêmio da União Brasileira dos Escritores, e o romance “Solitária” (Companhia das Letras), lançado em 2022, já está entre os mais vendidos da editora.

Eliana Alves Cruz tem também dois livros infantis: “A Copa Frondosa da Árvore” (NANDYALA Livraria & Editora) e “O desenho do mundo” (Bom de Ler Editora). No audiovisual, Eliana foi chefe de sala do seriado “Capoeiras”, a estrear pela Disney Star+, integrou a sala de roteiro da série “Anderson Spider Silva”, foi criadora de conteúdo no projeto “Narrativas Negras”, da Paramount, pesquisadora na Rede Globo e na Fox. Atualmente é apresentadora do Programa “Trilha de Letras”, da TV Brasil.

Vozes Brasilis

O programa Vozes Brasilis, da Fundação Biblioteca Nacional e da Biblioteca Euclides da Cunha, promove mensalmente palestras com a finalidade de dar visibilidade a autores e a profissionais que contribuem com a disseminação do conhecimento e da informação, com o incentivo à leitura, à arte e às diversas expressões culturais presentes na sociedade brasileira. Os eventos são gratuitos e abertos ao público, destinados a todos os interessados em ações culturais para a difusão do livro e da leitura.

As palestras mensais têm duração de até 2 horas, com inscrições por meio da plataforma digital Even3. Os certificados são fornecidos por palestra. O envio do link para a emissão dos certificados será feito até a segunda quinzena no mês posterior à realização do evento.

Serviço – “Vozes Resilientes: homenagem à escritora Eliana Alves Cruz”

Data: 08/03/2024, sexta-feira.

Hora: 14 horas.

Local: Auditório Machado de Assis – Biblioteca Nacional.

Endereço: Rua México, s/nº – Cinelândia.

Inscrições: https://www.even3.com.br/vozesbrasilisfbn08MARhttps://www.even3.com.br/vozesbrasilisfbn08MAR (até 07/03, às 23h59).

Link da transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=-lSHSss8P1g

Informações: bec@bn.gov.br.

Leave a Comment