Por Redação – 13/09/2023
13ª edição do evento acontece de 13 a 17 de setembro na Marina da Glória
Em 2023, a ArtRio cresce em espaço oferecendo mais conteúdo para todos os visitantes, programação diversificada e cerca de 75 galerias e instituições de arte. O evento acontece de 13 a 17 de setembro, na Marina da Glória, onde ocupará um espaço 25% maior em comparação com o ano anterior. Além da excelência no conteúdo de arte e na discussão de temas atuais e relevantes do setor, esse ano, a ArtRio reforça seu compromisso com a conscientização e as atividades focadas em sustentabilidade, desde a montagem do evento e com uma série de ações voltadas para a redução de impacto.
Desde sua 1ª edição, em 2011, a proposta da ArtRio sempre foi ser uma grande plataforma, com um calendário anual, levando conhecimento e o contato com a arte a diferentes públicos, tanto incentivando a visitação de museus, galerias e instituições como também realizando ações em espaços diversos.
“A ArtRio tem, entre seus compromissos, buscar sempre ações e atitudes que foquem em um mundo e uma sociedade, mais justo e inclusivo, e atua seguindo práticas de sustentabilidade para redução de impacto no meio ambiente. A arte é nossa plataforma de linguagem, e a arte sempre foi um importante canal transformador e propagador de novas ideias. Queremos, ao atuar dentro desse mercado, dar cada vez mais espaço e visibilidade para essas importantes mudanças e atitudes”, posiciona Brenda Valansi, presidente da ArtRio.
Para a semana da feira, a organização tem a confirmação da presença de mais de 100 colecionadores e curadores convidados, de fora do Rio de Janeiro, incluindo visitantes de países como Estados Unidos, Panamá, Suíça, Paraguai, Espanha, Peru, Dinamarca, França, Turquia, Bélgica e Itália. A programação inclui ainda visitas a museus e instituições, galerias, ateliês e coleções privadas. Esta ação faz parte do projeto Collectors Program, apoiado pela PRIO.
O espaço estará divido em TERRA, no pavilhão central da Marina da Glória, e o pavilhão MAR, espaço que teve sua área expandida na esplanada com um projeto desenvolvido pelo arquiteto Pedro Évora. Também foi criado um Jardim das Esculturas, com obras de maior escala.
O Comitê Curatorial da ArtRio 2023, responsável pela seleção das galerias participantes, é formado pelos galeristas Alexandre Roesler (Galeria Nara Roesler), Antonia Bergamin (diretora da Galeria Galatea), Filipe Masini e Eduardo Masini (Galeria Athena), Gustavo Rebello (Gustavo Rebello Arte), e Juliana Cintra (Silvia Cintra + Box 4).
“O Instituto Cultural Vale está junto com a ArtRio valorizando a arte contemporânea brasileira. Além de patrocinadores, apresentamos o Prêmio Foco, que reconhece artistas visuais com até 15 anos de carreira, e as Conversas ArtRio, que reúnem convidados para falar de temas como liberdade criativa, identidades e arte como transformação social. Nesta edição, trazemos também, do Maranhão, a exposição ‘Mestre Honório’, em que o Centro Cultural Vale Maranhão mostra a força da cultura regional, sempre como uma forma de contribuir para um cenário cultural mais diverso e potente”, diz Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto Cultural Vale.
“A PRIO, movida pela inovação, ousadia e pelo inconformismo, compartilha uma visão mais ampla de enriquecer a vida das pessoas por meio da arte e da educação. E parcerias com eventos representativos, como a ArtRio, estão alinhadas ao nosso propósito de inclusão social e cultural, estendendo toda influência positiva das artes para além das paredes da galeria”, afirma Gabriel Hackme, gestor de Projetos Incentivados e Patrocínios da PRIO.
Conheça os programas e as galerias e instituições presentes na ArtRio.
PANORAMA
Participam galerias com atuação estabelecida no mercado de arte moderna e contemporânea.
Galerias
- A Gentil Carioca – Rio de Janeiro
- Acervo Galeria de Arte – Salvador
- Almeida & Dale Galeria de Arte – São Paulo
- Amparo 60 – Recife
- Anita Schwartz Galeria de Arte – Rio de Janeiro
- Athena – Rio de Janeiro
- Aura – São Paulo
- Bordallo Pinheiro – Portugal
- Carbono Galeria – São Paulo
- Casa Triângulo – São Paulo
- Cassia Bomeny Galeria – Rio de Janeiro
- Dan Galeria – São Paulo
- Danielian – Rio de Janeiro
- Fólio – São Paulo
- Fortes D`Aloia & Gabriel – São Paulo / Rio de Janeiro
- Gaby Indio da Costa Arte Contemporânea – Rio de Janeiro
- Galatea – São Paulo
- Galeria de Arte Ipanema – Rio de Janeiro
- Galeria Estação – São Paulo
- Galeria Francisco Fino – Lisboa (Portugal)
- Galeria Lume – São Paulo
- Galeria MaPa – São Paulo
- Galeria Marco Zero – Recife
- Galeria Marilia Razuk – Rio de Janeiro
- Galeria Mario Cohen – São Paulo
- Galeria Movimento – Rio de Janeiro
- Galeria Murilo Castro – Belo Horizonte
- Galeria Raquel Arnaud – São Paulo
- Galería Sur – Punta del Este (Uruguai)
- Galleria Continua – San Gimignano (Itália) / Roma (Itália) Pequim (China) / Boissy-le-Châtel (França) / Havana (Cuba) / Jumeira (Dubai) / São Paulo / Paris (França)
- Gustavo Rebello Arte – Rio de Janeiro
- Hilda Araujo Escritório de Arte – Rio de Janeiro
- Inox | Galeria Radiante – Rio de Janeiro
- Janaina Torres Galeria – São Paulo
- Lemos de Sá Galeria – Belo Horizonte
- Luis Maluf Galeria de Arte – São Paulo
- Matias Brotas Arte Contemporânea – Vitória
- Mendes Wood DM – São Paulo
- Mercedes Viegas Arte Contemporânea – Rio de Janeiro
- Millan – São Paulo
- Mul. ti. plo – Rio de Janeiro
- Nara Roesler – São Paulo / Rio de Janeiro / Nova York
- Paulo Kuczynski Escritório de Arte – São Paulo
- Piero Atchugarry Gallery – Miami (EUA)
- Pinakotheke – Rio de Janeiro / São Paulo / Fortaleza
- Portas Vilaseca Galeria – Rio de Janeiro
- Rodrigo Ratton – Belo Horizonte
- Silvia Cintra + Box 4 – Rio de Janeiro
- Simões de Assis – Curitiba / São Paulo
- Steiner – São Paulo
- Vermelho – São Paulo
- Zipper Galeria – São Paulo
VISTA
Programa dedicado às galerias jovens, com até 10 anos de existência, contando com projetos expositivos desenvolvidos exclusivamente para a feira.
Galerias
- ArteFASAM – Belo Horizonte
- Carcará – São Paulo
- Gisela Projects – Nova York (EUA)
- Jackie Shor Projects – São Paulo
- Martha Pagy Escritório de Arte – Rio de Janeiro
- Sergio Gonçalves – Rio de Janeiro
SOLO
Ademar Britto será, pelo segundo ano consecutivo, curador do programa SOLO, com a participação de 16 galerias trazendo projetos expositivos originais dedicados a um único artista. Em 2023, um dos destaques é o retorno de galerias estrangeiras, incluindo representantes da Argentina e Colômbia selecionadas pelo curador. Esta diversidade oferece ao público a oportunidade de explorar e conhecer mais profundamente a produção recente de artistas renomados, tanto no cenário das artes tanto nacional quanto internacional, de origens, momentos de carreira e práticas artísticas diversas.
- Almeida & Dale – artista Victor Arruda
- Amparo 60 – Derlon
- Bianca Boeckel – Felipe Susuki
- C. Galeria – Laura Villarosa
- Galeria Karla Osório – Matheus Abu
- Galeria Leme – Tiago Sant´Ana
- Galeria Lume – Gabriella Garcia
- Galeria Luisa Strina – Panmela Castro
- Galeria Movimento – Hal Wildson
- Isla Flotante – Mariela Scafati
- La Balsa Arte – Radenko Milak
- Nara Roesler – Jaime Lauriano
- Nonada – Leoa
- Portas Vilaseca Galeria – Kika Carvalho
- Quadra – Yasmin Guimarães
- Verve – PV Dias
EXPANSÃO
A inclusão cultural, social e pela educação é um importante pilar da ArtRio desde sua criação. A feira dedica um espaço especial para o programa Expansão, com instituições que utilizam a arte de diferentes formas para realizar essa inclusão. As instituições selecionadas por um comitê recebem estandes onde podem apresentar sua missão e atividades, além dos resultados alcançados. Também podem comercializar obras com o foco de dar continuidade a seus trabalhos. “O programa Expansão é extremamente importante para dar visibilidade frente a sociedade de trabalhos tão relevantes e que modificam vidas. O poder transformador da arte aqui é um fator decisivo para possibilitar o futuro de muitos”, indica Brenda Valansi, presidente da ArtRio.
Prêmio FOCO Pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio FOCO é apresentado pelo Instituto Cultural Vale e tem a oportunidade de selecionar seis artistas brasileiros para serem reconhecidos por seus trabalhos. A apresentação dos vencedores será durante a feira e todos receberão como prêmio residências artísticas no país e já terão seus trabalhos expostos na ArtRio 2023. O Prêmio FOCO, destinado a artistas visuais brasileiros com até 15 anos de carreira, é um importante compromisso da ArtRio em estimular e dar visibilidade para a produção artística brasileira, estimulando a acessibilidade e a equidade desde o momento da inscrição. A premiação é a oportunidade de participar em residência artística, focando em aprimorar o processo de trabalho e criação, incluindo bolsas para dedicação exclusiva aos estudos. Em 2023, o Prêmio FOCO recebeu um número recorde de inscrições desde sua criação. Foram 606 projetos, vindos de 25 estados brasileiros. As mulheres dominaram a cena com 60,9% do total de inscrições. Dedicado a novos artistas visuais brasileiros, que tenham até 15 anos de carreira, 33,9% dos candidatos têm entre 25 e 34 anos, e 24,4% têm entre 18 e 24 anos. Como a idade não é um limitador para a inscrição, mas o tempo de experiência, 12,4% dos artistas inscritos têm mais de 55 anos. Jardim das Esculturas Uma grande galeria de arte a céu aberto, apresentado pelo Shopping Leblon, com obras de grandes dimensões, em diferentes suportes, de artistas modernos e contemporâneos. Os trabalhos vão dialogar com o cenário da Baía de Guanabara e, também, com os visitantes, estimulando novas maneiras de se ver e interagir com a arte. Artistas e galerias presentes: Ascânio MMM (Silvia Cintra + Box 4), Jeane Terra (Anita Schwartz Galeria de Arte), Marcelo Cidade (Galeria Vermelho), Zé Carlos Garcia (Portas Vilaseca Galeria), entre outros. MIRA Programa dedicado a videoarte. Em seu sétimo ano, o programa tem pela primeira vez curadoria da Cinemateca do MAM. Na seleção da mostra, intitulada “Deslocamentos”, estão obras de artistas visuais e realizadores, que abordam as relações e interações entre os campos artísticos do cinema e das artes visuais. De quarta (13/09) a sábado (16/09), no Pavilhão MAR. Conversas ArtRio Realizadas durante a ArtRio no Palco Instituto Cultural Vale, no pavilhão MAR. 14/09 – Quinta-feira
O encontro entre Ana Carolina Ralston e a artista Laura Mattos se dá por um dos veios da pesquisa de ambas: o feminino na arte. Enquanto Ana Carolina, como curadora, dedica-se à pesquisa sobre a natureza, o feminino e a tecnologia, em suas propostas expositivas, Laura Mattos estabelece a casa como o cenário natural e seus vestuários como figurino das questões existenciais contemporâneas.
A curadora Denise Mattar, o artista Vicente de Mello e o diretor artístico do MAM Rio Pablo Lafuente conversam sobre alguns dos acontecimentos, experiências e projetos que marcaram a história do museu desde sua fundação em 1948 até o presente.
A presença dos curadores tem sido considerada cada vez mais essencial na moldagem da experiência artística dentro das galerias. Fernanda Lopes e Filipe Masini irão discutir essa atual tendência do mercado, como é o caso da Galeria Athena, em que ambos atuam em conjunto. 15/09 – Sexta-feira
Conversa sobre a produção de Mestre Honório (mestre careteiro e brincante de Cazumba, uma das personagens da festividade junina) e da artista Silvana Mendes, que trabalha questões raciais, territoriais e políticas de afirmação. Mediação de Gabriel Gutierrez, diretor do Centro Cultural Vale Maranhão.
O curador Raphael Fonseca, o poeta e escritor André Capilé e o designer Felipe Chodin conversam com André Griffo sobre a realização do primeiro livro do artista fluminense.
O galerista Max Perlingeiro e a curadora e professora Galciani Neves apresentam os processos de organização da mostra do artista na Pinakotheke e do catálogo que atualiza seu legado e a força de sua luta em prol do meio ambiente. 16/09 – Sábado
Responsável pela curadoria da 12ª edição do programa SOLO, que traz projetos originais dedicados a um único artista, Ademar Britto recebe Panmela Castro, Mariela Scafati e Jaime Lauriano para uma conversa sobre o papel do artista e suas múltiplas possibilidades no campo cultural.
Tema bastante presente na obra de Victor Arruda, como aparece na frase estampada em um de seus trabalhos (“Artista livre é pleonasmo”) – este é um dos fios condutores da conversa entre os dois artistas, com mediação da pesquisadora e curadora Nathalia Lavigne.
Na terceira edição do Múltiplos Inhotim, dois novos artistas que estão com trabalhos em exibição no Instituto participam do projeto, que, além de fomentar a produção artística e o colecionismo, contribui para a manutenção do Inhotim. 17/09 – Domingo
Proposta pelo projeto No Barracão e o Carnavalize, a mesa vai discutir o contato entre o universo das escolas de sambas e das “artes institucionalizadas”, a partir dos trânsitos e influências entre esses campos. Com os artistas e carnavalescos Marina Vergara e Jorge Silveira e o artista Mulambö. Com mediação de Leonardo Antan, historiador da arte, curador e escritor.
Em 2023, o Ateliê TRANSmoras e a CasaNem participam do programa Expansão da ArtRio. As presidentes e fundadoras Indianarae Siqueira e Vicenta Perrotta trazem uma discussão abrangente sobre a presença trans e o impacto das pessoas LGBTQIAPNB+ na arte contemporânea. Lançamentos de livros Em 2023, a PRIO terá um lounge, no Pavilhão MAR, para lançamentos de livros, encontros com autores, artistas curadores e críticos de arte. 14/09 – Quinta-feira
Publicação reúne trabalhos produzidos ao longo da trajetória de 30 anos de carreira de Camille Kachani, acompanhadas de um ensaio do curador e crítico Paulo Herkenhoff, que reflete sobre o trabalho da artista a partir de um olhar envolvendo filosofia, linguística, psicanálise, ciências políticas e religião.
A conversa entre Marcos Chaves, Maria Lago, editora e fundadora da Familia Editions, e Camila Bechelany, curadora da Galeria Nara Roesler sobre o livro-obra do artista. 15/09 – Sexta-feira
A coleção inaugura com três livros inéditos e dedicados ao trabalho dos artistas Ana Hortides, Andréa Hygino e André Vargas, que, respectivamente, acompanham um texto crítico dos curadores Pollyana Quintella, Raphael Fonseca e Silvana Marcelina.
Volume 3 é a terceira edição do LIVROREVISTA de Raul Mourão, que apresenta os principais registros do percurso expositivo do artista entre 2018 e 2022. A publicação conta com textos críticos que estabelecem um panorama sobre sua produção em diálogo com questões estéticas, sociais e políticas. 16/09 – Sábado
|